Buscar

Questões Renascimento e Reformas Religiosas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA MODERNA: RENASCIMENTO E REFORMAS RELIGIOSAS – 08/08/2016
Lembre-se: O importante não é acertar a letra do teste, mas saber explicar o raciocínio que o levou a essa resposta.
(FaZU – 2002) Antropologia, naturalismo, Hedonismo, Racionalismo. As características acima fazem referência a qual movimento cultural: 
Iluminismo 
Trovadorismo 
Renascimento 
Romantismo 
Pós-Modernismo
(Mackenzie) O Humanismo foi um movimento que não pode ser definido por:
ser um movimento diretamente ligado ao Renascimento, por suas características antropocentristas e individuais.
ter uma visão do mundo que recupera a herança greco-romana, utilizando-a como tema de inspiração.
ter valorizado o misticismo, o geocentrismo e as realizações culturais medievais.
centrar-se no homem, em oposição ao teocentrismo, encarando-o como "medida comum de todas as coisas".
romper os limites religiosos impostos pela Igreja às manifestações culturais
(Ufc) A cultura renascentista favoreceu a valorização do homem, estimulando a liberdade de expressão presente em diferentes manifestações artísticas e literárias. Entretanto, a participação da Igreja Católica, entre os mecenas, pode ser associada:
à renovação das ideias defendidas pela hierarquia eclesiástica, que se deixara influenciar pelo liberalismo burguês.
à continuidade do cristianismo como religião dominante, limitando a liberdade de expressão aos valores estabelecidos pela Igreja.
ao engajamento da intelectualidade católica nas experiências científicas, na tentativa de conciliar razão e fé.
às novas condições de vida na Europa, que extinguiram a persistência dos valores religiosos na sociedade.
ao surgimento de novas ordens religiosas, defensoras do mecenato como um meio de maior liberdade de expressão.
(UEL-2003) O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar: 
O racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval. 
Houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo. 
Nesse período, reafirmou-se a idéia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas. 
O humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse. 
Os estudiosos do período buscaram apoio na observação, no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.
(Vunesp-2003) Nascido na Itália, o Renascimento — movimento intelectual, científico, artístico e literário — espalhou-se pela Europa, mas de forma desigual. Considere as seguintes afirmações a respeito desse movimento. 
A arte renascentista tinha como característica principal a exploração dos motivos religiosos, recebendo, dessa maneira, o apoio do clero e dos mecenas.
II. O Renascimento foi um movimento que valorizou o antropocentrismo, o hedonismo, o racionalismo, o individualismo e o naturalismo.
III. No plano político, sua principal conseqüência foi contribuir para o advento do Absolutismo, ao laicizar a sociedade e revalorizar o Direito Romano. 
IV. O combate central das idéias renascentistas residiu na defesa das concepções de mundo baseadas no teocentrismo e na escolástica, então emergentes. 
V. A Itália acumulou maior quantidade de capital e alcançou desenvolvimento comercial e urbano invejável, gerando excedentes econômicos para se investir em obras de arte. 
Está correto apenas o contido em:
I, II e III. 
I, IV e V. 
II, III e IV. 
II, III e V. 
III, IV e V
(Cesgranrio) No contexto dos diversos conflitos religiosos que eclodiram na Europa, ao longo do século XVI, identificamos a convocação pela Igreja Católica, a partir de 1545, do Concílio de Trento. Dentre suas determinações, destacamos corretamente o (a):
Reconhecimento da autoridade política e teológica da Igreja anglicana frente ao papado, encerrando os conflitos provocados na Inglaterra devido à luta de Henrique VIII contra o Vaticano.
Fim do clero regular como solução para conter os abusos cometidos pela Igreja, tais como a venda de indulgências e sacramentos.
Oficialização da doutrina calvinista que admitia o lucro comercial como uma dádiva divina e não mais como um pecado usurário, como um novo dogma católico.
Submissão da Igreja católica aos Estados imperiais laicos e a validade da livre interpretação da Bíblia.
Reafirmação da hierarquia eclesiástica católica e a reativação do tribunal do Santo Ofício da Inquisição.
(Esan-SP) Na Alemanha do século XVI, havia grande contradição entre o que a Igreja católica pregava e o que se praticava. Nos principados as dificuldades eram enormes. Os camponeses sentiam-se sobrecarregados de impostos. As cidades ansiavam por liberdade. O clero desprezava a missão espiritual. Muitos bispos levavam uma existência de prazer, o que ofendia os crentes sinceros e simples. Os abusos apontados no enunciado geraram o ambiente favorável à aceitação do novo credo sustentado por:
Henrique VIII.
João Knox.
João Huss.
João Calvino.
Martinho Lutero.
(UDESC SC/2013) Em 1545, o papa convocou uma reunião entre os membros mais importantes da Igreja Católica a fim de debater sobre questões doutrinárias e disciplinares. O Concílio de Trento, como ficou conhecida esta reunião, durou 18 anos e foi motivado pelos questionamentos à Igreja Católica os quais se tornaram cada vez mais frequentes no início do século XVI, e que levaram à Reforma Protestante. Analise as proposições em relação ao contexto. 
I. A Reforma Protestante difundiu-se em várias regiões da Europa, entre as quais as regiões que atualmente compõem a Alemanha, Suíça, Inglaterra e Holanda. 
II. Martinho Lutero foi um crítico da Igreja Católica. Após a publicação das suas críticas, conhecidas como 95 teses, que foram afixadas na porta da Igreja de Wittenberg, ele foi excomungado pelo Papa Leão X.
III. Entre as novas doutrinas que surgiram com a Reforma Protestante estão o Luteranismo, o Calvinismo e o Anglicanismo.
IV. A Reforma Protestante ocorreu juntamente com outras mudanças, como o aumento do poder dos reis e o fortalecimento dos Estados Nacionais. 
Assinale a alternativa correta. 
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. 
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. 
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. 
Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. 
Todas as afirmativas são verdadeiras. 
(IFGO/2012) No século XVI aconteceu uma série de movimentos que recebeu o nome de Reforma Religiosa. Essa rompeu a unidade do cristianismo existente na Europa com a chamada Reforma Protestante e deu origem a uma reação da Igreja Católica, que é comumente chamada de Contrarreforma. Sobre os acontecimentos que caracterizaram a Reforma Religiosa, marque a alternativa incorreta. 
Martinho Lutero (1483-1546) tinha como ideia central a salvação pela fé. Mas também questionava a venda de indulgências e a supremacia da Igreja sobre o Estado. 
O combate ao lucro e à usura, bases da vida comercial e financeira que se dinamizava ao final da Idade Média, mostrava o descompasso da Igreja Católica em relação às transformações ocorridas na sociedade. 
Exaltando o trabalho e a poupança na conduta humana, Calvino consagrava valores morais e políticos defendidos pela burguesia mercantil. 
Frente ao avanço do protestantismo, a Igreja Católica iniciou a Contrarreforma, que propôs uma reorganização das doutrinas da Igreja com base em princípios liberais para reconquistar mais fiéis, sobretudo, no Novo Mundo.
O comprometimento de Lutero com o quadro socioeconômico alemão,que atraia o apoio da nobreza (príncipes), refletiu poderosamente em suas pregações. 
(Unirio) No século XVI, diversos movimentos reformistas de caráter religioso eclodiram na Europa. Sobre esses movimentos é correto afirmar que o:
Humanismo foi o primeiro movimento reformista que criticou os abusos contidos nas práticas da Igreja Católica, propondo a submissão do Papa ao poder secular dos imperadores e reis.
Luteranismo difundiu-se rapidamente entre os segmentos servis da Alemanha e das regiões nórdicas, pois pregava a insubordinação e a luta armada dos camponeses contra a nobreza senhorial e o clero, aliados políticos nessas regiões.
Calvinismo significou um recrudescimento das concepções e práticas reformistas, pois criticou os valores burgueses através da condenação do empréstimo de dinheiro a juros e do trabalho manual.
Anglicanismo reforçou a autoridade do Vaticano na Inglaterra com a promulgação do Ato de Supremacia, por Henrique VIII, que devolveu os bens e as propriedades do clero católico confiscados pela nobreza inglesa.
Concílio de Trento marcou a reação da Igreja à difusão do Protestantismo, reafirmando os dogmas católicos e fortalecendo os instrumentos de poder do papado, tais como o Tribunal do Santo Ofício e a criação do índice de Livros Proibidos.
Gabarito: 
C
C
B
E
D
E
E
E
D
E

Outros materiais