Buscar

AV ANÁLISE ORGANIZACIONAL 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANÁLISE ORGANIZACIONAL 
	Avaliação: AV
	Aluno:  - 
	Professor:
	CLAUDIA MARCIA PEREIRA LOUREIRO
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova: 5,5    Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.: 2     Data: 16/06/2016 10:06:18 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 727319)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	O tipo de departamentalização por produtos ou serviços faz uma abordagem divisional, que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades e tarefas de acordo com os produtos ou serviços realizados, ou seja, os resultados esperados da empresa. Em que circunstâncias, normalmente, o tipo de departamentalização citado é indicado? Acrescente a sua resposta, no mínimo, duas vantagens e desvantagens da departamentalização por produtos ou serviços.
		
	
Resposta: Quando a empresa produz um produto X que exige a realização das atividades A,B,C e D em sua produção,ela deve reunir todas as suas atividades em um mesmo departamento de produto X. Assim tudo que envolve a produção desse produto estara interligada e em constante contato. Vantagens- O gerenciamento e a coordenação estão concentrados em departamentos especificos e aumento na responsabilidade dos envolvidos. Desvantagens- Baixa interação entre os departamentos e podem fazer comque as pessoas foquem mais em suas especialidades do que no objetivo geral da organização.
	
Gabarito: A estrutura divisional por produtos ou serviços é muito encontrada em empresas de larga escala. Esta estrutura permite que a administração de topo delegue autoridade sobre funções relacionadas a um determinado produto ou serviço, dentro de um grau de responsabilidade para cada administrador. Vantagens: 1)A responsabilidade é totalmente imposta ao nível de cada divisão dos departamentos para cada produto ou serviço, ou seja, o administrador no cargo de chefia de cada departamento é responsável pelo seu produto ou serviço. 2)Facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias. Desvantagens: 1)Trazem elevados custos operacionais em situações que existe estabilidade ambiental e em organizações com poucos produtos diferentes ou linhas reduzidas de produtos. 2)Ocorre redução nas oportunidades de carreira, pois a experiência profissional é limitada a uma única linha de produção, causando limitação no mercado de trabalho.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 51074)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A departamentalização funcional, é a organização feita na base das funções que requerem atividades similares e são agrupadas juntas e identificadas de acordo com alguma classificação funcional. A estrutura funcional tem muitas aplicações, descreva duas delas
		
	
Resposta: Ela é indicada para ambientes estaveis e com pouca mudança.É aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou serviços e permaneçam sem alterar sua linha de produção.
	
Gabarito: O aluno deverá citar os seguintes pontos: - Ela é indicada para ambientes estáveis e de pouca mudança, que requeiram desempenho constante e repetitivo de tarefas rotineiras; - É aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou serviços e permaneçam inalteradas por longo tempo. - Ela reflete um dos mais altos níveis de auto-orientação e de introversão administrativa, demonstrando a preocupação da empresa com a própria estrutura interna e com a eficiência nas suas atividades internas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 743936)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sabemos que as organizações possuem estruturas formais e informais. As estruturas informais emergem com a interação social estabelecida entre as pessoas, progredindo espontaneamente à medida que as pessoas se reúnem. Assinale o texto abaixo que aborda corretamente o conceito de estrutura informal.
		
	
	É resultante de comportamentos institucionais hierarquizados documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais.
	 
	A estrutura informal não traz dificuldades ao oferecer resistência às ordens formais, alterá-las ou ainda cumpri-las com procedimento diferente do desejado.
	 
	A autoridade informal flui de maneira ascendente ou horizontalmente e focaliza as pessoas e suas relações.
	
	Traduz relações que habitualmente aparecem no organograma.
	
	Uma característica fundamental da estrutura informal é que ela pode ser extinta pela estrutura formal.
	
	 4a Questão (Ref.: 581331)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao desenhar a estrutura de sua organização, o gerente precisa atender a alguns requisitos fundamentais, pois os desenhos devem retratar: a estrutura básica, o mecanismo de operação, o mecanismo de decisão e o mecanismo de coordenação. Quando um gerente quer dar ênfase à descentralização da autoridade, deslocando o processo decisório do topo para outros níveis da organização, diz-se que ele está usando a estrutura para mostrar:
		
	
	o mecanismo de operação.
	 
	o mecanismo de decisão.
	
	a estrutura básica.
	
	o mecanismo de coordenação.
	
	o mecanismo de alienação.
	
	 5a Questão (Ref.: 599031)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Há três tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional: a organização linear, a organização funcional e a organização linha-staff. Identifique a alternativa que corresponde às características da organização linear:
		
	
	linhas diretas de comunicação, centralização de decisões, autoridade única e ênfase na especialização
	
	linhas formais de comunicação, centralização de decisões, ênfase na especialização e formato piramidal
	
	linhas diretas de comunicação, descentralização de decisões, autoridade única e formato piramidal
	 
	linhas formais de comunicação, centralização de decisões, autoridade única e formato piramidal
	
	linhas formais de comunicação, descentralização de decisões, ênfase na especialização e formato piramidal
	
	 6a Questão (Ref.: 27871)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Distinção entre órgãos de linha e órgãos de Staff , possuem dois critérios definidos de atuação , quais são eles ?
		
	
	Os órgãos de Staff são os órgãos fora da organização.
	
	órgãos de linha são os órgãos de apoio e suporte .
	
	Os órgãos de linha não possuem nenhum objetivo direto com a empresa, os órgão de Staff não atuam.
	
	Os órgãos de linha possuem maior objetivo direto com a empresa, os órgão de Staff não atuam.
	 
	Os órgãos de linha são responsáveis pelo alcance dos objetivos básicos da empresa.Os órgãos de Staff são os órgãos de apoio e suporte que assessoram os órgãos de linha da organização.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 612929)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Hoje a departamentalização é uma realidade importante para auxiliar as empresas a alcançar seus objetivos. Seguem três características de um dos tipos de departamentalização. Leia atentamente e após marque a opção correta.
I) Facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias.
II) Permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as condições mudem, sem interferir na estrutura organizacional como um todo. O foco desse tipo de estrutura é predominante sobre os produtos e não sobre a sua estrutura organizacional interna.
III) As tomadas de decisões são mais independentes e pode-se responder melhor aos requisitos e às necessidades do cliente.
		
	
	Trata-se de uma departamentalização divisional.
	
	Trata-se de uma departamentalização funcional.
	
	Trata-se de uma departamentalização por projetos.
	
	Trata-se de uma departamentalização por equipes.
	 
	Trata-se de uma departamentalização por produtos ou serviços.
	
	 8a Questão (Ref.: 240655)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Entre as características da departamentalização por processos está o foco na sequência do processo,ou seja, a diferenciação e o agrupamento se fazem pela sequência do processo produtivo ou operacional ou pelo arranjo físico e disposição racional do equipamento utilizado. Outras características podem ser apontadas como:
		
	
	Não se relaciona com a tecnologia, já que diferentes de outros desenhos, não sofre a influência da tecnologia na estrutura organizacional das empresas.
	
	Ideal para produtos estáveis e permanentes: quando a empresa necessita mudar produtos ou serviços que dependam da tecnologia empregada.
	
	O processo possui um responsável por sua totalidade, já que toda a organização participa de parte de sua execução.
	 
	O processo é mais importante, já que é uma sequência de atividades estruturadas que visa resultar em um produto ou serviço específico para determinado cliente, interno ou externo. É uma ordenação de ponta a ponta das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, entrada e saídas claramente identificadas.
	
	A independência do arranjo físico dos equipamentos: é o de planejamento de bens ou serviços que determina a estratégia de diferenciação ou agrupamento
	
	 9a Questão (Ref.: 587704)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa que não apresenta um tipo de departamentalização:
		
	 
	por fornecedor
	
	por produtos e serviços
	
	por clientela
	
	funcional
	
	por processo
	
	 10a Questão (Ref.: 613348)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Chiavenato (2006) descreve diversos tipos de equipes, uma delas possui as seguintes características: São compostas por pessoas altamente treinadas para desempenhar um conjunto de tarefas interdependentes dentro de uma unidade natural de trabalho. Os membros usam o consenso na tomada de decisão para desempenhar o trabalho. Podemos defini-la como:
		
	
	Equipe de projeto
	
	Equipe funcional cruzada
	 
	Equipe força-tarefa
	
	Equipe de melhorias de processos
	 
	Equipe auto-dirigida

Outros materiais