Buscar

AVS Avaliação de Software

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 5,1        Nota de Partic.: 2        Data: 08/11/2013 18:01:35
	
	 1a Questão (Ref.: 201007155791)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Indique a opção que Não representa uma das diretrizes das Revisões Técnicas Formais.
		
	 
	Limitar o debate e a refutação
	
	Limitar o número de participantes e insistir na preparação antecipada
	
	Realizar treinamento significativo para todos os revisores.
	 
	Revisar o produto e o produtor.
	
	Enunciar as áreas do problema.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201007173653)
	DESCARTADA
		Em relação as ferramentas de testes automatizado as ferramentas que possibilitam o desenvolvimento de scripts automatizados e que apresentam como principais características: a geração de massa de dados e a automatização de scripts,  são classificadas como:
		
	 
	Ferramentas de Modelagem e Automação
	 
	Ferramentas de execução e conferência
	
	Ferramentas de Planejamento de testes
	
	Ferramentas de Revisões e Inspeções
	
	Ferramentas de Suporte aos Testes
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201007154582)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Em relação aos Fatores do Insucesso dos Processos de Qualidade, marque a opção INCORRETA:
		
	
	Deficiência no planejamento dos testes
	
	Falta de um modelo corporativo de qualidade
	 
	Falta de técnicas e ferramentas de testes de software no mercado.
	
	Ausência da gerência de qualidade independente
	
	Qualidade é aplicada tardiamente no projeto
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201007173310)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Qualidade pode ser entendida como um conjunto de características a serem satisfeitas em um determinado grau, de modo que o produto de software atenda às necessidades explícitas e implícitas de seus usuários. No contexto de avaliação de software, analise as afirmativas a seguir:
I. Características de qualidade do processo podem ser computadas a partir de   características de qualidade do produto. 
II. Processos possuem características de qualidade próprias e informações sobre a qualidade do produto gerado não influenciam em sua avaliação. 
III. Características de qualidade do produto devem seguir padrões durante o desenvolvimento de software, sem serem influenciados por padrões de documentação 
Assinale:
		
	 
	se somente a afirmativa I estiver correta.
	
	se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
	
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
	
	se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
	
	se todas as afirmativas estiverem corretas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201007155788)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	O objetivo do teste de validação é avaliar a conformidade do software com os requisitos e especificações analisadas e revisadas nas etapas iniciais do projeto. Qual é a etapa que tem como objetivo validar a solução como um todo?
		
	 
	validação do sistema
	
	Validação da unidade
	
	Validação do aceite
	
	Validação da integração
	
	Validação da implementação
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201007173662)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Em relação as ferramentas de testes automatizado as ferramentas que possibilitam o gerenciamento e o controle do processo de execução, reexecução e medição dos testes planejados e a integração entre as demais fases, de forma a executar os testes selecionados no planejamento, tendo como principais características: a análise de cobertura, a execução de scripts, simuladores de performance e testadores de memória. São classificadas como ferramentas:
		
	
	Ferramentas de Revisões e Inspeções
	
	Ferramentas de Modelagem e Automação
	
	Ferramentas de Suporte aos Testes
	
	Ferramentas de Planejamento de testes
	 
	Ferramentas de execução e conferência
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201007170430)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	"geralmente são executados após a correção de algum defeito ou após a adição de uma nova funcionalidade. Seu objetivo é garantir que nenhum defeito foi acrescentado ao sistema após sua modificação" . A descrição apresentada é referente a que tipo de teste ?
		
	 
	Teste Regressão
	
	Teste de unidade
	
	Teste de disponibilização (Teste de configuração)
	
	Teste de Validação
	
	Teste de Integração
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201007252326)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Erros podem ocorrer à medida que os softwares são desenvolvidos. As revisões técnicas são o mecanismo mais efetivo para descobrir erros antes que sejam passados para os usuários finais.  
Por que é importante utilizar as revisões técnicas no início do processo de gestão de qualidade?
		
	
Resposta: Porque quanto mais tarde descobrir o erro, mais caro ele fica. Então as revisões técnicas devem ser constantes.
	
Gabarito: Segundo a regra 10 de Myers, o custo para corrigir um erro logo no início do processo é relativamente baixo.  Caso os erros não sejam corrigidos nessa fase, eles podem aumentar à medida que o processo continua, gerando altos custos e prejuízos muitas vezes irreparáveis.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201007154584)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Marque a opção INCORRETA
		
	
	Sobre os testes de validação pode-se afirmar que é o processo formal de avaliação de produtos tecnológicos que podem ser aplicado em componentes isolados, módulos existentes ou mesmo a totalidade do sistema.
	
	Sobre os testes de verificação pode-se afirmar que é o processo de auditoria de atividades e avaliação de documentos gerados em todas as fases do processo de desenvolvimento do software. Não envolve o processamento de softwares, pois não exste uma encarnação deste ainda. Os testes de verificação serão aplicados respeitando os estágios do desenvolvimento.
	 
	Deve-se investir ao máximo na automatização dos processos de testes, pois as interferências humanas tornam o modelo muito frágil, desacreditando todo o esforço que está sendo realizado. A utilização de procedimentos manuais durante o processo de teste pode ser considerada não confiável, pois não temos como garantir que o executor dos testes executou criteriosamente a sequencia correta dos procedimentos de testes e se conferiu se ocorreu o comportamento esperado .
	 
	Quando o planejamento é feito pelo analista de sistema , uma enorme vantagem surge. Somente o analista de sistemas, o qual desenvolveu o produto, tem a percepção e experiência das diversas técnicas de desenvolvimento aplicadas, sabe como organizá os testes e como emprega-los, propiciando mais eficiência na detecção de erros.
	
	O planejamento de testes deve valorizar aspectos como reaproveitamento de cenários de testes já realizados, mecanismos de reexecução de testes e conferência de resultados , redução do impacto das mudanças nas documentações/procedimentos de testes já implementados e redução de esforço na manutenção das diversas versões de testes, para cada versão de software existente.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201007154843)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Testes baseados na estrutura interna requerem conhecimento profundo da tecnologia empregada e do projeto desenvolvido, de forma a exercitarem adequadamente todas as estruturas internas do projeto. Uma das categorias deste tipo de teste é o do CAMINHO BÁSICO, em relação a este tipo específico, marque a opção correta.
		
	 
	Este tipo de teste foca o teste de cada condição no programa para garantir que ele não contenha erros.É um método de projeto de caso de teste que exercita as condições lógicas contidas em um módulo de programa
	 
	Este tipo de teste permite ao projetista de casos de teste derivar uma medida da complexidade lógica de um projeto procedimental e usar essa medida como guia para definir um conjunto de base de caminhos de execução.
	
	Este tipo de teste focaliza exclusivamente a validade das construções de ciclo, já que são em suagrande maioria a base da maioria dos algoritmos implementados. Podem ser definidos quatro tipos diferentes de classes de ciclos:Simples, Aninhados, Concatenados e Não-estruturados.
	
	Este método seleciona caminhos de teste de um programa de acordo com as localizações de definições e usos de variáveis no programa. São úteis para selecionar caminhos de teste de um programa que contenha instruções de laços e if aninhadas.
	
	Este tipo de teste se baseia em grafos, leva em consideração os objetos modelados no software e as relações que unem estes objetos. A ideia é definir uma série de testes que verificam se os objetos têm a relação esperada uns com outros.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201007173367)
	Pontos: 0,3  / 0,8
	Nos testes de validação os mecanismos de testes estão segmentados em dois níveis de testes: testes de baixo nível e de alto nível. Descreva quais são os testes que são considerados de alto nível e quando são aplicados.
		
	
Resposta: Testes de alto nível são testes em cima do negócio, diferente do baixo nível ele abrange toda uma gama de ações dentro de um sistema. São aplicados quando a necessidade de verificar um fluxo mais macro do sistema. Ex. Faturamento Ao faturar uma nota fiscal não é só verificar se a nota foi faturada, dependendo do negócio da empresa tem que validar vários itens: 1 - Tem o produto no estoque (controle de estoque está funcionando 100%) 2 - Gerou um contas a pagar 3 - Gerou um lançamento contábil ?? Este é só um exemplo de um teste de nível.
	
Gabarito: teste de sistema: O teste de sistema se refere ao comportamento de todo o sistema / produto definido pelo escopo de um projeto ou programa de desenvolvimento. Neste tipo de teste o ambiente de teste deve corresponder o máximo possível ao objetivo final, ou o ambiente de produção, para minimizar que os riscos de falhas específicas de ambiente não serem encontradas durante o teste. teste de aceite: teste de aceitação é de responsabilidade do cliente. Ele irá validar todas as funcionalidades do sistema

Outros materiais