Buscar

ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Saviani relata que as chamadas ‘tendências progressistas’, são assim denominadas pelo caráter contra-hegemônico de tais ideias pedagógicas. Deste modo, segundo o mesmo autor as referidas tendências pedagógicas, perfaziam caminhos diversos, se aliando às ciências sociais, com ideais progressistas e até radicais anarquistas. A educação deste modo era vista como uma força da luta de classes, visando à transformação da ordem social e econômica até então em vigência no mundo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.seer.furg.br/momento/article/viewFile/2440/2202. Acesso em 17 nov. 2015.
Conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação em relação às tendências pedagógicas e o modo como a visão tradicional explica o processo do conhecimento segundo Saviani, é correto afirmar que:
	D	O modelo tradicional visa à formação moral dos estudantes e sua preparação para a vida urbana e produtiva.
Você acertou!
Para Saviani, tratou-se de uma escolarização desenvolvida dentro dos referenciais capitalistas, burgueses e liberais (livro-base, p. 227).

Outros materiais