Buscar

Semana 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS - CCJ0001
Semana 04
Turma 3001
Professor: Antonio Serafim Azeredo
Aluno: Antonio Sérgio Barata da Silva
A sociedade como objeto de estudo e os usos e abusos da cultura
Questão discursiva:
Leia o diálogo a seguir.
− Hoje o sol está de rachar!
− É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
− Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor!
A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum.
R.: O senso comum é um saber que nasce da experiência quotidiana, da vida que os homens levam em sociedade. É, assim, um saber acerca dos elementos da realidade em que vivemos; um saber sobre os hábitos, os costumes, as práticas, as tradições, as regras de conduta, enfim, sobre tudo o que necessitamos para poder nos orientar no dia-a-dia: como comer à mesa, acender a luz de uma sala, ligar a televisão, fazer uma chamada telefônica, apanhar o metrô, saber o nome das ruas da localidade onde vivemos, etc etc...
Para sabermos o que é ciência, o que é conhecimento científico, precisamos distingui-los do chamado senso comum. Como duvidar que o sol seja menor do que a Terra se, todo dia, vemos um pequeno círculo de cor vermelha percorrendo o céu? Como duvidar que a terra seja imóvel se diariamente vemos o sol nascer, percorrer o céu e se pôr? Cada espécie de animal não surgiu tal como o conhecemos? Como imaginar um peixe tornar-se réptil ou um pássaro? A Bíblia não nos ensina que Deus criou em um único dia todos os animais? Certezas como estas estão presentes na nossa vida e expressam o que nós chamamos de "senso comum". Porém a astronomia nos revela que o sol é muitas vezes maior do que a Terra e que é a Terra que se move em torno dele. Já a biologia nos ensina que as espécies de animais se formaram a partir de modificações de microorganismos extremamente simples e isto ao longo de milhões de anos. Há, pois, uma grande diferença entre nossas certezas cotidianas e o conhecimento científico. Diríamos que o senso comum não se caracteriza pela investigação, pelo questionamento, ao contrário da ciência. Fica no imediato das coisas, caracteriza-se pela subjetividade. É ditado pelas circunstâncias. É subjetivo, isto é, permeado pelas opiniões, emoções e valores de quem o produz: "Quem ama o feio, bonito lhe parece" e "Nossa amiga que rouba é cleptomaníaca; o trombadinha é ladrão e marginal!"
Apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
R.: Na época da escravidão muitos escravos se alimentavam de manga durante o dia e alguns cuidavam de ordenhar as vacas; como o leite tinha um valor comercial considerável, os senhores diziam aos escravos que caso comessem manga e tomassem leite poderiam passar mal e até morrer, o que não era verdade, já que não tem nenhum fundamento científico. Outro exemplo é o mito de que gato preto dá azar, o que também não é verdade, pois não existe nenhum fundamento científico. Ou que o amendoim é afrodisíaco, o que também não encontra respaldo na ciência.
Questão de múltipla escolha:
A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na expressão “na natureza nada se cria, tudo se transforma” e a Teoria Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características, próprias do pensamento científico?
a) Objetividade e neutralidade.
b) Generalidade e sacralidade.
c) Generalidade e subjetividade.
d) Subjetividade e neutralidade.
√e) Generalidade e objetividade.

Outros materiais