Buscar

apol 1 Gestão e Mapeamento de Processos NOTA 80

Prévia do material em texto

Questão 1/5
É de conhecimento que uma organização é formada por um grande emaranhado de processos e que o grande desafio é enxerga-los, no entanto, dentro das empresas existe uma classificação destes processos (Gonçalves, 2000 a). Esta classificação compreende os seguintes processos:
	
	A
	Processos primários, gestão por processos e processos secundários
	
	B
	Processos de negócio, processos organizacionais e processos gerenciais.
	
	C
	Processos de negócio, processos administrativos e processos gerenciais.
	
	D
	Processos comportamentais, processos organizacionais e processos de negócios.
	
	E
	Processos de negócio, processos gerenciais e processos de direcionamento
Questão 2/5
Para Davenport, a gestão da informação pode ser vista como um conjunto estruturado de atividades que incluem o modo como as organizações obtêm, distribuem e usam a informação. Portanto, caracteriza-se como um processo que necessita de suporte e deve ser constantemente aperfeiçoado e monitorado. Desta forma, relacione a Coluna 1 com suas respectivas características (Coluna 2) e em seguida indique a sequência correta:
COLUNA 1
1 – Determinação das exigências
2 – Obtenção da informação
3 – Distribuição da informação
4 – Utilização da informação
COLUNA 2
(  ) Definidas as exigências de informações, a atividade seguinte consiste em explorarmos os ambientes interno e externo e categorizar as principais fontes de informações.
(  ) Nessa fase do processo de gestão da informação, finalmente devemos preocupar-nos com a divulgação das informações adquiridas nas fases anteriores.
(  ) Num primeiro momento, devemos proceder à identificação das informações estruturadas, ou seja, que são encontradas em atividades quantificáveis e passíveis de serem representadas por meio de tabelas.
(  ) Após termos definido, obtido e distribuído as informações, é o momento de monitorarmos o processo de sua utilização, ou seja, de nos preocuparmos com o controle do seu uso.
	
	A
	2 – 3 – 1 – 4
	
	B
	4 – 3 – 1 – 2
	
	C
	1 – 2 – 3 – 4
	
	D
	3 – 1 – 2 – 4
Questão 3/5
A priori, mapear processos através de fluxogramas ou outro tipo de notação, parece ser algo relativamente fácil, mas não é bem assim. Processos mal mapeados não irão traduzir a realidade da empresa estudada. Para evitar falhas no mapeamento de processos, alguns passos (ou regras) devem ser seguidos (utilizados) como referência. Entre esses passos podemos destacar:
	
	A
	a) (  ) Identificar objetivos, entradas, saídas, clientes e fornecedores do processo e elaborar fluxograma de raias.
	
	B
	b) (  ) Identificar objetivos, entradas, saídas e clientes do processo e criar um fluxo de processos baseado no SIPOC.
	
	C
	c) (  ) Identificar objetivos, entradas, saídas, fornecedores e clientes do processo e documentar estados atual e futuro.
	
	D
	d) ( ) Identificar a análise do negócio, clientes e entradas e saídas do processo.
Questão 4/5
Para Rezende e Abreu (2000), a informação tem valor altamente significativo e pode apresentar grande poder para quem a possui, indivíduos ou instituição. Ela está presente em todas as atividades que envolvem pessoas, processos, sistemas, recursos e tecnologias. É de fundamental importância para uma organização a qualidade da informação adquirida e/ou processada, desta forma, apresenta-se abaixo algumas características da informação:
I - Informação em excesso pode causar sobrecarga de informação.
II - A informação em tempo é enviada quando necessário.
III - A informação não pode ser checada em fontes diferentes.
São corretas apenas as afirmativas:
 
	
	A
	I e II.
	
	B
	I e III.
	
	C
	II e III.
	
	D
	Apenas a afirmativa I.
Questão 5/5
Assinale a alternativa correta quanto às funções de um sistema de informação:
	
	A
	SI são úteis para todas as outras funções organizacionais, não sendo necessário constituí-la como uma função propriamente dita.
	
	B
	As carreiras na área de SI e tecnologia estão saturadas devido à grande demanda de profissionais da área
	
	C
	SI são um componente chave para a tecnologia
	
	D
	SI são uma importante fonte de informação e apoio, necessários para promover a tomada de decisão eficaz pelos gerentes e profissionais da empresa.

Continue navegando