Buscar

AP2 ANAL MACRO 2007 2 GAB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP2
Período - 2007/2º
Disciplina: Análise Macroeconômica
Coordenador da Disciplina: Cléber Barbosa
Aluno (a): ..........................................................................................................................
Pólo: ................................................................................................................................... 
Questões
Descreva uma relação de natureza macroeconômica face ao propósito simultâneo de um rápido crescimento econômico e o objetivo de conter os níveis de inflação na economia. Seria um dilema ou algo irrefutavelmente sensato de ocorrer? (2 pontos)
Resp: Quase sempre são propósitos conflitantes. Um rápido crescimento econômico requer medidas de elevação da demanda (diminuição de taxa de juros, aumento de salários, dilatação do crédito). Essas são fonte de pressão inflacionária. Assim, ao perseguir um objetivo , acaba-se por prejudicar o outro. Em suma , um exemplo do que se apelida por ‘cobertor curto’ nas ações econômicas.
O PIB mundial é de U$ 48,2 trilhões (ano de 2006). O PIB brasileiro responde por pouco mais 3%, os Estados Unidos, com 20% do PIB mundial, é o país com maior PIB. Se quisermos medir o tamanho de uma economia ou o crescimento econômico de um país, devemos utilizar o conceito de PIB real ou PIB nominal? Justifique sua resposta e não esqueça de distinguir esses dois conceitos. (2 pontos)
Resp: A menos que a Inflação no País seja insignificante, o correto seria utilizar o PIB real, pois este não é influenciado por aumento de preços.
Explique como funciona o fluxo circular de renda (forma simplificada) no qual os seus elementos principais são constituídos por Empresas, Famílias, Mercado de Produtos e Mercado de Fatores de Produção. (2 pontos) 
Resp: No modelo simplificado do sistema econômico há dois fluxos: o real e o nominal. O primeiro refere-se ao fato de que as famílias buscam nos mercados de bens e serviços o que necessitam para sua existência e satisfação, enquanto as empresas cuidam de atender tal demanda. Por sua vez, as empresas precisam adquirir trabalhadores, recursos naturais e capital para realizar a produção. Para tal, vão ao mercado de fatores em busca desses objetivos. O segundo fluxo constitui-se a contrapartida simultânea do primeiro, ou seja, quando as famílias compram os bens que necessitam o fazem através de pagamentos financeiros; as empresas remuneram as famílias com salários, aluguéis, juros e lucros para obter os fatores de produção necessários as suas atividades. 
Supondo o modelo keynesiano simplificado de determinação da renda, considere:
 	A função consumo agregado: C = 10 + 0,8 Y
O investimento agregado fixo: I = 5
Observando que Y seja a Renda Nacional, C o consumo Agregado,
 	Pede-se:
O que seria o valor do consumo autônomo;
De quanto aumentaria a poupança do indivíduo se ele receber $ 100 como aumento de sua renda; 
O valor do multiplicador de gastos;
O valor da renda de equilíbrio no mercado de bens.
(2 pontos)
Resp: 
10
Como a propensão marginal a poupar é 1 menos a propensão a consumir ( s = 1-c), então s = 0,2. 
 Assim: a variação da poupança seria de $20 ( 0,2 x 100)
5
75 
Descreva a relação existente entre a base monetária e meios de pagamento? (1ponto)
Resp: Os meios de pagamento são um múltiplo da base. A base constitui-se do papel-moeda e dos encaixes nos bancos comerciais, enquanto os meios de pagamento são o papel moeda e os depósitos à vista nos bancos comerciais.
O que você entende por ‘demanda por moeda’? Por que um indivíduo pode se interessar em reter moeda por um determinado período, em vez de aplicar tal importância em títulos e receber juros por isso? ( 1 ponto)
Resp: Demanda por moeda representa quanto que o individuo converte sua riqueza sob a forma de moeda. Normalmente, o individuo guarda parte da sua riqueza em moeda por conta das próprias funções da mesma, ou seja, devido a sua liquidez, por ser guardada para utiliza-la em momentos inesperados e pela sua facilidade em realizar transações econômicas.

Outros materiais