Buscar

Motivação e Emoção AP2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão 
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quais foram os dois Behavioristas responsáveis pelo grande golpe à posição instintivista e em qual ano?
		
	
	Tibergen, Lorenz, 1720
	 
	Morgan, John Watson, 1920
	
	Morgan, Lorenz, 1920
	
	John Watson e Wundt, 1920
	 
	Woodworth, Morgan, 1820
		
	
	
	 2a Questão 
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Márcio viu que seu filho caiu na piscina e logo se jogou, de roupa mesmo, para salvá-lo. Depois percebeu que ele estava de boia e que existiam outras pessoas na piscina. Esta atitude de Márcio foi considerada pelos seus amigos que ali estavam como instintiva: "instinto de pai". Mas os estudos da motivação trouxeram um conceito para o fenômeno do instinto que, posteriormente, foi substituído pelo de impulso. Escolha a opção abaixo que melhor representa o conceito de instinto.
		
	
	Instinto é algo aprendido por meio da interação e que se desenvolve conforme a pessoa vai crescendo e amadurecendo.
	 
	Diferente da linguagem do senso comum, não existem processos instintivos que sejam determinados de maneira genética ou inata, todos eles são adquiridos ao longo de sua história.
	 
	Conceito derivado do determinismo biológico de Charles Darwin, que provoca o afastamento dos conceitos motivacionais mentalistas, passando a se aproximar dos conceitos mecanicistas e genéticos.
	
	O conceito de instinto está associado às exigências do meio externo, o que não contribui para que os comportamentos sejam determinados pelo mecanicismo ou pela genética.
	
	O conceito de instinto surge da biologia funcional, segundo a qual a função do comportamento está a serviço das necessidades corporais. O instinto motiva qualquer comportamento que esteja a serviço das necessidades do corpo.
		
	
	
	 3a Questão)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Pela proposta motivacional de Maslow, a empresa que pretende prever o comportamento de seus funcionários e torná-los mais comprometidos e motivados em relação as metas organizacionais, deve atender as suas necessidades. A respeito da hierarquia de necessidades de Maslow, considere as afirmativas abaixo: I ¿ As necessidades fisiológicas são também denominadas de necessidades básicas ou biológicas. II - As necessidades de segurança relacionam-se a proteção contra perigos e ameaças à sobrevivência. III ¿ As necessidades sociais são consideradas as mais elevadas e maximizam as aptidões e potenciais do ser humano. IV ¿ As necessidades de estima tratam da maneira como a pessoa se vê e se autoavalia em relação a si própria e ao grupo. V- As necessidades de autorrealização são as necessidades de amizade, participação, filiação de grupos, amor e afeto. Estão corretas somente as alternativas:
		
	
	II, IV e V
	
	I, II e III
	
	III, IV e V
	 
	II, III E V
	 
	I, II e IV
		
	
	
	 4a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quais foram as duas reações escritas por Woodworth em relação ao comportamento instintivo?
		
	 
	Preparatória e Consumatória
	
	Preparatória e apetitiva
	
	Energética e Consumatória
	
	Apetitiva e Preparatória
	
	Apetitiva e de ação
		
	
	
	 5a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ana tem 13 anos, 1,75m e 70kg. Afirma que sempre foi um pouco gorducha e sempre gostou de comer muito, mas nos últimos 5 anos tem, com frequência, apresentado episódios de excessos alimentares, seguidos de muita culpa, o que a faz induzir o vômito. Os transtornos apresentados por Ana podem ser caracterizados como:
		
	
	comer noturno
	
	síndrome de gourmet
	
	comer compulsivo
	
	anorexia
	 
	bulimia

Outros materiais