Buscar

dicas do labiutil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Dicas do LabiUtil
Um importante tipo de conhecimento aplicado diretamente a utilizabilidade dos dispositivos interativos são as recomendações ergonômicas. Trata-se de dicas de projeto elaboradas por ergonomistas e direcionadas àquelas pessoas interessadas nesta questão. Este tipo de dica é encontrado em guias de estilo, normas e livros especializados. O LabIUtil propõe a popularização destas recomendações através das Dicas de Projeto LabIUtil. 
Seu software previne a perda de dados?
Verifique se o seu software previne a perda de dados, apresentando mensagem e solicitando confirmação desta perda. Um software SEGURO deve prevenir o usuário de ações não recuperáveis ou perigosas. 
O seu software solicita o mesmo dado mais de uma vez? 
Um software deve solicitar um determinado dado apenas uma vez, pois caso contrário há um aumento desnecessário da CARGA DE TRABALHO exigida do usuário e da probabilidade de ocorrência de erros de entrada de dados. 
Seu software apresenta todas as opções disponíveis de entrada de dados? 
Um software ergonômico deve apresentar para o usuário todas as opções de entrada de dados disponíveis, e nunca exigir que o usuário lembre estas opções. O software deve exigir o uso da memória do computador e não da memória do usuário. Quanto menor for a carga de trabalho para o usuário, mais CONFORTÁVEL será a utilização do sistema. 
O seu software exige confirmação para execução das ações potencialmente destrutivas? 
Verifique se as ações potencialmente destrutivas são suficientemente dificultadas para exigir atenção extra do usuário. Um software SEGURO e OBEDIENTE deve proteger do acionamento involuntário de ações destrutivas. 
O que você vê, é o que você obtém? 
Verifique se o seu editor de texto proporciona páginas impressas iguais as que ele apresenta na tela. Por exemplo, os atributos negrito, itálico, símbolos especiais, estilos, espaçamentos podem se mostrar diferentes na impressão do que foi observado na tela.
Para que um software obedeça ao princípio ergonômico de COMPATIBILIDADE, ele deve ser WYSYWYG (What You See Is What You Get, ou seja, o que você vê é o que você obtém). 
O seu software apresenta nível de dificuldade apropriado às ações do usuário? 
Verifique se as ações freqüentes ou urgentes do seu software são de fácil acionamento. Um software CONFORTÁVEL não deve exigir carga de trabalho desnecessária para o acionamento de ações freqüentes ou urgentes. 
O seu software dá retorno imediato a todas as suas ações? 
Um software deve ser PRESTATIVO e responder a todas as ações do usuário, no menor espaço de tempo possível, informando qual ação está em andamento, ou qual ação foi executada logo após o acionamento do comando. Estas ações podem ser o toque de uma tecla ou a execução de um ou vários comandos. 
O cursor de seu software obscurece os caracteres existentes na sua posição? 
O cursor não deve obscurecer ou esconder a informação (caractere ou elementos gráficos) existentes em sua posição. Um software PRESTATIVO facilita a leitura das informações apresentadas na tela. 
Os menus de seu software são sensíveis ao contexto? 
Para que o software seja PRESTATIVO, ele deve ser sensível ao contexto, ou seja, os seus menus devem apresentar como ativas apenas as opções disponíveis em uma determinada situação. Com isto, a navegação no sistema fica facilitada e menos sujeita a ocorrência de erros, pois o usuário não tentará acionar opções não disponíveis em um determinado momento. 
O seu software utiliza nomes significativos nos títulos de menus e janelas? 
Para que um software seja EXPRESSIVO, ele deve possuir nomes significativos nos títulos de menus e janelas, facilitando a compreensão das mensagens neles contidas e, conseqüentemente, a navegação no sistema. 
O seu software solicita uma ação explícita de execução para iniciar o procesamento dos dados entrados? 
Para que um software seja OBEDIENTE, ele deve executar somente as operações solicitadas pelo usuário. O sistema não deve tomar a iniciativa de executar uma ação de processamento após o prenchimento de algum campo sem que o usuário acione um comando de validação, por exemplo "Executar". 
Qualidades da Interface Ergonômica
Um tipo de ferramenta extremamente útil ao projeto de dispositivos interativos são os critérios ergonômicos. Eles definem quais são as qualidades que devem ser atribuídas ao software durante o projeto, para que, durante a interação, satisfaçam plenamente o usuário. O LabIUtil, Laboratório de Utilizabilidade do Centro de Tecnologia em Automação e Informática de Santa Catarina - CTAI - segue os critérios definidos por pesquisadores franceses para propor as 10 qualidades do software ergonômico.
Assim, o dispositivo com uma boa utilizabilidade deve ser prestativo, claro, obediente, confortável, seguro, consistente, versátil, adaptável, expressivo e compatível com o usuário em sua tarefa. 
O Software Prestativo 
O software deve aconselhar, orientar, informar, e conduzir o usuário na interação com o computador (mensagens, alarmes, rótulos, etc). 
O Software Prestativo proporciona rápido aprendizado e fácil utilização permitindo que o usuário melhore seu desempenho e diminua o número de erros na operação do sistema. 
Ele permite que o usuário saiba a qualquer momento: 
onde se encontra numa seqüência de interações ou na execução de uma tarefa; 
conheça as ações permitidas bem como suas conseqüências; 
obtenha informações suplementares. 
O Software Claro 
O software não deve deixar dúvidas ao usuário sobre a leitura da interface. Ele apresenta e dispõe claramente as informações na tela. 
A clareza se define na legibilidade das informações e no seu agrupamento e distinção nas diferentes telas. 
O Software Confortável 
O software deve proporcionar uma diminuição da carga de trabalho perceptiva e cognitiva do usuário durante a interação. Muitos erros ocorrem devido ao aumento da carga de trabalho do usuário. Se ele for constantemente distraído por informação desnecessária, menores serão suas chances de desempenhar as tarefas eficientemente.
Além disso, quanto menos ações forem necessárias, mais rápidas serão as interações. 
O Software Obediente 
O usuário deve ter o controle explícito sobre o sistema. Com um software Obediente ele define explicitamente as entradas e pode interromper, cancelar, postergar e retomar os processamentos a qualquer instante. As ambigüidades são limitadas, em conseqüência o usuário comete menos erros. 
O software deve processar somente aquelas ações solicitadas pelo usuário e somente quando solicitado a fazê-lo. 
Os usuários devem estar sempre no controle do processamento do sistema (i.e., interromper, cancelar, suspender e continuar). 
Este tipo de controle favorece a aprendizagem e assim diminui a probabilidade de erros. Como conseqüência, o computador se torna mais confiável. 
O Software Adaptável 
A adaptabilidade de um sistema diz respeito a sua capacidade de reagir conforme o contexto, e conforme as necessidades e preferências do usuário. 
Uma interface não pode atender ao mesmo tempo a todos os seus usuários em potencial. Para que ela não tenha efeitos negativos sobre o usuário, esta interface deve, conforme o contexto, se adaptar ao usuário. 
O Software Adaptável permite a personalização da interface a fim de levar em conta as exigências da tarefa, as estratégias ou os hábitos de trabalho dos usuários. 
O Software Versátil 
O software deve respeitar o nível de experiência do usuário. Eles podem se tornar especialistas devido a utilização continuada ou ao contrário, esquecer dos detalhes da interface depois de longos períodos de não utilização. 
A interface deve também ser concebida para lidar com as variações de nível de experiência. 
Os diálogos de iniciativa somente do computador podem entediar e diminuir o rendimento do usuário experiente. Os atalhos ao contrário, podem lhes permitir rápido acesso as funções do sistema.Em suma, meios diferenciados devem ser previstos para lidar com diferenças de experiência, permitindo que o usuário delegue ou se aproprie da iniciativa do diálogo. 
O Software Seguro 
O software Seguro emprega todos os mecanismos que permitem evitar ou reduzir a ocorrência de erros, e que favoreçam sua correção. Os erros são aqui considerados como entrada de dados incorretas ou com formatos inadequados, entradas de comandos com sintaxes incorretas , etc. 
As interrupções provocadas pelos erros têm conseqüências negativas sobre a atividade do usuário. Geralmente, elas prolongam as transações e perturbam a planificação. Quanto menor é a possibilidade de erros, menos interrupções ocorrem e melhor é o desempenho.
A qualidade das mensagens favorece o aprendizado do sistema indicando ao usuário a razão ou a natureza do erro cometido, o que ele fez de errado, o que ele deveria ter feito e o que ele deve fazer.
Os erros são bem menos perturbadores quando eles são fáceis de corrigir. 
O Software Coerente 
Os procedimentos, rótulos, comandos, etc., são melhor reconhecidos, localizados e utilizados, quando seu formato, localização, ou sintaxe são estáveis de uma tela para outra ou de uma seção para outra. Nestas condições, o sistema é mais previsível e a aprendizagem mais generalizada e os erros são diminuídos. 
É conveniente padronizar tanto quanto possível todos os objetos quanto ao seu formato e sua denominação, e padronizar a sintaxe dos procedimentos.
A falta de homogeneidade nos menus, por exemplo, pode aumentar consideravelmente os tempos de procura. É também uma razão importante da recusa na utilização. 
O Software Expressivo 
Quando a codificação é significativa, a recuperação e o reconhecimento da informação são melhores. 
Códigos e denominações não significativos para os usuários podem lhes sugerir operações inadequadas para o contexto, lhes conduzindo a cometer erros. 
O Software Expressivo favorece a correta relação entre o objeto, a informação apresentada ou pedida e sua referência. Códigos e denominações significativas possuem uma forte relação semântica com seu referente.
Termos pouco expressivos para o usuário podem ocasionar problemas de condução, onde ele pode ser levado a selecionar uma opção errada. 
O Software Compatível 
A eficiência é aumentada quando: 
os procedimentos necessários a realização da tarefa são compatíveis com as características psicológicas do usuário; 
os procedimentos e as tarefas são organizadas de maneira a respeitar as expectativas ou costumes do usuário; 
quando as traduções, as transposições, as interpretações, ou referências a documentação são minimizadas. 
O Software Compatível coloca em acordo as características do usuário e de sua tarefa com a organização das saídas, das entradas e do diálogo de uma dada aplicação. 
Esta qualidade diz respeito também ao grau de similaridade entre diferentes ambientes e aplicações. 
A atribuição destas qualidades aos dispositivos interativos se dá através de recomendações pontuais, encontradas em normas, guias e manuias de ergonomia. Estas dicas de projeto representam as formas de conhecimento ergonômico mais aplicadas ao projeto de interfaces homem-computador. 
�
LabIUtil - Laboratório de Utilizabilidade
INE-CTC-UFSC - Campus universitário
CEP 88 040-900 Florianópolis - Santa Catarina.
Fone: (48) 331-9498 Fax: (48) 331-9770.
E-mail :labiutil@inf.ufsc.br

Outros materiais