Buscar

LT AP3 2010 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial 3 – AP 3
Período - 2010/2º
Disciplina: Legislação Tributária
Coordenador: Prof. Afranio Faustino de Paula Filho
ALUNO: MATR:
	Boa Prova!!!
GABARITO
I – TESTE DO TIPO MÚLTIPLA ESCOLHA: (0,5 ponto cada questão) 
Como denomina-se o sujeito passivo do Imposto de Importação, que promoveu a entrada do produto estrangeiro no território nacional?
Consumidor.
Destinatário.
Importador. (X)
Adquirente.
Espécie de industrialização que é exercida sobre matéria-prima ou produto intermediário, resultando em uma espécie nova:
Transformação. (X)
Beneficiamento.
Acondicionamento. 
Recondicionamento. 
Tipo de capacidade do contribuinte que resulta do abatimento, da totalidade do patrimônio, das despesas necessárias à manutenção do indivíduo e de sua família:
Capacidade contributiva. (X) 
Capacidade real.
Capacidade ficta. 
Capacidade econômica. 
II – LEIA COM ATENÇÃO AS AFIRMATIVAS ABAIXO E, ENTRE OS PARÊNTESES, ASSINALE “V” QUANDO JULGÁ-LAS CORRETAS OU “F” QUANDO ACHAR QUE SÃO FALSAS: (0,5 ponto cada questão) 
No caso de operações de crédito, o fato gerador da cobrança de IOF é a entrega total ou parcial do valor que constitua o objeto da obrigação, ou a sua colocação à disposição do interessado. V
Da mesma forma que outros impostos de competência federal já estudados, o IOF há sempre que respeitar os Princípios da Anualidade e da Legalidade. F - porque assim como outros impostos anteriormente estudados (II e IE, por exemplo) e com idêntico amparo constitucional, o IOF não está sujeito aos Princípios da Anualidade ou da Anterioridade da Lei (CF-150, § 1º) e da Legalidade (CF-153, § 1º).
A responsabilidade quanto à cobrança e ao recolhimento do IOF ao Banco Central é pessoal, ou seja, de cada sujeito passivo. F - tal responsabilidade compete às respectivas instituições operadoras.
O recebimento do prêmio (valor pago pelo segurado) é o fato gerador da cobrança de IOF no caso de operações de seguro. V
III – PREENCHA AS LACUNAS: (0,5 ponto cada lacuna) 
Quando um partido político produz e vende material de campanha e propaganda eleitoral, como camisetas, adesivos, bandeiras, etc., não faz jus à imunidade tributária prevista na alínea “c”, do inciso VI, do art. 150, da Constituição Federal, porque, sobre a atividade descrita, incide ICMS e IPI, tributos que não são sobre o patrimônio ou a renda e que, portanto, não são beneficiados pela imunidade.
As alíquotas podem ser ESPECÍFICAS, representadas por uma importância em dinheiro, que incide sobre uma unidade de medida (metragem, peso, etc.) prevista em lei; AD VALOREM (PELO VALOR), que são aquelas que incidem sobre um determinado valor; ou mistas, que são as que resultam da combinação de ambas.
IV – RESPONDA: 
O poder público municipal realizou obra de pavimentação, que valorizou uma casa que tinha duplo acesso, pela Rua “A” e pela Rua “B”. Poderá ser cobrada duas vezes a contribuição de melhoria? (1,0 ponto) Não, se obra foi uma, a cobrança deverá ser única. O Fisco poderá cobrar apenas uma vez pela obra realizada, tendo em vista a sua singularidade. Sendo uma obra apenas, ocorreu apenas um fato gerador que será aquilatado na sua base de cálculo através do requisito custo total e valorização individual. (art. 81, do CTN). 
A Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira (CPMF) deixou de ser cobrada, no Brasil, a partir de 1º de janeiro de 2008, uma vez que teve a sua prorrogação rejeitada pelo Senado Federal, na sessão da madrugada do dia 13 de Dezembro de 2007. Não obstante, diante da possibilidade de futuramente uma nova contribuição, com as mesmas características, vir a ser criada, em quanto tempo, a contar da data da sua publicação, este novo tributo poderá vir a ser exigido do contribuinte? Justifique sua resposta, com base no estudo realizado sobre competência tributária e limitações ao poder de tributar. (2,0 pontos)
RESP.: Em princípio, em 90 (noventa) dias, visto que, como foi estudado, às contribuições sociais, por força do art. 195-§6º, da Constituição Federal, não se aplica o princípio geral da anterioridade da lei tributária, embora se aplique o da anterioridade nonagesimal. Quando em vigor, a CPMF confirmava esse raciocínio através de uma regra específica, o art. 75-§1º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, hoje uma regra sem aplicação, em virtude da revogação da CPMF. É claro que, em vindo a ser criada essa nova contribuição, ela exigirá a edição de nova Emenda à Constituição, que poderá criar uma nova regra específica, como a que existiu durante a vigência da CPMF.
V – CORRELACIONE: 
Estabeleça a correspondência entre as duas colunas abaixo, utilizando o verbo, da coluna da esquerda, que melhor se harmonize com o texto da coluna da direita: (0,3 ponto cada acerto até o máximo de 1,5 ponto na questão)
Por lançamento entende-se a atividade administrativa, vinculada e obrigatória, que tem por finalidade:
	Calcular
	( ) ________________ a matéria tributável, ou seja, o bem que é o objeto da tributação.
	Determinar
	( ) ________________ o montante do tributo devido. 
	Identificar
	( ) ___________, se for o caso, a aplicação da penalidade cabível. 
	Propor
	( ) __________ a ocorrência do fato gerador da obrigação. 
	Verificar
	( ) ______________ o sujeito passivo. 
Resposta: B; A; D; E; C.
RESUMO:
I = (1,5 ponto)
II = (2,0 pontos)
III = (2,0 pontos)
IV = (3,0 pontos)
V = (1,5 ponto)
TOTAL = 10,0 pontos
Orientações para prova:
Só serão aceitas resposta feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis.
Conforme estabelece o Guia da Disciplina, não será permitida a consulta a qualquer documento.
Favor responder NESTAS FOLHAS DE PROVA.

Outros materiais