Buscar

JURISPRUDÊNCIA E RT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

JURISPRUDÊNCIA E RT
Responsabilidade Civil Contratual
RT 813/268
O credor que, no abuso de seu direito, protesta duplicata já paga, responde civilmente pelos danos morais e materiais decorrentes de sua atitude. O dano moral é presumido, razão pela qual a ocorrência do fato, sem que tenha havido culpa concorrente da vítima, faz surgir o direito de indenizar que, todavia, deve ser arbitrado de forma moderada, segundo os princípios do sistema aberto e de acordo com o prudente arbítrio do juiz” (1º TAC-SP - 7ª C. Ap. 840.301-0 - rel. Ariovaldo Santini Teodoro - j. 29.10.2002 - RT 813/268
RT 818/199
"A incorreção de tratamento odontológico, realizado por profissional imperito, enseja a indenização por dano material. Dessa forma, os valores despendidos no serviço inadequado devem ser reembolsados, bem como devem ser pagas as despesas efetuadas com o novo tratamento protético que foi realizado por outro dentista especializado". (TJSP - 5ª C. - Ap. 138.521-4/4 - Rel. Rodrigues de Carvalho - j. 05.06.2003 - RT 818/199)
RT 832/239
Tratando-se de contrato de locação de cofre, o banco depositário é responsável pelos danos materiais decorrentes de assalto, devendo as coisas ser restituídas ao stato quo ante, sendo considerada nula a cláusula de não indenizar, em obediência às regras do Código de Defesa do Consumidor – Súm. 297 do STJ – Dano moral não demonstrado – Juros moratórios da citação, por tratar-se de obrigação contratual – Art. 1.536, § 2º, do CC/1916 [atual art. 405] – Sucumbência recíproca mantida – Recursos improvidos (1º TACivSP, 12ª Câm., j. 1º.06.2004, rel. Juiz Paulo Eduardo Razuk, RT 832/239).
JTJ LEX, 150/83
Indenização. Responsabilidade civil. Inadimplemento de premiação obtida em sorteio. Hipótese de promessa de recompensa, vinculado o promitente. Verba devida. Recurso provido. A oferta de prêmios mediante sorteio configura promessa de recompensa, a qual, efetuada publicamente, vincula o promitente (TJSP – 2ª Câm. de Férias – rel. Des. Walter Moraes, j. 20.08.93, in JTJ Lex 150/83).
Responsabilidade Civil Extracontratual
RT 830/259
Direito de vizinhança – Poluição sonora – Dano moral – Indenização – Verba devida em razão do desassossego e desconforto causados pelas turbações acústicas. Emenda Oficial: o desassossego e o desconforto causados pelas turbações acústicas são capazes de gerar prejuízos ensejadores de danos morais (2º TACivSP, 11ª Câm., Ap. 836061-0/7, rel. Juiz Egidio Giacoia, j. em 23.08.2004, RT 830/259)
RT 841/333
Ação ordinária indenizatória. Estacionamento rotativo de carro em logradouro público. Subtração de veículos. Hipótese contrária a Súm. 130 do STJ. No caso do sistema de vaga certa, o pagamento só confere ao usuário a utilização do local da via pública, de uso comum do povo, destacado com o fim de ordenar o espaço público, garantindo a necessária rotatividade nos grandes centros urbanos. Na espécie, não há contrato de depósito, de guarda do bem sob prometida vigilância e proteção. A regulamentação do poder de polícia nos logradouros públicos, em estacionamento aberto, não pode acarretar ao ente público a ampliação de sua responsabilidade para responder pela guarda e depósito do bem (TJRJ, 12ª Câm. j. 14.06.2005, rel. Des. Gamaliel Quinto de Souza, RT 841/333)
RT 836/301
É personalíssimo o direito à imagem e à intimidade. Se, com intuito de angariar maior audiência, conhecido programa dominical de televisão utiliza a imagem de consagrado galã de novelas, contratado de emissora concorrente, fazendo alarde de um leilão de roupa íntima que teria sido usada pelo ator em tradicional peça teatral “Paixão de Cristo”, realizada no estado da Paraíba durante a “Semana Santa”, sem obter previamente a indispensável autorização para essa exposição pública, respondem concorrentemente o apresentador do programa e a emissora pelo efeito lesivo daí decorrente. O fato de ser dito que o produto obtido seria destinado a instituição de caridade, não descaracteriza a ofensa ao direito do autor. Sendo um profissional de atividade artística, consagrado na mídia, sua imagem não pode ser utilizada, sem a sua anuência, como atração para aumentar a perfomance de empresa com a qual não mantém vínculo contratual (TJRJ, 9ª Câm., j. 04.05.2004, rel. Des. Laerson Mauro, RT 836/301).
RT 832/351
Dano Moral – Indenização – Morte de detento que se encontrava sob a guarda da Administração Pública – Negligência do Estado em zelar pela integridade do presidiário caracterizada – Hipótese em que a verba indenizatória deve ser fixada em termos razoáveis, sendo descabido seu pagamento via precatório em virtude da pequena monta. Ementa Oficial: Havendo morte de presidiário que se encontra sob a guarda da Administração Pública, a responsabilidade em indenizar a família da vítima é do Estado, sendo essa objetiva. A indenização a título de dano moral deve ser fixada em termos razoáveis, sendo impossível que a reparação venha a constituir-se em enriquecimento indevido, nem em valor ínfimo. Incabível o pagamento da obrigação por precatório quando o seu valor for de pequena monta. (TJRO, Câm. Especial, j. 18.02.2004, rel. Des. Rowilson Teixeira, RT 832/351).
RT 852/350
Responsabilidade civil. Danos morais e materiais. Inundação em subsolo de hotel. Bueiros e galerias pluviais entupidos. Responsabilidade civil subjetiva. Demonstração do dano e do nexo causal. Omissão das autoridades do Município. Inexistência de excludentes de responsabilidade. Recurso necessário conhecido e desprovido (TJRN, 3ª Câm. Civ., j. 12.06.2006, rel. Des. João Rebouças, RT 852/350)

Outros materiais