Buscar

avaliando aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201607673533)
	No que diz respeito à estrutura geológica brasileira, considere as afirmações abaixo: I- Há predomínio de bacias sedimentares (64% do território) cuja importância econômica está associada à exploração de jazidas de carvão mineral e petróleo. II- O derrame vulcânico da era paleozóica que atingiu áreas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, quando sofre a ação do intemperismo, dá origem a um solo bastante fértil, a terra roxa. III- Há dois escudos, o brasileiro e o das guianas, onde são encontradas importantes jazidas de minerais, tais como ferro, manganês, ouro, entre outros. São corretas as informações:
		
	
	I e II
	
	III apenas
	
	II e III
	
	II apenas
	
	todas
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607110315)
	Na área ambiental, as instituições e órgãos governamentais não se competem:
		
	
	Acompanhar e monitorar projetos realizados em APAs
	
	Gerenciar unidades de conservação
	
	Ajudar em propagandas políticas para partidos ambientalistas
	
	Realizar e financiar pesquisas científicas
	
	Incentivar setores privados para a elaboração de projetos em gestão ambiental.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607794842)
	A especificidade dos ecossistemas (aquáticos ou terrestres) caracteriza a estrutura trófica e sua organização, definindo a hierarquização dos níveis alimentares, sendo basicamente ordenada pelos organismos produtores, os consumidores e os decompositores. Marque a alternativa incorreta.
		
	
	Os decompositores mais importantes são os fungos e as bactérias, que se alimentam dos produtos da degradação dos compostos orgânicos, a partir da digestão pela secreção de enzimas.
	
	A matéria retorna ao meio ambiente, sendo reutilizado na síntese orgânica pelos decompositores.
	
	Os consumidores que se alimentam dos que constituem a primeira ordem são denominados de consumidores secundários ou de segunda ordem (carnívoros que se alimentam de herbívoros).
	
	Todos os consumidores que se alimentam de seres produtores são considerados consumidores primários ou de primeira ordem (herbívoros).
	
	Organismos que alimentam de consumidores secundários são considerados consumidores terciários (carnívoros que se alimentam de carnívoros).
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607740458)
	O nível de eutrofização de um corpo d¿água está relacionado ao uso e à ocupação do solo na bacia hidrográfica. A contribuição da ação antrópica com o aporte de nitrogênio e fósforo aos mananciais tem trazido, como decorrência, elevação nas populações de algas e plantas. Conforme a capacidade de assimilação do corpo d¿água, a população de algas pode atingir valores elevados, principalmente em período de insolação (energia luminosa para a fotossíntese). As superpopulações de algas formam uma camada superficial que impede a penetração da energia luminosa nas camadas inferiores do corpo d¿água, o que traz uma série de problemas. A partir do que foi apresentado nesse fragmento de texto, avalie as seguintes afirmações. I. Entre as estratégias para atenuar o processo de eutrofização, pode-se citar: aeração dos corpos hídricos, sombreamento, remoção de macrófitas e algas. II. A sedimentação da matéria orgânica e a reduzida penetração do oxigênio provocam predominância de condições aeróbias no fundo do corpo d¿água, devido à atividade fotossintética das algas. III. Os esgotos domésticos contêm nitrogênio e fósforo, presentes nas fezes e urina, nos restos de alimentos, nos detergentes e em outros subprodutos das atividades humanas, o que torna a contribuição de nitrogênio e fósforo provenientes dos esgotos superior à originada da drenagem urbana. É correto o que se afirma em:
		
	
	I e III, apenas
	
	I, apenas
	
	I, II e III
	
	II, apenas
	
	II e III, apenas
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607694433)
	Animais carnívoros que se alimentam somente de roedores são classificadas como:
		
	
	produtores
	
	Consumidores primários
	
	decompositores
	
	Consumidores secundários
	
	Consumidores terceários

Outros materiais