Buscar

Imunologia - Aleitamento Materno

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALEITAMENTO MATERNO - IMUNOLOGIA
Leite materno:
Colostro (até 7º dia): proteção – mais anticorpos e células brancas, rico em proteínas, vitaminas A, E e K, minerais zinco e sódio;
Leite não-maduro (7º-21º dia): aumento de gorduras e diminuição de proteínas e minerais;
Leite maduro (a partir do 15º dia): recomendação da livre mamada, começo rico em proteínas, lactose, minerais e água, final contém mais gorduras.
O sistema imune do recém-nascido não esta maduro (baixos níveis séricos de IgM e IgA ; formação ativa de anticorpos de classe IgG ainda é deficiente; frações do sistema complemento estão em concentrações baixas no soro).
Componentes imunoprotetores do leite:
Fatores Insolúveis: 
Células: Linfócitos B (produzem anticorpos específicos contra inúmeros patógenos); Linfócito T (destroem micro-organismos por ação citotóxica e tem importante atividade anti-inflamatória. Produzem substâncias que estimulam o sist. imunológico: interferon, linfocinas, interleucinas e fatores de quimiotaxia); Neutrófilos (fagocitam bactérias do TGI); Macrófagos (ação fagocitária sobre as bactérias do TGI; produzem lisozimas, lactoferrina, complemento e ativam outros componentes do sistema imune)
Fatores Solúveis: 
Específicos: IgA (recobre mucosas intestinal e respiratória, tornando-as impermeáveis a patógenos. Possui elevada especificidade antigênica, representa 90% das Ig do leite humano), IgG, IgM e IgE 
Não-Específicos: fator bífido, fator de resistência, lisozima, lactoferrina, interferon. 
LACTOFERRINA 
Glicoproteina que se liga ao ferro, competindo com microorganismos ferro dependentes; propriedades anti-inflamatórias; atividade bacteriostática contra E. Coli, S. aureus e Candida; junto com IgA tem atividade bactericida. 
COMPLEMENTO 
Atividade antibacteriana; lise do micro-organismo (formação do MAC); aumenta a inflamação; opsonização.
LISOZIMA 
É uma enzima lítica que atua diretamente sobre a bactéria, mais especificamente clivando o peptoglican de sua parede; em associação com lactoferrina tem atividade bactericida e anti-inflamatória, protegendo assim as células intestinais; atua destruindo a parede celular das bactérias; potencializa a ação da IgA e do complemento.
LACTOPEROXIDASE 
Juntamente com o peróxido de hidrogênio e tiocianato, formam um sistema capaz de inibir o crescimento bacteriano. Resistente ao suco gástrico (alcançando o intestino delgado intacta, em condições de desempenhar sua atividade antimicrobiana)
FATOR BÍFIDO 
Carboidrato nitrogenado que estimula a multiplicação do Lactobacillus bifidus presente no intestino do RN. Lactobacillus bifidus (fermenta açúcares e produz: ácido lático, ácido acético e pequenas quantidades de ácido fórmico e succínico). Isto torna o conteúdo gastrintestinal ácido e inibe o crescimento de bactérias patogênicas, fungos e parasitas. O fator bífido, não é encontrado nos derivados do leite de vaca. 
HORMÔNIOS E FATORES DE CRESCIMENTO (Promovem a maturidade e desenvolvimento da defesa intestinal)
Cortisol 
Insulina 
Tiroxina 
Fator de crescimento epidérmico e fator de crescimento dos nervos 
ÁCIDOS GRAXOS
Propriedades antiviral, antibacteriana e antiprotozário 
FIBRONECTINA
Estimula a atividade fagocitária dos macrófagos não ativados; estimula a migração de neutrófilos e monócitos do sangue aos tecidos; presente em grande quantidade no colostro 
MUCINAS
Ligam-se a microorganismos (princ. E. coli), reduzindo a capacidade de aderência à superficie das mucosas 
OLIGOSSACARÍDEOS
Propriedade antiinflamatória. Aderem aos microorganismos, reduzindo a capacidade de agredir mucosas; protegem contra diarréia nas crianças colonizadas por bactérias patogênicas; interferem na capacidade de agressão de H. influenzae, S. pneumoniae e E. coli.

Outros materiais