Buscar

Primeiro período - IED - Caso 14 resolvido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003
Título LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DI DIREITO BRASILEIRO II
Turma: 3001
Professor: Joel Teixeira Belém, 17 de setembro de 2016
Aluno: ANTONIO SÉRGIO BARATA DA SILVA 
Descrição 
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica envolvendo a compreensão necessária de que o Direito, para ser entendido e estudado enquanto fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado enquanto sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casos concretos, a saber: 
CASO CONCRETO 
Haroldo Bernardes celebrou em 10 outubro de 1986 contrato de assistência médico-hospitalar para si e sua família com a empresa de assistência médico-hospitalar S.O.S. HELP S.A. Em novembro de 1987 foi acometido por uma doença cardiovascular que o levou à colocação em seu corpo de um marca-passo, cujo custo foi pago pelo próprio Haroldo Bernardes, uma vez que em seu contrato de assistência médico-hospitalar não havia previsão de tal cobertura. 
Em 1995, Haroldo Bernardes ingressa com ação judicial pretendendo a restituição dos valores gastos com os exames e o marca-passo não cobertos por seu plano de assistência, mais danos morais, em razão da recusa ao fornecimento do material, que ele reputa injusta. 
Em sua contestação a empresa de assistência médico-hospitalar S.O.S. HELP S.A. alega que o contrato é anterior à Constituição da República de 1988 e ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor, Lei n° 8078/90, que prevêem, respectivamente, a proteção à dignidade humana e a proteção ao consumidor. (Apelação Cível: 2006.001.58180: TJ/RJ). 
Você é o juiz que decidirá a questão e estudou na Estácio de Sá. 
a) Dê a sentença amparado numa pesquisa a respeito dos limites à retroatividade das normas jurídicas, em seu livro Didático de Introdução ao Estudo do Direito. 
R.: O pedido de Alfredo deverá ser negado, posto que, o contrato fora celebrado sob a égide da legislação que vigorava à época de sua celebração. Portanto, não será possível a retroatividade da CF e do CDC, pois deverá ser respeitado o ato jurídico perfeito como garantia do princípio da segurança nas relações jurídicas, pois a manutenção da segurança se constitui uma das finalidades do Direito. Em outras palavras, o tempo rege a lei (tempus regit actum)
b) Aproveite e responda: Quais os limites para que a norma jurídica tenha efeitos retroativos? Explique-os.
R.: Os limites são aqueles estabelecidos no art. 6º da LICC e no art. 5º, XXXVI, da CF. Nesses termos, a lei, nas hipóteses de retroatividade, deve respeitar tanto as decisões judiciais definitivas, quanto os atos jurídicos celebrados perfeitos e acabados e os direitos adquiridos.

Outros materiais