Buscar

Primeiro período - IED - Caso 15 resolvido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003
Título: O PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO
Turma: 3001
Professor: Joel Teixeira Belém, 17 de setembro de 2016
Aluno: ANTONIO SÉRGIO BARATA DA SILVA 
Caso Concreto 15
Descrição 
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado enquanto fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado enquanto sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casos concretos, a saber: 
CASO CONCRETO 
Em seu discurso de posse o novo presidente da Subsseção OAB de Paranoara do Agreste fez a seguinte referência: "No arranjo da estrutura do Estado Brasileiro, a Constituição Federal vigente conferiu um papel ao Poder Judiciário até então não experimentado quanto à amplitude de suas competências. Os direitos e as garantias fundamentais, notadamente ampliados, bem como o controle sobre o Estado, através da provocação de agentes públicos investidos nas funções próprias e da possibilidade de maior sindicabilidade dos atos e contratos administrativos por iniciativa dos cidadãos, certamente, deram novos contornos às competências jurisdicionais. Agregue-se, a isso, o destaque constitucional conferido às Funções Essenciais à Justiça". 
Dona Francisquinha que ouvia atentamente e não entendia nadinha, virou-se para você, estudante de Direito da Estácio de Sá que também assistia a cerimônia de posse, comentou e perguntou: 
a) Esse negócio de "competências jurisdicionais" tem a ver com jurisdição. Então, o que vem a ser jurisdição? 
Resposta: é o poder/dever estatal de formular e tornar efetiva a norma jurídica concreta que deve regular determinada situação jurídica. É ao mesmo tempo poder, dever, função e atividade.
b) Qual a função do Poder Judiciário, afinal?
Resposta: é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Para isso, tem autonomia administrativa e financeira garantidas pela Constituição Federal.
c) Quais são as Funções Essenciais à Justiça? 
Resposta: Ministério Público, Advocacia Pública, Advocacia, Defensoria Pública
QUESTÕES OBJETIVAS 
	
1. João é advogado, Marcos é preposto do sindicato patronal, Mariângela é membro do Ministério Público, Anita é defensora pública, Flávio é juiz do tribunal de justiça desportiva e Raquel é procuradora federal. Indique a opção que aponta os amigos que desempenham funções essenciais à Justiça: 
a) João, Marcos e Mariângela 
b) Marcos, Mariângela e Anita 
c) Anita, Flávio e Raquel 
d) João, Raquel e Marcos 
e) Anita, Mariângela e Raquel
(Fundamentação: João e Raquel são advogados, Mariângela Membro do MP, Anita é Defensora Pública, todos eles desempenham funções essenciais à Justiça)
2. A jurisdição não pode ser delegada, ou seja, não se pode delegar a terceiros o poder de solucionar conflitos. Esta afirmação se refere ao princípio da: 
a) investidura. 
b) aderência. 
c) indelegalibilidade.
(Fundamentação: A jurisdição não pode ser delegada, ou seja, não se pode delegar a terceiros o poder de solucionar conflitos) 
d) inevitabilidade. 
e) proporcionalidade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes