Buscar

CASO I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CASO I
Paciente A.C, 30 anos, dá entrada no hospital devido a uma infecção causada pelo Chlamydia e lhe é receitado TETRACICLINA VO, 6,625-12,5 mg/kg, 6/6h. Porém por ser uma droga que apresenta caráter ácido,lhe causa grande ardência epigástrica e por isso é pedido leite ou um antiácido. O seu pedido é negado, por quê?
R- A tetraciclina apresenta caráter ácido e o leite ou um antiácido, caráter básico. Dessa forma iria haver uma interação entre ambos, ocorrendo assim a ionização da tetraciclina diminuindo a sua absorção pois os medicamentos só são absorvidos na sua forma não ionizada, além da formação de compostos insolúveis (quelatos). O uso do leite pode ser permitido entre 1-3 h após sua administração e o antiácido deve ser evitado.
CASO II
Paciente J.P, 36 anos dá entrada no hospital devido a uma infecção bactericida causada pela Mycobacterium leprae (hanseníase) e lhe é receitado DAPSONA, VO, 100 mg/dia + 600 mg/dia de RIFAMICINA, durante 2 anos (lhe é recomendado também o uso da Dapsona durante 10 anos). Devido a intensidade do medicamento é recomendado que administre o medicamento com alimentos. Por quê?
R- O PH gástrico é de suma importância na absorção do medicamento, com a refeição há uma alteração (aumento) desse Ph favorecendo medicamentos de caráter básico. Alimentos como leite, além de melhorar a tolerância aos fármacos, favorece a absorção de fármacos básicos pois não permite ou diminui a sua ionização.
CASO III
Paciente A.C após uma cirurgia plástica foi medicada e aconcelhada a usar VARFARINA como anticoagulante. Uma semana após, devido dores, rigidez, calor local, vermelhidão e inchaço nas juntas causado pela artrite reumática se auto-medica com CETOPROFENO. Logo após, passou a apresentar pequenas hemorragias. Como se explica esse acontecimento mediante o uso de um anticoagulante?
Ambos os fármacos apresentam uma porcentagem de ligação às proteínas maior que 80% . O cetoprofeno possui uma maior afinidade com a albumina o que mesmo fazendo uma competição pela ligação com os sítios da albumina e por ter mais afinidade, forma mais ligações com a albumina. O cetoprofeno desloca a Varfarina o que faz com que a sua porcentagem livre aumente, provocando o aumento do seu efeito e consequentimente pequenas hemorragias.
CASO IV
Paciente H.M, diabética, faz uso constante do GLIBENCLAMIDA como antidiabético, após sentir dores como cristais nas articulações, artrite inflamatória, inchaço, vermelhidão, dor e rigidez, suspeita de Gota, doença caracterizada pela elevação do ácido úrico no sangue, toma FENILBUTAZONA, antiinflamatório não esteróide. Alguns dias depois ao fazer exames de rotina, percebe que sua glicemia está alta. O que pode ter acontecido?
R-A fenibutazona possui maior afinidade com a albumina, isso faz com que ela desloque a glibenclamida, acupando maior parte dos sítios, o que faz com que sua porcentagem livre aumente e por isso, a ação do antidiabético é reduzida e o nível de glicemia sobe.
CASO V
Para o tratamento de um paciente com tuberculose pulmonar, uma das drogas receitadas foi RIFOMPICINA, VO, com dose única. Ao ser apresentadas as interações medicamentosas, foi frizado bastante a necessidade de se utilizar outros tipos de prevenção sexual além anticoncepcional. Qual a relação entre um medicamento para tuberculose e a possibilidade de gravidez?
R- A Rifomicina é uma droga que atua como agente indutor de alguns medicamentos como os anticoncepcionais (agente induzido) pois aumenta a biotranformação dessa droga e dessa forma há uma redução da concentração plamática e a eliminação torna-se mais rápida acontecendo assim uma diminuição da eficácia dos anticoncepcionais tendo possibilidade dessa maneira de ocorrer uma gravidez indesejada.
CASO VI
Paciente M.S, 25 anos, possuidora de sinusite inicia o tratamento com AMOXILINA, VO, 875 mg, 12-12 h; porém por ser época de festa, ela pergunta ao médico se pode fazer uso de bebida alcoólica durante o fim de semana pois ouve falar que “corta o efeito” . Isso é verdade?
R – A ingestão de álcool quando de “forma leve” torna-se indutor enzimático aumentando o metabolismo do fármaco e dessa forma a eliminação torna-se mais rápida podendo não ocorrer dessa forma, a atuação eficaz do fármaco. Quando a ingestão de álcool é alta, torna-se um inibidor enzimático diminuindo assim a biotranforção, isso pode ser ruim pois a droga ficará mais tempo no organismo podendo ocorrer danos como convulsões, diarréia, disfunção hepática, entre outras. Por isso não é recomendado o uso de medicamentos associados ao álcool.
CASO VII
Um paciente alcoólatra decide procurar ajuda e para ajudar no tratamento para parar de consumir bebidas alcoólicas é receitado DISSULFIRAM, 125-250 mg/dia pela manhã durante dois meses, porém não foi avisado ao médico responsável que por possuir asma fazia uso da TEOFILINA. No tratamento com o dissulfiram o paciente teve crises convulsivas, cefaléia, vômitos e cólicas abdominais. Porque esses sintomas apareceram?
R- O dissulfiram é um agente inibidor da trafilina, dessa forma há uma diminuição da biotransformação, aumento da concentração plasmática e assim a eliminação torna-se mais lenta aumentando a concentração deste no organismo e consequentimente esses efeitos colaterais.
CASO VIII
Para tratar as varizes, uma paciente recorre a uma clínica na qual o médico como um dos métodos, lhe receita o anticoagulante oral CUMARINA. Durante o tratamento para as varizes, a paciente adquiriu uma infecção pela Tinea Pedis e lhe é recitado GRISEOFULVINA 500 mg, 12/12 h. A cura da infecção tinha uma boa evolução, porém as varizes não tiveram grandes progressos o que lhe fez voltar ao médico para perguntar o porque de não melhoraram
R- A Griseofulvina é agente indutor da Cumarina, dessa forma, aumenta a velocidade da biotransformação da droga reduzindo a concentração plasmática e assim há uma eliminação mais da Cumarina, por isso a diminuição da eficácia do tratamento das varizes
CASO IX
Paciente alérgica a penicilina faz auto-medicação da TETRACICLINA (fármaco de caráter ácido) de forma abusiva para o tratamento da Sífles ocorrendo assim uma intoxicação que a levou ao hospital com hipersensibilidade e super infecção. O que pode ser feito?
R – Deve ser administrado um antiácido para ionizar a urina e dessa forma haver a eliminação do medicamento pela urina de forma mais rápida e uma menor absorção já que a eliminação ocorre quando o medicamento é ionizadado.
CASO X
Paciente com intoxicação por EFEDRINA devido a uma auto-medicação devido a uma asma brônquica é internada com aumento da PA, palpitações, taquicardia e arritmia cardíaca. Sua mãe muito preocupada pergunta o que pode ser feito no hospital e após a sua alta, em casa.
R- Deve ser receitado um medicamento ácido para ionizar a urina, e dessa maneira a eliminação ocorrer em maior proporção e a reabsorção em menor, além do auxílio de uma dieta rica em aves, carnes, crustáceos, peixes, milho, lentilha, ovos, queijo, etc

Outros materiais