Buscar

Prova Discursiva Fundamentos da Aprendizagem Pesquisa e Prática Profissional: Educação Especial

Prévia do material em texto

Fundamentos da Aprendizagem
Pesquisa e Prática Profissional: Educação Especial
Nota 100
Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A neurociência é tão velha quanto o aparecimento da medicina de Hipócrates. Nova é sua abordagem interdisciplinar advinda dos avanços da tecnologia digital e de imagem. Com os avanços de novas tecnologias, a neurociência caminhou para uma combinação de ramos do conhecimento, tais como: neurobiologia, neurofisiologia, neuropsicologia, aplicada em várias especialidades médicas como neuropsiquiatria, neuroendocrinologia e neuroimunologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: CARVALHO, Terezinha Augusta Pereira de; FLOR, Damaris. Neurociência para educador. São Paulo: Baraúna, 2011. p. 32.
Segundo o excerto, os conteúdos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem e as videoaulas, conceitue neurociência e aponte sua relação com a interdisciplinaridade.
Nota: 20.0
	O aluno deve responder à questão por meio de um pequeno texto coeso e coerente, obedecendo à norma padrão da língua. “O termo neurociência é novo, utilizado desde 1970. Com o desenvolvimento da área, as neurociências passaram a estudar o cérebro e seu funcionamento sob diversas abordagens (interdisciplinaridade). As neurociências agregam profissionais com formações distintas (como neurologia, neurocirurgia, neurofarmacologia, neuropatologia, neurofisiologia, neuropsicologia, psicobiologia, psicofísica e psiquiatria), que realizam pesquisas clínicas e experimentais em diferentes campos de estudo, mas que têm em comum o interesse em conhecer como o cérebro funciona” (livro-base, p. 26,27).
Resposta:Neurociência traz o estudo do cérebro, ela estuda as: emoções, medo, atenção, aprendizagem, fala, visão dentre outras. Com ela podemos perceber que estamos sempre em processo de aprendizado, e cada um tem uma forma de aprender, se expressar, falar, prestar atenção. E nós temos que saber quais as melhores formas de estimular nosso cérebro. A interdisciplinaridade com a neurociência nos permite buscar sempre a melhor forma de aprender,pois aprendemos de maneira diferente, por estímulos diferentes, temos dificuldade e facilidades distintas. Nosso cérebro sempre vai estar passando por mudanças durante nossa vida e a neurociência nos ajuda a entender essas mudanças e o funcionamento desse.
�
Questão 2/5
Observe a imagem:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.guia.heu.nom.br/sistema_limbico.htm. Acesso em: 28 jun. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem, a base neurofisiológica das emoções é relacionada ao funcionamento de quais partes do cérebro?
 
Nota: 20.0
	a base neurofisiológica das emoções é relacionada ao funcionamento do sistema límbico (no qual a amígdala desempenha papel fundamental), ao tálamo e ao córtex pré-frontal (livro-base, p. 172).
 
Resposta:As emoções ativam o sistema nervoso autônomo, o sistema límbico as processam. Quando sentimos tristeza, felicidade, nojo ativamos o tálamo e córtex pré-frontal. Quando sentimos tristeza e felicidade ativamos nosso hipotálamo. O medo é ativado pela amígdala e o nojo pelo insula.
�
Questão 3/5
Considere a passagem de texto a seguir:
“Para que o aprendizado [do aluno cego] seja completo e significativo é importante possibilitar a coleta de informação por meio dos sentidos remanescentes. A audição, o tato, o paladar e o olfato são importantes canais ou porta de entrada de dados e informações que serão levados ao cérebro. Lembramos que se torna necessário criar um ambiente que privilegia a convivência e a interação com diversos meios de acesso à leitura, à escrita e aos conteúdos escolares em geral”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SÁ, E.D. de; CAMPOS, I. M. de; SILVA, M.B.C. Atendimento educacional especializado. Portal Mec, p. 21 [http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf. Acesso em 04/08/2016].
Considerando o texto e o livro-base Educação Especial: Pesquisa e Prática, descreva pelo menos três atitudes que o professor deve adotar quanto às necessidades especiais de aluno com cegueira.
Nota: 20.0
	A resposta deve apresentar pelos menos duas destas atitudes: “Posicionar o aluno ou aluna de forma a favorecer sua possibilidade de ouvir o professor; Dispor o mobiliário da sala de forma a facilitar a locomoção e o deslocamento e evitar acidentes quando o aluno ou aluna precisar obter materiais ou informação do professor; Dar explicações verbais sobre todo o material abordado em sala de aula de maneira visual; ler, por exemplo, o conteúdo que escreve na lousa”; oferecer suporte físico verbal e instrucional para a locomoção do aluno ou aluna no que se refere à orientação espacial e à mobilidade; utilizar os recursos e materiais adaptados disponíveis: pranchas presilhas para evitar o deslizamento do papel na carteira lupa material didático de tipo ampliado livro falado equipamento de informática materiais desportivos como bola de guizo etc. • fazer uso de sinal tátil para sinalizar degraus e/ou direção. (Livro Base p. 75).
Resposta:Procurar dispor os móveis da sala, para facilitar a locomoção do aluno. quando ele for pedir explicação ou emprestar algum material; Falar em tom de voz que o aluno entenda com clareza, posicionar o aluno de forma que possa escutar as explicações. Sempre falar o conteúdo ao escrever no quadro, para que o aluno possa se sentir incluído e participar da aula; 
�
Questão 4/5
Considere o fragmento de texto a seguir:
Nos séculos XVIII e meados do século XIX, encontra-se a fase de institucionalização, em que os indivíduos que apresentavam deficiência eram segregados e protegidos em instituições residenciais. O terceiro estágio é marcado, já no final do século XIX e meados do século XX, pelo desenvolvimento de escolas e/ou classes especiais em escolas públicas, visando oferecer à pessoa deficiente uma educação à parte.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/revis/revis15/art1_15.pdf. Acesso em 04/08/2016.
Sabe-se que integração e inclusão não são sinônimos. De acordo com o texto e com o livro-base Educação Especial: Pesquisa e Prática, explique o que são esses movimentos, apontando também a diferença entre eles.
Nota: 20.0
	Inicialmente, cabe esclarecer que integração e inclusão não são sinônimos, pois cada um desses termos se refere a posicionamentos teórico-metodológicos divergentes. Integração e inclusão constituem movimentos em defesa dos interesses das pessoas que apresentam alguma deficiência. Porém, o primeiro é mais restritivo, uma vez que responsabiliza unicamente a pessoa deficiente pela sua inserção, ou não, na sociedade e na escola, enquanto que o segundo divide essa responsabilidade com toda a comunidade. (Livro Base, p. 37).
Resposta:Os dois constituem em movimentos em defesa dos interesses de pessoas com deficiência. Mas a Integração surgiu em 1970 e nela o indivíduo tem que tentar sozinho se inserir na escola e sociedade, ou seja, é responsabilidade do mesmo sua integração. Já a Inclusão traz a responsabilidade de inserção do indivíduo para a sociedade como um todo, ou seja, professores, diretores, funcionários, alunos, pais de alunos e sociedade são responsável por essa inclusão do indivíduo tanto na escola como na sociedade.
�
Questão 5/5
Atente para o trecho de texto que segue:
“Os hemisférios cerebrais direito e esquerdo compreendem a maior parte do cérebro, sendo unidos por um poderoso feixe de fibras, o corpo caloso, que os inter-relaciona, tornando a mensagem captada por um hemisfério disponível no hemisfério oposto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: OLIVEIRA, Maria Aparecida Domingues del. Neurofisiologia do comportamento. Canoas: Ulbra, 2005. p. 28.
Cada hemisfério do cérebroé responsável por algumas funções. Assim, por exemplo, uma lesão no hemisfério cerebral esquerdo pode, por exemplo, reduzir a habilidade de falar e compreender a linguagem. De acordo com os conteúdos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem e com as videoaulas, explique: por que isso pode acontecer?
Nota: 20.0
	O aluno deve ser capaz de responder, em forma de texto coerente e coeso, de acordo com a norma padrão da língua, que o hemisfério esquerdo faz o processamento linear dos estímulos que são apresentados de forma sequencial, tais como: afirmações verbais, proposições matemáticas e programação de sequências motoras rápidas. Assim, o hemisfério esquerdo apresenta-se como um mediador das funções verbais, que compreendem a escrita, a leitura, a compreensão, o discurso, a ideação e a memória verbal. Portanto, uma lesão no hemisfério esquerdo poderia comprometer a habilidade de falar e compreender a linguagem (livro-base, p. 55).
Resposta:O hemisfério esquerdo é essencial para a verbalidade,essa parte do cérebro que garante ao indivíduo o discurso, a fala dentre outras manifestações de linguagem. Os estímulos podem ser transmitidos verbalmente por essa área do cérebro, ela é mediadora das funções verbais assim um lesão nessa parte do cérebro pode prejudicar o indivíduo na fala.

Outros materiais