Buscar

Dorothea Orem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Dorothea Orem
Quem foi Dorothea Elizabeth Orem? (Biografia) 
Dorothea E. Orem nasceu em 1914, em Baltimore, Maryland, EUA, Seu pai era trabalhador de construção civil e pescador; sua mãe dona de casa. Iniciou sua carreira profissional em enfermagem na Escola de Enfermagem do "Providence Hospital Washington – EUA“, formando-se em 1930, recebendo o título de Bacharel em Ciências e Educação de Enfermagem em 1939 e Mestre em Ciências em Educação em Enfermagem em 1945. Obteve Doutorado em Ciências em 1945 e novamente em 1980 e 1988; Nomeada Membro Honorário da Academia Americana de Enfermagem em 1992. 
Mary Julia
2
A Teoria de Enfermagem de Orem foi desenvolvida entre 1959 a 1985. É baseada principalmente no autocuidado. É formada por três construções teóricas que são relacionados entre si: Teoria do Autocuidado, a Teoria do Déficit do Autocuidado e a Teoria dos Sistemas de Enfermagem.
Teoria do Teste do Autocuidado
O autocuidado, é a prática de atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos em seu próprio benefício para a manutenção da vida e do bem-estar.
Métodos do autocuidado:
 Agir ou fazer para outra pessoa;
 Guiar e orientar;
 Proporcionar apoio físico e psicológico;
 Proporcionar e manter ambiente de apoio ao desenvolvimento pessoal;
 Ensinar.
Teoria do Déficit de Autocuidado 
A teoria de déficit de autocuidado constitui a essência da teoria de Orem, quando a enfermagem passa a ser uma exigência a partir das necessidades de um adulto, e quando o mesmo acha-se incapacitado ou limitado para prover autocuidado contínuo e eficaz.
Assim, Orem identificou cinco métodos de ajuda: 
agir ou fazer para o outro; 
guiar o outro; 
apoiar o outro (física ou psicologicamente); 
proporcionar um ambiente que promova o desenvolvimento pessoal, quanto a tornar-se capaz de satisfazer demandas futuras ou atuais de ação; 
ensinar o outro.
O sistema de enfermagem planejado pelo profissional está baseado nas necessidades de autocuidado e na capacidade do paciente para a execução de atividades de autocuidado. 
Para satisfazer os requisitos de autocuidado do indivíduo, Orem identificou três classificações de sistemas de enfermagem que são os seguintes: o sistema totalmente compensatório, o sistema parcialmente compensatório e o sistema de apoio-educação.
Teorias do Sistema de Enfermagem
Samanta
7
Sistema totalmente compensatório: Em que a incapacidade de autocuidado é atestada e a enfermagem se faz necessária, podendo ser socialmente dependentes de outros indivíduos que façam parte do grupo/família, possibilitando a continuidade de sua existência e seu bem-estar. É o caso das pessoas comatosas, dos conscientes, capazes de observar, julgar, decidir, mas não pode ou não deve desempenhar ações que exijam deambulação ou manipulação, ou ainda, dos que sejam incapazes de atender suas próprias necessidades e/ou tomar decisões, embora possam deambular e desempenhar algumas ações de autocuidado, embora com orientação e supervisão constantes (fraturas vertebrais C3-C4; retardo mental). 
Parcialmente compensatório: No qual o enfermeiro e o paciente assumem ações do cuidar e outras atividades envolvendo deambulação e manipulação, com o principal papel tendo a participação de um ou ambos. É o caso de cirurgias que limitem movimentos de deambulação, troca de curativos, etc. 
O sistema de enfermagem de apoio-educação ocorre quando o indivíduo consegue executar, ou pode e deve aprender a executar medidas de autocuidado terapêutico, regula o exercício e desenvolvimento de suas atividades de autocuidado, e o enfermeiro vai promover esse indivíduo a um agente capaz de se autocuidar.
Podem ocorrer situações em que uma ou mais situações se façam presentes e necessárias, simultaneamente. A Teoria de Dorothea Orem proporciona uma base compreensiva para a prática da enfermagem, com utilidade na educação, prática clínica, administração, pesquisa e sistemas de informação na enfermagem. Os principais conceitos de Dorothea Orem seres humanos, saúde, sociedade e enfermagem.
Considerações Finais
Dorothea Orem, uma das primeiras teóricas de enfermagem, contribuiu para formar o conhecimento na enfermagem. 
A teoria de autocuidado de Orem tem aplicação à prática de enfermagem. Tem sido aplicada por clínicas de enfermagem em uma série de circunstâncias. Ela tem sido usada como base dos currículos de escolas de enfermagem e do sistema de informação de enfermagem.
Uma análise objetiva e consistente da teoria de Orem deixa clara sua significativa contribuição para o desenvolvimento da enfermagem, procurando dar resposta às necessidades básicas dos clientes e responder a uma lacuna existente: a de se ter um modelo conceitual próprio para a profissão.
VAMOS PRATICAR??????

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais