Buscar

Motivação psicológica dentro do Ciberativismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Todo engajamento político ou social, compartilha um elemento básico em sua constituição: a motivação, sem ela não haveria luta. O termo motivação abre precedentes para uma série de variadas definições do ponto de vista da psicologia, em seu livro “Motivação humana”, Vernon diz: “A motivação é encarada como uma espécie de força interna que emerge, regula e sustenta todas as nossas ações mais importantes. Contudo, é evidente que motivação é uma experiência interna que não pode ser estudada diretamente.”
Os movimentos de caráter político e social, com seus discursos permeados de idealismo vêm se fortalecendo e potencializando com o suporte oferecido pelo ambiente digital, nesse aspecto a motivação ganha outra proporção. A facilidade de acesso à informações diversas devido à pluralidade de pontos de vista acerca de um mesmo assunto presentes na Web e de aderência à causas, onde não necessariamente é preciso comparecer fisicamente para contribuir (vide votações e petições online), acabam por incentivar as pessoas à buscarem modificar sua realidade. Entendendo-se motivação como sendo sinônimo de estímulo é possível observar que por se tratar de uma ação coletiva, ao incorporar-se ao ativismo o individuo passa a se sentir incluso no grupo social. Digitalmente falando ocorre um adendo uma vez que o compartilhamento de experiências proporcionado pela internet causa uma identificação entre os usuários, ou seja, ao perceber que não está sozinho em seu descontentamento a vontade de alterar a realidade é estimulada.
Como um elemento de caráter dualista a internet pode facilitar a disseminar ideais e movimentos de transformação social agregando mais indivíduos à causa, porém seu outro lado pode prejudicar bruscamente o desenvolvimento do ciberativismo. A gama de entretenimento oferecido no ambiente virtual é tão diversa que acaba por tirar o foco dos usuários, as tecnologias digitais tornam-se apenas uma janela de escape da realidade e não ferramenta de sua transformação. A frivolidade dos temas em debate, que variam de embates acerca de celebridades globais à piadas prontas resultam em um exército de pessoas superficiais e alienadas, que não mais enxergam o mundo em sua totalidade e potencialidade de evolução, todo o desejo de mudança encontra-se adormecido, sedado, soterrado sob uma avalanche de informações inúteis do ponto de vista intelctual. 
A questão da motivação como elemento interno e inato deixa de ser aplicável nesse modelo social, entrando aqui a teoria de Bergamini, que define motivação como sendo um fenômeno que necessita de uma serie de fatores, além de seu caráter interno necessita de estímulo externo, como podemos observar no trecho: 
“Se, no início do século, o desafio era descobrir aquilo que se deveria fazer para motivar as pessoas, mais recentemente tal preocupação muda de sentido. Passa-se a perceber que cada um já traz, de alguma forma, dentro de si, suas próprias motivações. Aquilo que mais interessa, então, é encontrar e adotar recursos organizacionais capazes de não sufocar as forças motivacionais inerentes às próprias pessoas... (p. 23)... não existe o pequeno gênio da motivação que transforma cada um de nós em trabalhador zeloso ou nos condena a ser o pior dos preguiçosos. Em realidade, a desmotivação não é nenhum defeito de uma geração, nem uma qualidade pessoal, pois ela está ligada a situações específicas (p. 27)”. 
Uma série de fatores históricos, econômicos e sociais agem sobre a motivação e estimulo no ativismo seja ele digital ou não, desde a herança social de uma educação rígida e que apresenta uma visão unilateral da vida até o próprio consumismo gerado pelo sistema social , agem causando um desencorajamento e até mesmo o esquecimento da importância das lutas sociais e políticas. Portanto o aspecto interno por si só acaba sendo ofuscado, necessitando de uma ação conjunta com o estímulo externo, que deve exaltar a possibilidade da transformação social para que a mesma não se perca em meio a torrente de conteúdo presente no ambiente virtual.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes