Buscar

Estudo Dirigido Bioquímica III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Bioquímica para Enfermagem
Bloco III – Profs. Olavo
Segundo período 2016.1
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estudo dirigido – Aula 5
Caso Clínico
Um jovem corredor de curtas distâncias (100 e 200 m) de 18 anos é levado ao posto de atendimento médico do clube em que treinava, após passar mal durante um treino. Ao chegar ao atendimento, o jovem apresenta fraqueza muscular, tremores, turvação da consciência e aumento da frequência respiratória. O treinador que o acompanha informa que seu atleta vem se excedendo nos treinamentos há mais de 2 semanas devido a um importante campeonato que estava para acontecer. Alguns exames de sangue são colhidos pelo enfermeiro do clube no momento da chegada do paciente, e os resultados mais importantes são mostrados abaixo.
pH sanguíneo: 7,28 (Normal: 7,35-7,45)
Lactato: 3,5 mmol/L (Normal: 0,5 – 1 mmol/L)
Glicose: 48 mg/dL (Normal: 65-110 mmol/L)
pO2: 84 mmHg (Normal: 75-100 mmHg) 
pCO2: 33 mmHg (Normal: 35-45 mmHg)
Bicarbonato: 15 mEq/L (Normal: 22-26 mEq/L)
Após alguns minutos, com a ingestão de um isotônico contendo açúcar, o atleta se sente melhor. Já recuperado, ele menciona ter comido duas barras de chocolate pouco tempo antes de correr, pois não havia comido nas 12h anteriores, para dispor de mais energia durante o treino.
1 – Qual pode ter sido a causa do mal-estar do paciente no momento da chegada?
2 – Por que os níveis de glicose encontram-se reduzidos? Em que tecidos a glicose circulante foi predominantemente utilizada, e por quê?
3 – Por que os níveis de lactato encontram-se elevados? Explique por que a geração de lactato é necessária para o metabolismo durante o exercício físico intenso.
4 – A que se devem as alterações no pH sanguíneo? Explique a relação das mesmas com os níveis de bicarbonato e com a pCO2. 
5 – Como você esperaria encontrar a via da gliconeogênese hepática durante o exercício físico intenso em uma situação usual? Explique por quê, e quais substratos estarão sendo utilizados.
6 – A barra de chocolate ingerida pelo atleta antes do exercício pode ter alguma relação com o mal-estar sentido? Explique.
7 – Outro jovem companheiro de clube do atleta descrito acima vem treinando exaustivamente para uma prova de 20km em circuito de rua. Como devem estar os níveis de lactato ao final do treino deste atleta, em comparação aos do corredor de curta distância? Explique por quê.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes