Buscar

Estudo Dirigido Bioquimica 2013 1 Olavo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bioquímica para Enfermagem
Bloco III – Profs. 
Estudo dirigido – Aula 6
Caso Clínico
Um centroavante de 31 anos, que já atuou em alguns clubes brasileiros importantes, mas segue sem clube definido este ano devido à sua má forma física, é convidado para participar de uma partida beneficiente na Vila Cruzeiro, logo antes da final do campeonato de futebol das comunidades da cidade do Rio de Janeiro. O jogo estava marcado para as 16h; contudo, por volta do meio-dia, o jogador foi convidado por amigos “para tomar uns drinques” em um barzinho próximo ao campo de futebol. 
Após 3 horas e meia no bar, o jogador é chamado pelo técnico, que chega esbaforido procurando-o. Ele é levado de mototáxi às pressas para o estádio e consegue entrar em campo, aplaudido pela comunidade. Após 30 minutos de partida, porém, ele se sente mal e e é levado rapidamente a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Complexo Alemão. Ao chegar ao atendimento, o jogador apresenta fraqueza muscular, tremores, turvação da consciência e aumento da frequência respiratória. Alguns exames de sangue são colhidos pelo enfermeiro no momento da chegada do paciente, e os resultados mais importantes são mostrados abaixo.
pH sanguíneo: 7,28 (Normal: 7,35-7,45)
Lactato: 3,5 mmol/L (Normal: 0,5 – 1 mmol/L)
Glicose: 48 mg/dL (Normal: 65-110 mmol/L)
pO2: 84 mmHg (Normal: 75-100 mmHg) 
pCO2: 33 mmHg (Normal: 35-45 mmHg)
Bicarbonato: 15 mEq/L (Normal: 22-26 mEq/L)
Acetoacetato: 7,0 mg/dL (Normal: < 3mg/dL)
Após alguns minutos, com a ingestão de um isotônico contendo açúcar, o atleta se sente melhor. Já recuperado, ele confessa que estivera no bar antes do jogo, consumindo vodca e uísque e comendo apenas uma porção de torresmo, e que quase se atrasou para a partida pois “não viu o tempo passar”.
 Dados esses fatos, responda: 
1 – Qual pode ter sido a causa do mal-estar sentido pelo jogador?
2 – Por que os níveis de glicose diminuíram com o exercício? Em que tecido a glicose circulante foi predominantemente utilizada, e por quê?
3 – Como você esperaria encontrar a via da gliconeogênese hepática durante o exercício em uma situação usual? Explique como a regulação da via ocorre nesta situação, e quais substratos são utilizados.
4 – O consumo de álcool pode estar relacionado ao quadro do paciente? Explique por quê, e quais as vias metabólicas envolvidas, levando em conta como ocorre o metabolismo do etanol no fígado.
5 – Por que os níveis de lactato encontram-se elevados? Explique por que a geração de lactato é necessária para o metabolismo muscular normal durante o exercício físico intenso.
6 – A que se devem as alterações no pH sanguíneo? Explique a relação das mesmas com os níveis de bicarbonato e com a pCO2. 
7 - Por que os níveis de acetoacetato encontram-se elevados? A partir de que precursor ele está sendo sintetizado neste caso? 
8 - Levando em conta o que discutimos acima, o consumo crônico de álcool pode estar relacionado ao problema de sobrepeso deste jogador? Explique por quê.

Outros materiais