Buscar

APOL 01 SSM UTA C FI Nota 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SSM - UTA C – Fase I – Nota 100 – Sistemas de Informação Gerencial & Gestão e Mapeamento de Processos
APOL 01 
Questão 1/5) A tarefa de se planejar adequadamente as TICs não se resume apenas a definir os tipos de equipamentos ou softwares. Os desafios são muitos e tendem a ficar complexos ao longo do tempo. Vários são os fatores críticos que tem impacto sobre o planejamento e a estruturação de uma área de TIC. Dentre alguns, relacione os itens da coluna da direita com a coluna da esquerda:
Assinale a sequência correta:
* A) 2 - 1- 3
B) 1 – 2 – 3
C) 3 - 2 - 1
D) 3 - 1 - 2
E) 2 - 3 - 1
Questão 2/5) O “BPM (Gerenciamento de Processos de Negócio), é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócios (sejam eles automatizados ou não) para alcançar resultados pretendidos, consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização (BPM CBOK v2, 2009, ABPMP). Entretanto, não é algo novo e teve influência de outros conceitos já aplicados na mesma época. Estes conceitos são:
A) Gestão por Processos e TQM (Total Qualidade na Manutenção)
* B) TQM (Gestão da Qualidade Total) e a Engenharia.
C) Inovação e Engenharia aplicada.
D) TQM (Gestão da Qualidade Total) e a Reengenharia.
E) Gestão por Processos e Reengenharia
Questão 3/5) Para definição de como iniciar um trabalho de mapeamento dentro de uma empresa, dois principais modos de abordagem podem ser utilizados. Tanto um como outro, cumpre o objetivo de ser uma alternativa de trabalho. Assinale a alternativa correta:
A) Efeito bidê (bottom-up ou de baixo para cima): nesta abordagem, são definidos quais são os processos organizacionais por meio de reuniões, brainstorm com a direção ou determinação de executivos.
B) Abordagem direta (bottom-up): É a abordagem mais comum e a mais utilizada na condução de mapeamentos, através de fluxogramas.
* C) Efeito chuveiro (top-down ou de cima para baixo): nesta abordagem, são definidos quais são os processos organizacionais por meio de reuniões, workshops, brainstorm ou por determinação de executivos.
D) Abordagem baseada em gestão por processos (top-down), sem interferência hierárquica.
Questão 4/5) É importante compreendermos o conceito de sistema. É fundamental reconhecermos que esse conceito nem sempre se relaciona com a computação, embora, por diversas vezes, seja vinculado a ela. Interagimos com sistemas inúmeras vezes, no dia a dia: sistema de transporte, sistema de comunicação, sistema escolar, sistema de energia elétrica, entre outros. Sobre a utilização dos sistemas assinale a alternativa que contém as palavras corretas que completam a sentença:
A função principal de um ______________ consiste em fornecer subsídios ao gestor de marketing de uma organização por meio de atividades de planejamento e previsão das necessidades dos clientes, monitoramento e acompanhamento do ambiente externo e, ainda, planejamento e acompanhamento da força de vendas.
A) Sistema gerencial industrial
B) Sistema gerencial financeiro
C) Sistema gerencial de recursos humanos
* D) Sistema gerencial de marketing.
Questão 5/5) Baseado nos conceitos sobre as características das informações marque V para Verdadeiro ou F para Falso e a seguir assinale a alternativa que apresenta os itens corretos:
( ) Outro fator relevante quanto ao uso da informação como recurso organizacional consiste na sua utilização estratégica, a qual permite que a organização obtenha vantagem competitiva em relação à concorrência.
( ) É extremamente irrelevante para uma empresa identificar todas as informações (internas ou externas) que cercam sua atividade.
( ) É de fundamental importância para uma organização à qualidade da informação adquirida e/ou processada, pois esse aspecto reflete na efetividade do processo de tomar decisões em uma empresa.
A) F-V-V
B) V-V-F
* C) V-F-V
D) F-F-V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais