Buscar

Provas discursiva Antropologia e Sociologia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Antropologia e Sociologia da Educação
Filosofia da Educação
	Data de início:
	20/07/2016 13:00
	Prazo máximo entrega:
	20/07/2016 14:15
	Data de entrega:
	20/07/2016 13:42
Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
As correntes renovadoras, desde seus precursores como Rousseau e, de alguma forma, também Pestalozzi e Froebel , passando por Kierkegaard, Stirner, Nietzsche e Bergson  e chegando ao movimento da Escola Nova, às pedagogias não diretivas , à pedagogia institucional (Lobrot, Oury) e ao construtivismo desembocam sempre na questão de como aprender, isto é, em teorias da aprendizagem, em sentido geral.
 
SAVIANI, Demerval. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeval_Saviani_artigo.pdf - Acesso em 18/11/ 2015
 
 
 A  Escola Nova trouxe  mudanças nas práticas e concepções sobre a educação e o trabalho escolar. Elabore um texto identificando e explicando três dessas ideias que foram introduzidas por John Dewey.
 
Nota: 16.0
	Uma primeira ideia defendida por Dewey é uma visão pragmática da escola que deve ser menos teórica e mais prática. A escola deve preparar apara. Todo processo educacional deve contemplar o educando de modo o mais integral possível, contribuindo pra seu desenvolvimento físico e corporal, intelectual em suas habilidades cognitivas e ainda ajudar na sua estruturação emocional para que saiba se relacionar com seus semelhantes (p. 228 a 230). 
Resposta:Tarefa da educação cabe a escola, cabe a escola adaptaros individuos para que possam, ao apropriar dos sabers, desemvolvendo os comportamentos esperado pela sociedade.A escola nova trouxe essa afroxamento os alunos tendo mais liberdade.
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] O contrato social não tem realmente qualquer teoria contratual. Tudo o que Rousseau usa da ideia de contrato é a noção de que a filiação numa associação civil deve ser vista como voluntária; ninguém se filia e obedece à associação por motivos que nada tenham a ver com a promoção do seu próprio bem. [...] Em vez de supor-se que ele foi uma espécie de teórico do “contrato social”, deveríamos assinalar a visão de Rousseau do Estado bom no seguinte: “Não pode haver patriotismo sem liberdade, liberdade sem virtude, virtude sem cidadãos; criem cidadãos e terão tudo do que necessitam; sem eles, não terão mais do que escravos aviltados, dos governantes do Estado para baixo” [...].
 
DENT, N. J. H. Dicionário Rousseau. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. (p. 85)
 
A partir do texto, e de acordo com os conteúdos e livro-base da disciplina, sintetize a compreensão de Rousseau a respeito do “contrato social”.
Nota: 10.0
	A resposta, segundo o pensador, é que, na passagem do estado de natureza ao de civilização, os seres humanos estabelecem um “contrato social”, isto é, criam um conjunto de leis e instituem um poder soberano para garantir o seu cumprimento. Desse modo, embora tenhamos o caráter degenerado, ainda assim conseguimos viver com uma certa medida de harmonia social, pois tememos os castigos previstos na lei. [...] (p. 55)
Resposta:A resposta, segundo o pensador, é que, na passagem do estado da natureza a de civilização, os seres humanos estabelecem um cantrato social, isto é criam um conjunto de leis e instituem um poder soberano para garantir seu cumprimento.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Com a virada do séc. XIX para o séc. XX, diversas técnicas de produção foram incentivadas para atender ao consumo demandado pelas populações globais. Consumo em massa representou atrativo crucial para que Henry Ford implantasse a produção fordista e conquistasse o mercado ocidental em pouco espaço de tempo, não somente pelo veículo vendido, como também, por apresentar modelo ideal de produção, estimulando as criações de novos empreendimentos que atuam no mesmo formato produtivo. No oriente os japoneses laçaram o toytismo, cuja característica produtiva era diferente da dos fordistas.
 
Disponível em: http://economia.culturamix.com/mercado/fordismo-e-toyotismo-
Acesso em 18/01/2016
 
 
 Considerando  os conteúdos abordados nas aulas e no livro- base, explique  duas  diferenças entre o modelo produtivo fordista/taylorista e o modelo toyotista.
Nota: 16.0
	No paradigma fordista/taylorista a produção em massa, existe o parcelamento das tarefas dentro da fábrica, as mesmas são repetitivas e cadenciadas. Todo o processo ocorre na lógica de padronizar a produção e os produtos. O trabalho parcializado e repetitivo conduz a desqualificação dos trabalhadores.
Outros elementos: papel dos sindicatos, papel do Estado, melhora na remuneração.
No toyotismo, um modelo de gestão e produção oriundo do Japão, tem-se a exigência de uma flexibilidade em toda a cadeia produtiva. O perfil flexível de trabalhador precisa ser multifuncional e polivalente, capaz de desenvolver diferentes funções dentro de  uma fábrica, trabalhar em equipe. Exige-se maior intelectualização dos trabalhadores, domínio de habilidades e competências no uso e manejo de novas tecnologias. (p. 196-211).
Resposta: Com a produção fordista a mão de obra era mais barata no mercado,os funcionario faziam todo as etapas, não erm tão capacitados. No modelo toyotista a produção era diferente as mãos de obras era mais cara, as pessoas eram bem mais preparadas, e cada funcionario desenvolvia uma fução especifica.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
As concepções tradicionais, desde a pedagogia de Platão e a pedagogia cristã, passando pelas pedagogias dos humanistas e pela pedagogia da natureza, na qual se inclui Comênio, assim como a pedagogia idealista de Kant, Fichte e Hegel , o humanismo racionalista, que se difundiu especialmente em conseqüência da Revolução Francesa, a teoria da evolução e a sistematização de Herbart-Ziller , desembocavam sempre numa teoria do ensino.
 
SAVIANI, Demerval. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeval_Saviani_artigo.pdf - Acesso em  19/11/ 2015
 
 
Considerando o processo de ensino-aprendizagem na ótica da tendência pedagógica tradicional, apresente qual deveria ser o papel do professor nesse processo?
Nota: 16.0
	A formação escolar tinha no professor o centro do processo, considerado por Herbart como “arquiteto da mente” do aluno.  Para realizar essa tarefa existia um percurso metodológico que o professor precisava cumprir: preparação – apresentação, assimilação, generalização e aplicação dos conhecimentos que eram ensinados. (p. 228)
Resposta:A educação é um processo dialetico que acontece dentro e fora da escola, envolvendo fatores;como famíla, amigos,trabalho, igrejas, clubes escolas, internet . O papel do professor é o de compreender o aluno, de acordo com seu desempenho.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A descoberta da existência das ligações, sejam estáticas ou dinâmicas, é considerada a essência do que seja ciência para Comte (1990, p. 23); é, portanto, a redução à busca do nexo, do “ligar”, no interior do material empírico que é o imprescindível no fazer ciência.
SILVA, A. M. Corpo, ciência e mercado. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001. (p. 26)
 
A partir do texto, relacionando-o com os conteúdos e livro-base da disciplina, é possível afirmar que, para Comte, as leis sociais eram duas: a da estática e a das dinâmicas sociais. Essas duas resumem-se num único lema: qual? E onde é mais visível tal lema, no Brasil?
Nota: 6.0
	No entender de Comte, a sociedade apresenta duas leis fundamentais: a estática e a dinâmica sociais. [...] Essas duas leis são resumidas no lema “ordem e progresso”, que, não por acaso, figura na bandeira brasileira [...]. (p. 72)
Resposta:Estática sociais e dinâmicas estão entre ligadas, formando uma só, é considerada a essência da ciência para Comte.
Conheça o novo AVA

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes