Buscar

001ativopassivoepatrimnioliquido 140319102341 phpapp02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONTABILIDADE
é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares (proprietários do patrimônio) e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins.
Ativo, Passivo e Patrimônio liquido
Os termos: Ativo, Passivo e Patrimônio líquido são divisões que fazem parte do balanço patrimonial e cada uma dessas divisões são compostas por bens, direitos e obrigações.
Balanço Patrimonial
Passivo
Patrimônio Líquido
Ativo
	ATIVO
Representa todos os bens, direitos e valores a receber de uma entidade.
ATIVO circulante
Constitui aquele grupo de contas que representam bens e direitos, suscetíveis de serem convertidos em dinheiro ou de serem consumidos no próximo ciclo normal de operações normais da empresa (geralmente tem-se como base um ano). Os ativos circulantes são: dinheiro em caixa, conta movimento em bancos, mercadorias, depósitos bancários,.
Os ativos circulantes são:
Dinheiro em caixa, 
conta movimento em bancos,
 
Mercadorias
Depósitos bancários
Matéria primas e títulos
PASSIVO
Representa todas as obrigações financeiras que uma empresa tem para com terceiros. 
É tudo que deve ; as dividas que ela contraiu.
Exemplos
Contas a pagar
Fornecedores
Patrimônio Liquido
Representa o registro do valor que os proprietários de uma empresa têm aplicado no negócio.
Bens, direitos e obrigações
Como já saem os bens e direitos compõem o ativo e as obrigações fazem parte do passivo e , por consequência do balanço da empresa.
Vejamos alguns exemplos>>
Bens
São os pertences da empresa, ou seja, aquilo que a empresa possui e é utilizado na realização de suas atividades como, por exemplo: Imóveis, veículos, equipamento de informática, entre outros.
Direitos
São o que a empresa tem o direito de receber.
Exemplo: duplicatas a serem pagas por outros;
Obrigações
Podemos dizer que são os compromissos com terceiros, como exemplo podemos citar os salários, as duplicatas a pagar, os impostos a recolher, entre outros. 
Contas contábeis
Contas de Resultados:
Nessas contas são lançadas todas as receitas e despesas que demostram o resultado do exercício, citamos como exemplo as receitas com vendas e as despesas com compras.
Contas patrimoniais
Essas contas representam os ativos e os passivos, citamos como exemplo a conta caixa, o imobilizado, os fornecedores a pagar, entre outros.
Contas contábeis
Essas contas são utilizadas para os registros contábeis, o seu conjunto é chamado de Plano de Contas. Sem o plano de contas é impossível realizar a contabilidade, afinal de contas, é através dele que é representada a escrituração de bens, direitos, obrigações, capital, reservas entre outros .
By: Jamary Alves
Instrutora People

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais