Buscar

00-PERGUNTAS DISCURSIVAS PLANEJAMENTO DE CARREIRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- A habilidade também pode ser entendida como sendo a capacidade de dizer ou fazer algo sem melindrar ou ofender alguém (suscetível a se sentir ofendido) e capacidade para fazer o quê?
R: Contornar alguma situação embaraçosa ou constrangedora.
2- É capacidade de prestar serviços e obter trabalho remunerado utilizando-se das suas competências. Esta é a definição de que conceito?
R: Empregabilidade.
3- O conceito carreira normalmente esteve associado a uma trajetória de trabalho, construída a partir de um planejamento definido de possibilidades concretas de crescimento. Muitos estudantes ingressam no ensino superior acreditando que estão iniciando uma estrada estável, previsível. Em outras palavras, acredita-se que há uma evolução natural da carreira, durante e após a formação, com o passar do tempo. Entretanto, os profissionais começam a constatar que as empresas estão mudando em decorrência de reestruturações organizacionais. Quase 50% dos profissionais reconhecem que seu cargo, tal como é hoje, provavelmente não existirá dentro de três anos. Mesmo assim, a passagem do "mundo do emprego" para o "mundo da empregabilidade" ainda não é totalmente compreendida pela maioria. E quanto a você? O que pensa sobre isso?
R: O perfil dos profissionais está muito parelho, cabendo pouco espaço para diferenciação em termos simplesmente de análise de currículo. É aí que o conceito de carreira toma outra vertente, buscando incorporar outros diferenciais ao profissional.
4- Porque devemos ter foco em resultados?
R: A crescente competição imposta pelo mercado às organizações, e porque não dizer, às pessoas faz com que ambos sejam largamente cobrados por bons resultados.
5- Os termos competência e habilidade estão diretamente relacionados com o quê?
 
R: Empregabilidade.
6- Você tem uma entrevista de emprego e não sabe o que vão perguntar. Então, o entrevistador pergunta sobre quais são seus objetivos a curto e a longo prazo seguinte. O que você deve falar nessa hora?
R: Os meus objetivos a curto e a longo prazo são o de ajudar a empresa na conquista de seus objetivos. Se a empresa alcançar seus objetivos, automaticamente eu conquistarei os meus, através do esforço e comprometimento.
7- É no momento da reunião que seu profissionalismo é posto a prova e onde sua postura profissional estará sendo julgada, então tome alguns cuidados ao participar de reuniões de trabalho. Cite alguns deles: 
R: Não chegar atrasado, usar roupas adequadas, ler e pesquisar sobre o assunto que será colocado em pauta, etc.
8- Podemos afirmar que a grande maioria dos agentes econômicos (pessoas físicas e jurídicas) pratica a administração financeira, conscientes ou inconscientes da realização do processo, pois ganham ou obtém empréstimo, gastam ou investem dinheiro. Nas aulas apresentadas, pudemos identificar os conceitos de receita, gastos (custos e despesas), financiamentos, empréstimos e investimentos. No caso do desembolso realizado para que possam obter o diploma do ensino superior, como podemos classificá-lo?
R: Podemos classifica-lo como investimento, pois, no futuro poderá gerar receita.
9- Muitas empresas e seus respectivos profissionais em todas as áreas e também em todos os níveis entram em situações complicadas, ao partirem da premissa equivocada de que se não é ilegal, deve ser ético. Sob esta ótica a ética está relacionada ao quê?
R: À opção ou desejo de se manter com as outras relações e/ou condutas justas e aceitáveis que consiste em uma reflexão crítica que permita a escolha da melhor forma de agir.
10- Todo planejamento deve possuir a origem de recursos financeiros, a descrição dos recursos que serão utilizados e quanto vai custar para este planejamento ser realizado. Esta afirmativa deve ser considerada certa ou errada? Justifique sua resposta.
R: Certa, porque o orçamento realizado também atua como controle, determinando o limite de gasto com base na receita.
11- Todo planejamento deve possuir a origem de recursos financeiros, a descrição dos recursos que serão utilizados e quanto vai custar para este planejamento ser realizado. Esta afirmativa deve ser considerada certa ou errada? Justifique sua resposta.
R: Certa, porque o orçamento realizado também atua como controle, determinando o limite de gasto com base na receita.
12- De fundamental importância para os profissionais neste nosso competitivo mercado, este assunto surgiu a partir de uma exigência das empresas pela busca de profissionais cada vez mais competentes, atualizados e preparados para compor seus quadros de colaboradores. Logo o atual contexto exige o quê?
R: Profissionais cada vez mais preparados e conscientes de sua atuação. O termo empregabilidade traz elementos essenciais para se pensar em todo e qualquer profissional, pois exige capacidade e adequação do profissional ao mercado de trabalho.
13- O lucro é a principal medida de desempenho de uma organização, embora não deva ser o único instrumento de medida de rentabilidade da empresa. Gestores precisam ser eficazes e se conscientizar que os resultados derivam de ações internas e externas à empresa. Logo ele é resultado de duas ações. Que ações são essas?
R: O resultado deriva de ações sustentadas no aumento das receitas e redução das despesas.

Outros materiais