Buscar

Apresentação1 biogeografia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Os Processos Geológicos e Geomorfológicos da Caatinga
De acordo com Ab’ Sáber (1974 apud PRADO, 2003) o domínio das Caatingas encontra-se localizado nas depressões interplanálticas, sendo que um forte processo de pediplanação deu-se durante o período do Terciário superior e Quaternário inferior, esse processo acabou descobrindo as superfícies atuais de rochas cristalinas do Pré-Cambriano, como por exemplo, gnaisses, granitos e xistos, e como resultado foram deixados vestígios isolados das superfícies mais jovens, denominados inselbergs, serras ou chapadas.
www.biblioteca.ifc-camboriu.edu.br
Os Solos da Caatinga
A análise dos solos da Caatinga nos mostra uma forte presença da classe dos solos marrom sem cálcio, variando de Vérticos a vertissolos, apresentando horizonte B textural e pedras e pedregulhos na superfície. São observados também nesta região a presença de entissolos e latossolos, sendo frequente encontrar pedimentos cobertos por camadas de pedras, os chamados pavimentos desérticos (PRADO, 2003).
fonte: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br
Destaca-se ainda a presença de áreas isoladas de solos vermelhos (latossolos vermelho escuro) com horizonte B prismático, sendo a sua localização regiões elevadas das depressões interplanálticas, denominadas de “superfície velha do sertão” que não sofreram pediplanação completa. Tais solos são encontrados no leste de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. Outra classe de solos encontrados no Ceará, Bahia e, particularmente no Rio Grande do Norte são solos calcimórficos, enquanto que na serra do Cipó, em Pernambuco, e no raso da Catarina (BA) temos a presença de solos aluviais, alguns solos hidromórficos e os solos arenosos sedimentares profundos, popularmente conhecidos como Areias Quartzosas no Brasil (PRADO, 2003).
Os Solos da Caatinga
fonte: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br
LATOSSOLO
AREIAS QUARTZOSAS
Bioma Mundial
Utilizando-se de uma classificação mais precisa, Veloso et.al. (1991 apud DAMASCENA, 2011) classificou a região do nordeste brasileiro em Savana Estépica e esta foi subdividida em quatro grupos: Savana Estépica Florestada, Savana Estépica Arborizada, Savana Estépica Parque e Savana Estépica Gramíneo-lenhosa.
Fonte: imagens Google
SAVANA ESTÉPICA ARBORIZADA
SAVANA ESTÉPICA PARQUE

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes