Buscar

Historia da Educação 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			  HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
	
	Simulado: CEL0474_SM_201307191975 V.3 
	 VOLTAR
	Aluno(a): BRUNA BREDA
	Matrícula: 201307191975
	Desempenho: 3,0 de 8,0
	Data: 09/10/2013 19:51:20 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 200817566250)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na antiguidade clássica, o processo de formação educacional dos jovens tinha objetivos claros e apoiados em valores culturais das suas respectivas sociedades.
 O tipo de formação que se dava aos jovens em Esparta, cidade grega dedicada a conquistas era:
		
	 
	iniciar os gêmeos na arte dos combates e nos conhecimentos filosóficos e religiosos, em Esparta não havia distinção entre eles, somente a partir do fim da adolescência é que as aptidões definiam o papel que cada um cumpriria. Daí o surgimento de algumas mulheres que foram guerreiras e sacerdotisas nesta cidade.
	
	principalmente estabelecer a diferença do papel entre os gêneros, pois era comum na cultura grega que as mulheres ficassem praticamente presas ao Gineceu, enquanto os maridos iam para as guerras.
	
	treinar os meninos como guerreiros e tinham sua formação cultural constituída pelos filósofos e sacerdotes, enquanto as meninas aprendiam como respeitar seus homens guerreiros.
	
	determinar uma concepção de sociedade burocrática e extremamente sexista, valorizando muito mais as mulheres pelo papel intelectual que exerciam.
	
	a formação baseada apenas nos conhecimentos científicos adquiridos até aquele momento apesar de ser uma cidade em permanente conflito e somente a partir dos 20 anos os jovens eram treinado militarmente.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200817566892)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	¿[...] a característica essencial da educação reside no fato de ser difusa e administrada indistintamente por todos os elementos do clã. Não há mestres determinados, nem inspetores especiais para a formação da juventude: esses papéis são desempenhados por todos os anciãos e pelo conjunto das gerações anteriores¿ (DURKHEIN). O conceito de educação explicitado por Durkhein se refere:
		
	 
	Ao regime social tribal.
	 
	À educação moderna da burguesia.
	
	À educação brasileira do período colonial.
	
	À educação ocidental do século XX.
	
	Ao período da idade média.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200817514868)
	
	Na sociedade romana do século II a.c., o pater famílias concedeu à mãe os direitos sobre a educação de seus filhos durante a primeira infância. A mulher assumia, assim, a tarefa fundamental de educar. A quem era destinada essa educação proporcionada pela mulher?
		
	
Sua Resposta: Meninos e meninas
	
Compare com a sua resposta: A meninos e meninas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200817566264)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Durante cerca de 250 anos os Jesuítas tiveram o monopólio do processo educacional no Brasil, mas durante o século XVIII, com o movimento das Luzes e surgimento de Déspotas Esclarecidos, o Marques de Pombal convenceu o Reino português a expulsá-los da colônia portuguesa na América. Que tipo de modelo educacional surgiu no Brasil após a expulsão dos Jesuítas?
		
	
	A didática pombalina
	
	A pedagogia pioneira
	 
	As aulas Régias
	 
	A educação colonial
	
	Prática real
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200817566120)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A política expansionista romana leva a formação de um grande Império de vários povos. Para o domínio desse vasto Império se colocam medidas significativas de controle social. Entre as medidas efetivadas temos:
 I. A intervenção do Estado nos assuntos educacionais no sentido de estruturar sua máquina burocrática com a formação de funcionários públicos.
II. A criação de bibliotecas romanas a partir da apropriação de manuscritos das regiões conquistadas.
 III. O desenvolvimento do Direito Romano a partir a imposição dos valores e costumes romanos sobre os povos conquistados.
		
	 
	Somente as opções I e II estão corretas.
	
	Somente a opção I está correta.
	 
	Somente as opções II e III estão corretas.
	
	Somente a opção II está correta.
	
	Somente a opção III está correta.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200817566236)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A história da educação é uma disciplina, ou melhor, uma área de conhecimento, que busca compreender os processos que envolvem o desenvolvimento educacional no tempo e no espaço. Ao longo do tempo a própria disciplina transformou-se e incorporou elementos analíticos de outras áreas de conhecimento. Esta compreensão se deu principalmente a partir da chamada Escola dos Annales. A linha historiográfica pode ser entendida como sendo:
		
	
	Um instrumento de investigação que visa conhecer o passado, entender o presente, para melhor compreender as projeções de futuro da educação e de suas estruturas organizacionais.
	
	Baseada na concepção de lutas de classe, tendo como parâmetros as contradições entre a burguesia e o proletariado e parte de idéia do materialismo histórico dialético.
	
	Construida a partir da concepção que a história é uma ciência e que sua verdade está exclusivamente nos documentos escritos, a partir dos quais é possível se construir axiomas que mostram a etapa de desenvolvimento de cada sociedade.
	
	Parte da idéia que o conhecimento histórico é construído a partir das micros-histórias somadas, formando assim a história no sentido macro.
	 
	Uma disciplina que busca analisar o passado a partir das fontes disponíveis, ampliando estas fontes a qualquer vestígio documental, seja ele escrito, pictórico, oral entre outros. Estabelece um diálogo permanente com outras ciências como a geografia, a sociologia, a antropologia, a matemática e com qualquer área que possa contribuir para a construção histórica.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200817566905)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na história da educação, algumas concepções filosóficas influenciaram o pensamento pedagógico como o positivismo e o marxismo. Os principais representantes do positivismo e do marxismo são, respectivamente:
		
	 
	Paulo Freire e Augusto Comte.
	
	Martinho Lutero e Augusto Comte
	
	Comênius e Karl Marx.
	 
	Augusto Comte e Karl Marx.
	
	Karl Marx e Augusto Comte.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200817566128)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante a Antiguidade, a Grécia não confirmou uma unidade política, mas sim, cidades-estados autônomas. Nesse cenário destacam-se as cidades de Atenas e Esparta. Assinale o item que, de forma correta, compara a educação ateniense com a espartana:
		
	
	Em Atenas desenvolveu-se o laconismo.
	
	O desenvolvimento intelectual ateniense permitiu o acesso dos escravos as instituições educacionais do período.
	 
	Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos, a formação militar.
	
	Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da formação intelectual para uma participação ativa na pólis.
	
	A democracia ateniense possibilitava que as mulheres tivessem acesso a efebia, que eram escolas que ensinavam filosofia e literatura.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200817566123)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A passagem do período arcaico para o período clássico na história dos gregos antigos foi marcado por significativas mudanças culturais, sociais e políticas. Um aspecto central que marcou essas mudanças foi:
		
	
	O processo de ruralização das cidades-estados gregas no período arcaico.
	
	A criação e fortalecimento da cultura helenística.
	 
	A rivalidade entre Atenas e Esparta, que levou os gregos o início do expansionismo sobre a parte do Oriente.
	
	O grande desenvolvimento cultural de Atenas que permitiu à cidade liderar o mundo grego durante toda a Antiguidade.
	 
	O aparecimento dos primeiros filósofos e o abandono do uso de explicações míticas darealidade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200817521175)
	
		Na educação heróico-patrícia os aristocráticos recebem uma educação que tem como objetivo perpetuar os valores da nobreza e o culto aos ancestrais. O conceito de família se estendia aos filhos casados, escravos e clientes, cujo proprietário é o paterfamilias, exercendo ainda os papéis de juiz e chefe religioso. Mostre como nesse contexto, se  dava a educação dos meninos e das meninas.
	
		
	
Sua Resposta: As meninas não recebiam qualquer educação formal, mas aprendiam os ofícios domésticos e os trabalhos manuais com as mães. Principal objetivo da educação grega era preparar o menino para ser um bom cidadão. Os gregos antigos não contavam com uma educação técnica para preparar os estudantes para uma profissão ou negócio. Em Esparta a educação era organizada em modos militares e dava-se ênfase à educação física. Os meninos viviam em casernas dos 7 anos 30 anos e sua educação incluía intermináveis exercícios de ginástica e atletismo. Os professores surravam os alunos, as vezes, seriamente, a fim de reforçar a disciplina. Os espartanos alcançavam a maturidade em ótimas condições físicas mas em geral eram ignorantes; somente alguns sabiam ler e escrever. A educação em Atenas contrastava acentuadamente com àquela que era adotada em Esparta. Eles acreditavam que sua cidade-estado tornar-se-ia a mais forte se cada menino desenvolvesse integralmente as suas melhores aptidões individuais. O governo não controlava os alunos e as escolas. Um garoto ateniense entrava na escola aos 6 anos e ficava confiado a um pedagogo. Ele estudava aritmética, literatura, música escrita e educação física; além disso decorava muitos poemas e aprendia a tomar parte nos cortejos públicos e religiosos. Os meninos tinham feriados apenas nos dias de festas religiosas. O governo recrutava para treinamento militar durante 24 meses, todos os jovens quando atingiam a idade de 18 anos.
	
Compare com a sua resposta: Até os sete anos de idade as crianças eram confiadas aos cuidados da mãe ou de outra matrona
	
	 VOLTAR          
	
	Período de não visualização da prova: desde até .
Parte inferior do formulário

Outros materiais