Buscar

Questionário Constitucional COMENTADO.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONFORME AS QUESTÕES JÁ RESPONDIDAS, AQUI ESTÁ COM COMENTÁRIOS, CREIO QUE SEJÁ ISSO.
1. A inviolabilidade de domicílio, assegurada pelo art. 5º, XI, da Constituição Federal,
(A) pode ser suprimida por Emenda à Constituição.
(B) pode sofrer restrição na vigência do estado de defesa, que permite a busca e apreensão em domicílio, sem autorização judicial.
(C) prevê a possibilidade de ingresso em domicílio, a qualquer tempo, mediante ordem judicial.
(D) prevê a possibilidade de ingresso em domicílio para prestação de socorro.
São hipóteses autorizadas, em qualquer hora do dia ou da noite, de violação domiciliar: a ocorrência de flagrante delito, os casos de desastre e a prestação de socorro às vítimas.
2. Segundo a Constituição de 1988, constitui crime inafiançável e imprescritível
(A)     a prática da tortura.
(B)     a prática do racismo.
(C)     o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins.
(D)     o definido em lei como hediondo.
Todos os crimes constitucionalizados são inafiançáveis, mas racismo e grupo armados são Imprescritíveis.
3. Segundo a Constituição Federal de 1988 (CF), o sigilo das comunicações telefônicas
(A)      poderá ser violado, por ordem judicial ou administrativa, para instrução processual de ação de improbidade administrativa.
(B)      é absolutamente inviolável.
(C)      poderá ser violado, por ordem de ministro de Estado, para instrução de processo administrativo disciplinar.
(D)      poderá ser violado, por ordem judicial, para fins de investigação criminal.
Nesse mesmo sentido Alexandre de Moraes:
“Os direitos e garantias individuais e coletivos não podem ser utilizados como um verdadeiro escudo protetivo da prática de atividades ilícitas, tampouco como argumento para afastamento ou diminuição da responsabilidade civil ou penal por atos criminosos, sob pena de total consagração ao desrespeito a um verdadeiro Estado de Direito.” 
4.  É correto afirmar que a lei penal
(A)      não retroagirá, salvo para beneficiar o réu.
(B)      retroagirá, salvo disposição expressa em contrário.
(C)      não retroagirá, salvo se o fato criminoso ainda não for conhecido.
(D)      retroagirá, se ainda não houver processo penal instaurado.
A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
5. Acerca da proteção e da perda do direito de propriedade, julgue os itens seguintes.
 I A Constituição assegura a proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humanas, inclusive em atividades desportivas.
II A obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens podem ser integralmente estendidas aos sucessores e contra eles executadas.
III Na desapropriação de imóvel rural de interesse para a reforma agrária e de imóvel urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, o pagamento ocorrerá mediante títulos públicos e, não, mediante indenização em dinheiro.
IV Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros em caráter permanente.
 Estão certos apenas os itens
 (A)           I e III.
(B)           I e IV.
(C)           II e III.
(D)           II e IV.
Quanto ao item I está assegurado no art.5º da CF no inciso XXVIII e quanto ao item III está assegurado nos art. 184º ao 186º e no art.189º da CF.
6. No que se refere aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.
 (A)           A proteção à reprodução da imagem não abrange as atividades desportivas.
(B)           Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização de suas obras, mas não o de reprodução delas.
(C)           O direito de propriedade intelectual abrange tanto a propriedade industrial quanto os direitos do autor.
(D)           Às representações sindicais não é assegurado o direito de fiscalização do aproveitamento econômico de obras criadas por artistas a elas associados.
Propriedade de bens incorpóreos merece específica proteção constitucional a denominada "propriedade intelectual". A propriedade intelectual abrange os
"direitos de autor" e os direitos relativos à "propriedade industrial", como a proteção de marcas e patentes.
7. Assinale a opção correta com relação ao sigilo bancário.
 (A)           A quebra do sigilo bancário pode ser determinada diretamente pelo Tribunal de Contas da União.
(B)           A quebra do sigilo bancário está submetida à chamada reserva de jurisdição, podendo somente os juízes determiná-la e, ainda assim, de forma fundamentada.
(C)           Conforme a lei complementar que rege a matéria, constitui quebra ilegal de sigilo bancário a comunicação, às autoridades competentes, da prática de ilícitos administrativos, mesmo quando do fornecimento de informações sobre operações que envolvam recursos provenientes de qualquer prática criminosa.
(D)           As comissões parlamentares de inquérito poderão determinar a quebra de sigilo bancário sem a interferência do Poder Judiciário, desde que o façam de forma fundamentada.
Todo ato judicial deve ser fundamentado, de acordo com o que dispõe o artigo 93, inciso IX da CR/88. Recentemente, o STF considerou ilícita a prova tendo em conta a ausência de fundamentação da decisão judicial que determinou sua produção. 2a Turma (Informativo 633). Acrescenta-se que deve ser fundamentada com dados concretos, não sendo suficiente invocar a gravidade do crime.
8. A Constituição garante a plena liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar (art. 5°, XVII). A respeito desse direito fundamental, é correto afirmar que a criação de uma associação
 (A)           depende de autorização do poder público e pode ter suas atividades suspensas por decisão administrativa.
(B)           não depende de autorização do poder público, mas pode ter suas atividades suspensas por decisão administrativa.
(C)           depende de autorização do poder público, mas só pode ter suas atividades suspensas por decisão judicial transitada em julgado.
(D)           não depende de autorização do poder público, mas só pode ter suas atividades suspensas por decisão judicial.
A independência de autorização do poder público está assegurado no art. 5° inciso XVIII e quanto a suspensão e dissolução se situa no inciso XIX.
9. Determinado congressista é flagrado afirmando em entrevista pública que não se relaciona com pessoas de etnia diversa da sua e não permite que, no seu prédio residencial, onde atua como síndico, pessoas de etnia negra frequentem as áreas comuns, os elevadores sociais e a piscina do condomínio. Ciente desses atos, a ONG Tudo Afro relaciona as pessoas prejudicadas e concita a representação para fins criminais com o intuito de coibir os atos descritos. À luz das normas constitucionais e dos direitos humanos, é correto afirmar que
 (A)           o crime de racismo é afiançável, sendo o valor fixado por decisão judicial.
(B)           o prazo de prescrição incidente sobre o crime de racismo é de vinte anos.
(C)           nos casos de crime de racismo, a pena cominada é de detenção.
(D)           o crime de racismo não está sujeito a prazo extintivo de prescrição.
De acordo com o art. 5° inciso XLII, a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.
10. Joana, funcionária de um hospital, decide adotar um recém-nascido. Porém seu pedido de licença-maternidade é negado, por falta de previsão legal. Inconformada Joana ingressa na Justiça Trabalhista, onde recebe decisões favoráveis à luz dos princípios constitucionais, inclusive do Tribunal Superior do Trabalho. Porém, em última análise do caso, o Supremo Tribunal Federal decide pela denegação do pedido de licença maternidade, operando-se o trânsito em julgado da decisão. Segundo o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, qual será a alternativa correta:
A) Como a questão já transitou em julgado noPoder Judiciário do país acusado, Joana terá sua petição inadmitida pela falta de cumprimento do requisito previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos.
B) Como a proteção da família não está garantida pelo Pacto de São José da Costa Rica, Joana terá sua petição inadmitida pela falta de cumprimento do requisito previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos.
C) Joana poderá ter sua petição admitida pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que poderá continuar a analisar o mérito do assunto mesmo que o Brasil tenha alterado a legislação sobre o tema após a decisão do caso de Joana pelo STF, passando a beneficiar mães adotivas, em face da impossibilidade de retroatividade da norma para atingir coisa julgada.
D) Joana não poderá ter sua petição admitida, em razão de ser requisito indispensável que estivesse representada por um Estado-membro da Organização dos Estados Americanos, para apresentar à Comissão Interamericana de Direitos Humanos a petição que contém denúncia ou queixa de violação da Convenção Americana de Direitos Humanos por um outro Estado-parte do qual é nacional.
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos é competente para apurar violações contidas no documento do Pacto de San Jose da Costa Rica (vide art. 48, Pacto de San Jose).

Outros materiais

Perguntas Recentes