Buscar

Questões Neuropsicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões Neuropsicologia
Quais os princípios fundamentais da neuropsicologia cognitiva?
R: Em primeiro lugar que não é tão importante o fato de localizar a lesão responsável pelo sintoma, o que é importante é saber que resulta de uma lesão cerebral e, portanto capaz de alterar uma ou mais das operações que participam da execução normal das tarefas e em segundo lugar o principio da dupla dissociação.
A análise da fluência do discurso proposicional espontâneo é aquilo que mais impressiona no primeiro contato com o doente afásico. Cite pelo menos dois componentes que contribuem para a definição de fluência, dando suas respectivas características.
R: Débito – é o número de palavras produzidas por unidade de tempo. Pode estar diminuído pela lentificação do próprio ato motor de falar. Ou por uma disfunção de caráter cognitivo que empobreça a produção do discurso.
Esforço produtivo – Quando está presente tem a ver com a dificuldade de produzir palavras, como se se tratasse de uma tarefa muito trabalhosa. Torna-se evidente no início da articulação, como se a tomada de decisão estivesse comprometida. Simula gaguez por entraves no inicio da produção de cada palavra, mas sem ser propriamente gaguez.
Explique a importância do processo de escolha do material para a análise da afasia nos indivíduos.
R: É imprescindível que os objetos sejam conhecidos dos doentes, que façam parte de sua vida. Também que seja observado o nível de analfabetismo e as variações dos nomes dados a determinados objetos dependendo da cultura em que os indivíduos estão inseridos, para que não influa nos resultados. O correto é haver provas padronizadas e com respostas possíveis já previstas.

Outros materiais