Buscar

Teste de Sangue para Detectar EPO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EPO (ERITROPOETINA) : Até que enfim............
Muito tem se discutido em torno do controle ineficaz do doping pelos órgãos esportivos internacionais. A IAAF por exemplo, realiza um programa chamado "controle de doping fora de competição" que objetiva controlar os atletas nos longos períodos de treinamento que passam afastados das competições.
Mas, como detectar aqueles atletas que hoje se utilizam de uma substância que não aparece no exame anti-doping? Pois bem, é o caso do EPO, ou Eritropoetina, que é um hormônio produzido pelos rins e que controla a produção dos glóbulos vermelhos no sangue, aumentando o transporte de oxigênio para os músculos. A versão sintética de EPO é originariamente utilizada para se tratar anemia e sabemos que atletas de provas de longa distância se utilizam dela ilegalmente para melhorar até 10% de sua performance. Eles correm riscos com efeitos colaterais conhecidos como falhas no funcionamento do coração, e desde quando a EPO apareceu no mundo dos esportes nos anos 80 temos conhecimento de inesperadas 26 mortes de ciclistas, entre outros atletas de elite, levantando suspeitas de uso de EPO.
Detectar a EPO é difícil porque a versão sintética é quase igual a forma natural. E mais, além de seu efeito ser prolongado, o hormônio desaparece rapidamente do corpo. Felizmente, temos a boa notícia. Depois de inúmeros estudos, pesquisadores Australianos desenvolveram um teste de sangue para se detectar a EPO.
Testes foram realizados com atletas australianos e os resultados foram altamente satisfatórios, com pequenos índices de erro.
fonte: Hematologica (vol 85, edição de junho)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais