Buscar

Das representações sociais aos repertórios interpretativos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Demonstrem sua compreensão do conceito de representações sociais a partir do texto e dando exemplos práticos 
As representações são esquemas mentais ou imagens que as pessoas utilizam para fazer sentido do mundo e para se comunicar, ou seja, interagir com os outros. É sempre uma produção grupal, não podendo assim ser reduzida ás formulações individuais. Estas representações são resultantes da interação social, pelo que são comuns a um determinado grupo de indivíduos. Ex: Alguém pode se confessar com um analista como se fosse um sacerdote, mas o contexto é secular, em vez de religioso. Muitos analistas possuem qualificações médicas.
2. Apresentem as limitações do conceito de RS a partir de representantes da ciência hegemônica e de representantes da ciência pós-moderna. 
Representantes da ciência hegemônica- baseados numa perspectiva positivista, acusam Moscovici de falta de clareza conceitual, criticam o descompromisso com o rigor metodológico e argumentam contra a impropriedade de dar a essa abordagem a denominação de teoria.
Representantes da ciência pós-moderna- Crítica fundamental se refere ao emprego do termo “representação”, que, implicitamente remete a um objetivismo, na medida em que pressupõe a possibilidade de existência do objeto, anterior ás determinações e construções, daí o sentido de re-apresentação.
3. Que são repertórios interpretativos, quais são sua diferenças em relação ao conceito de RS e quais as vantagens do seu uso na visão de Benedito Medrado? 
São basicamente um léxico ou registro de termos e metáforas. Sistemas de uso recorrente utilizados para caracterizar e avaliar ações, eventos e outros fenômenos. Um repertorio é constituído através de uma quantidade limitada de termos usados em construções estilísticas e gramaticais particulares.
As Representações sócias buscam analisar o modo como as produções cientificas são re-significadas pelo senso comum, ou seja, pressupondo de dois campos linguísticos distintos( ciência e senso comum). Os repertórios interpretativos os discursos, inclusive os científicos, são considerados dinâmicos e polissêmicos, analizados á luz do seu contexto sócio-histórico de produção.
Repertórios interpretativos são usados para realizar diferentes tipos de descrição de atividades. O que se destaca é menos o consenso e mais a variabilidade. O foco é menos sobre as regras e mais sobre o uso da linguagem. Rompe com a noção de consensualidade e rompe também com a dicotomia ciência-senso comum.
4. Esforcem-se para apresentar as semelhanças e as diferenças entre os conceitos de Ideologia, Representações sociais e Repertórios Interpretativos. 
As pretensões do conceito de repertórios interpretativos são mais modestas. Se baseia na linguagem, subjetividade, lista de palavras u termos. As representações sociais se baseiam em grupos, na identidade grupal, universos simbólicos compartilhados. Ideologia o conjunto de ideias que caracteriza o pensamento de uma pessoa ou de um grupo, tende a conserva ou transforma o sistema social. Eu acho que a semelhança é que todas trabalham o grupo, o social, mesmo que de formas diferentes.
5. Pensando em Ideologia como um conceito mais sociológico e representações sociais e repertórios interpretativos como conceitos mais psicossociais, procurem dar exemplos das contribuições de cada conceito para um estudo que pretende identificar os processos de subjetivação no contexto de relações comunitárias e de relações de dominação. 
Por exemplo, em uma pesquisa onde o objetivo seria compreender a visão de psicologia predominante em um curso de psicologia: 
A)Os Repertórios Interpretativos poderiam contribuir para a identificação do conjunto de palavras que mais expressam os sentidos predominantes acerca do que é psicologia e como se faz psicologia, para cada pessoa de uma turma? Como? 
Sim, porque repertórios interpretativos são utilizados para caracterizar e avaliar ações, é constituído através de uma quantidade limitada de termos usados em construções estilísticas e gramáticas. Porque cada aluno poderia nomear uma lista de palavras acerca do que representa e como se faz psicologia para ele. Repertórios Interpretativos trabalha com a subjetividade do sujeito.
b)	A teoria das Representações Sociais permitiria a compreensão sobre qual a visão de psicologia que tal turma tem e qual a identidade ou as identidades de psicólogos estaria sendo formada a partir desta turma? Como? 
Sim, pois nenhum individuo está inserido em um único grupo social. Pertencemos a vários grupos e categorias sociais simultaneamente e, nesse sentido, possuímos representações compartilhadas com outros grupos de filiação. E com isso podemos ter em uma turma que busca aprender as diversas psicologias, mas partem do geral que é cursar psicologia.
c)	O Conceito de Ideologia contribuiria para a identificação de quais formas simbólicas que predominariam entre a turma e a serviço de quais relações de poder e dominação? Como isto se daria?
Por exemplo, na turma o Professor tem o poder, a turma é dominada por ele, uma forma simbólica da Ideologia, ou seja, o professor possui mais conhecimento, e domina a turma para que eles aprendam com ele, para que alcancem os objetivos esperados da disciplina propostos pelo Professor.

Outros materiais