Buscar

AD1 Consultoria Organizacional 2016 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2016/2º
Disciplina: Consultoria Organizacional
Coordenador: Murilo Alvarenga Oliveira
O modelo de avaliação é composto por 5 questões discursivas para realizar a avaliação;
Cada questão vale dois pontos;
Questão 1) A utilização de consultores em organizações é importante pelo fato de as mesmas não possuírem todas as competências necessárias para a solução de seus problemas. Os consultores são contratados quando uma organização não possui pessoal capacitado para solucionar determinados problemas com as mesmas oportunidades de êxito.
Quais razões são indicadas para utilizar consultorias nas organizações? A partir dessas razões descreva os principais benefícios gerados pelas consultorias.
Algumas razões para utilização da consultoria na organização, segundo Schein:
• diagnosticar os problemas atuais da empresa pois os gestores normalmente não conseguem identifica-los;
• os gestores precisam de ajuda para serem ajudados pois não sabem que tipo de ajuda precisam;
• Gestores que buscam melhorar a empresa necessita de ajuda para identificar o que melhorar e a melhor forma de fazê-lo.
Os principais benefícios são:
(Visão independente): por não ser um membro da organização, o consultor traz objetividade, destaca os problemas organizacionais e podem introduzir noivas ideias para melhorar o desemprenho das organizações;
 (Qualificações especiais): possuem características e conhecimentos variados que auxiliam a empresa a melhorar seu desempenho;
(Serviço profissional temporário): toda consultoria organizacional deverá ser temporária. O consultor desenvolve o processo de consultoria, prepara a organização para as mudanças e acompanha o processo, depois deixa a empresa.
Questão 2) Como os seres vivos, as organizações também possuem um ciclo de vida, apresentando várias fases de desenvolvimento. Estas fases são divididas, de forma didática, em quatro: crescimento, sustentação, maturidade/colheita e descontinuidade/transformação. Nesse ciclo de vida, as organizações podem apresentar processos de DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL e processos de deterioração organizacional
Fases do ciclo de vida das organizações:
•	Crescimento: as organizações nessa fase geralmente encontram-se no início do seu ciclo de vida, produtos e serviços em fase de lançamento. Normalmente se opera com fluxo de caixa negativo e baixo retorno de investimento;
•	Sustentação: fase em que as organizações obtêm excelentes retornos sobre o capital investido, buscam melhorias contínuas, investimentos, atratividade do mercado e reinvestimento. Foco na obtenção do melhor retorno sobre o capital investido;
•	Colheita: fase em que as organizações alcançam o estágio de maturidade em seus ciclos de vida, e, por isso, desejam colher os investimentos feitos nas duas fases anteriores. Não se busca investimentos a não ser para manter os equipamentos e as capacidades. O objetivo financeiro é a diminuição da necessidade de capital de giro;
•	Descontinuação/transformação: estagnação ou declínio dos lucros, taxas de mercado decrescentes. Ocorrem mudanças nos objetivos financeiros e de investimentos, buscando a retomada do crescimento, buscando inovação e descoberta de novos caminhos.
Questão 3) A carreira de consultor assim como em outras carreiras depende da vocação. 
Com base nas referências sobre competências de um consultor organizacional, explique os aspectos do tripé que sustenta a vocação de um consultor. 
 
VALOR PROPORCIONADO	
INTEGRIDADE DO CONSULTOR			FELICIDADE NA PROFISSÃO
	Segundo Oliveira, a base de sustentação da vocação profissional do consultor é um tripé:
Integridade do consultor: assumir compromisso com a empresa cliente e mantê-lo durante o projeto, exige do consultor clareza e transparência dos objetivos buscados e conhecimentos implementados, sigilo sobre os dados da empresa, dentre outras.
Valor proporcionado: o resultado do serviço do consultor, obtido a curto, médio e longo prazo pela empresa. É o valor proporcionado pelo consultor à empresa.
 Felicidade na profissão: elemento subjetivo, uma vez que se relaciona diretamente com a motivação que é expressada na sua realização profissional.
Questão 4) A atividade de consultoria é um processo de Desenvolvimento Organizacional (DO). Para que o consultor possa ter sucesso ele deve estimular a organização a ajustar sua cultura e o clima organizacional para desenvolver uma capacidade inovadora. 
Comente as capacidades inovadoras sugeridas pela abordagem do DO.
O Desenvolvimento Organizacional busca criar condições de mudança cultural e melhoramento do clima organizacional. Para isso a organização precisa ter capacidade inovadora, o que significa ter:
•	Adaptabilidade: capacidade de resolver problemas, reagir flexivamente diante do meio ambiente mutável e inconstante;
•	Consistência: consolidação de identidade de coletivo propiciando sinergia entre as pessoas, setores e tarefas;
•	Envolvimento: dedicação de cada profissional objetivando o comprometimento de todos na busca do objetivo organizacional;
•	Visão e objetivos claros: definição realista feita através de investigação, diagnóstico e compreensão do ambiente e estabelecimento dos objetivos de longo prazo.
Questão 5) O processo de consultoria é dividido em uma sequência essencial de etapas a serem seguidas, independentemente do tipo de consultoria em questão, para um melhor desempenho e controle dos serviços. 
Descreva o processo de consultoria em suas três fases distintas, comentando a finalidade de da primeira etapa que é o diagnóstico organizacional.
As fases do processo de consultoria são: diagnóstico organizacional, elaboração de soluções alternativas e implementação.
Diagnóstico organizacional: fase de colheita de dados, diagnóstico organizacional, ação de intervenção, processamento da solução do problema e a ação planejada. Tem a finalidade analisar os recursos de que a empresa cliente dispõe e as atividades que esses recursos proporcionam avaliar o desempenho desses recursos e identificar oportunidades para que os resultados apresentados por eles sejam melhorados. Ao final do processo do diagnóstico organizacional, o consultor poderá chegar à conclusão de quais poderão ser as futuras intervenções na empresa cliente.
�PAGE �
�PAGE �1�

Outros materiais