Buscar

Quem são os atores das decisões e suas características Passei direto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina: Processo Decisório
Quem são os atores das decisões e suas características?
Sabemos que tudo que envolve um planejamento precisa passar por um grande processo de decisões, sejam eles na nossa vida pessoal ou profissional. Falando de decisões tomadas dentro de instituições, sabemos que geralmente o individuo que toma essas decisões mais importantes, são os Gerentes, Diretores, Presidentes, dentre outros, eles são conhecidos como atores do processo decisório. Os atores também são os prefeitos, vereadores, dirigentes etc... Não podemos esquecer que juntamente com eles, todos os outros sofrem com as consequências dessas decisões, sejam elas boas ou ruins. O planejamento juntamente com o processo decisório existe para evitar possíveis problemas futuros e garantir uma maior eficácia nas decisões tomadas.
Principais atores que participam no Processo Decisório:
Decisores: É a pessoa ou um grupo no qual toma as decisões. 	O	 decisor geralmente não precisa participar dos processos de decisões, mas tem o dever de influenciar. Sempre existe um grupo que toma as decisões mas só a torna oficial mediante a assinatura do decisor.
Facilitadores: Facilitadores são pessoas experientes que tem que trabalhar focado nas soluções dos problemas, sempre algo relacionado a tomada de decisões. Em relação ao processo de decisão o facilitador deve manter-se neutro.
Analistas: Os analistas são os indivíduos que analisam e auxiliam os decisores e facilitadores, na identificação dos problemas e fatores. O maior trabalho dos analistas consiste na formulação dos problemas e em ajudar os demais atores a visualizar os problemas existentes.
 
REFERÊNCIAS
http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/111-administracao-geral/162-tomada-de-decisao-nas-organizacoes#.V7SuXfkrLIV Disponível em: 16/08/2016
http://www.virtual.ufc.br/solar/aula_link/solar_presencial/processo%20decis%C3%B3rio_Jeova/aula2/pdf/p_02.pdf Disponível em: 16/08/2016
http://www.scielo.br/pdf/pci/v16n1/a09v16n1.pdf Disponível em: 16/08/2016

Outros materiais