Buscar

OBJETIVA GESTÃO EMPRESARIAL - 100 - LUZ.

Prévia do material em texto

Questão 1/10
O estruturalismo surgiu como decorrência da burocracia e tinha como objetivo preencher lacunas deixadas pelas teorias clássica, das relações humanas e da burocracia de Weber na busca pela resolução das necessidades administrativos das organizações. Assim, a teoria estruturalista enfoca as organizações formais e informais, as recompensas salariais, materiais, sociais e simbólicas, os diferentes níveis hierárquicos da organização e a análise interna e externa das organizações. A concepção da organização, do ponto de vista estruturalista, pode ser enfocada segundo dois modelos. 
Relacione esses modelos de sistemas às suas descrições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de associação.         
I.        Sistema racional  
II.        Sistema natural 
(  ) Enfoca planejamento e controle, objetivos e metas. Busca eficiência para atingir resultados planejados em um plano diretor.    
(  ) Visualiza a organização como um sistema aberto. As partes da organização são integradas entre si, compondo um todo que intercomunica com o meio externo, ultrapassando o ambiente organizacional.  
(   ) Funciona como um sistema fechado, voltado para o ambiente interno da organização, onde inexistem as incertezas e a imprevisibilidade. É baseado nas abordagens das administrações científica e clássica e na teoria da burocracia.   
(   ) Considera a incerteza e a imprevisibilidade do meio e baseia-se em abordagens mais modernas da administração, como a teoria de sistemas, que será vista mais à frente.
	
	A
	I – I – II – II.
	
	B
	II – I – I – II.
	
	C
	II – II – I – I.
	
	D
	I – II – I – II.
Questão 2/10
Se você consultar o Novo Dicionário Aurélio Eletrônico verá que a palavra administração significa “ação de administrar” ou “conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar a estrutura e funcionamento de uma organização”. Já a palavra empresa significa “empreendimento, aquilo que se empreende”. Do ponto de vista econômico, segundo esse mesmo dicionário, “empresa é uma organização econômica destinada à produção ou venda de mercadorias ou serviços, tendo como objetivo o lucro”. 
A partir desta discussão assinale a alternativa que descreve, corretamente, a expressão “administração de empresas”.
	
	A
	É a ação de dar direção, de administrar através de um conjunto de princípios, normas e funções, os quais propiciam a ordem do funcionamento de organizações, em geral, com fins lucrativos, destinadas à produção e comercialização de mercadorias, bens ou serviços.
	
	B
	É a ação de dar direção, de administrar através de um conjunto de princípios, normas e funções, os quais propiciam a ordem do funcionamento de organizações, em geral, sem fins lucrativos, destinadas à produção e comercialização de mercadorias, bens ou serviços.
	
	C
	É a ação de dar direção, de administrar através de um conjunto de princípios, normas e funções, os quais não propiciam a ordem do funcionamento de organizações, em geral, com fins lucrativos, destinadas à produção e comercialização de mercadorias, bens ou serviços.
	
	D
	É a ação de dar direção, de administrar através de um conjunto de princípios, normas e funções, os quais propiciam a ordem do funcionamento de organizações, raramente, com fins lucrativos, destinadas à produção e comercialização de mercadorias, bens ou serviços.
Questão 3/10
Como o próprio nome sugere, a teoria das relações humanas nas organizações representa uma revolução de conceitos para as teorias administrativas. De acordo com o que estudamos sobre essa teoria, analise as proposições a seguir e marque V para as verdadeiras ou F para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.   (  ) A teoria das relações humanas surgiu apenas com o intuito de evidenciar as grandes empresas no processo produtivo e lucrativo, sem observar e nem corrigir os métodos de desumanização do trabalho.    (  ) Após a grande crise de 1929, houve uma sensível mudança na forma como os estudiosos das organizações enxergavam o fator humano no trabalho. (  ) Antes do surgimento da teoria das relações humanas, alguns autores que defendiam a escola clássica fizeram um trabalho de revisão de conceitos dessa escola, dando ênfase aos aspectos humanos das organizações. (  ) A teoria das relações humanas mudou o foco do conceito de homem economicus para homem social. A ênfase nas tarefas e nas estruturas foi substituída pela ênfase em pessoas. Isso levou os pensadores da administração a avaliarem o comportamento humano e a perceberem que a existência de muitas características humanas influencia o funcionamento da organização.
	
	A
	F – V – F – V.
	
	B
	F – V – V – V.
	
	C
	F – V – V – F.
	
	D
	V – F – V – F.
Questão 4/10
De acordo com o que estudamos sobre a administração empresarial, no livro Ferramentas para a moderna gestão empresarial: teoria, implementação e prática da autora Maria I. C Scatena, observe o parágrafo a seguir e assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas.  Podemos observar que a _______________________valoriza a tarefa como ponto fundamental para a evolução da organização, ao passo que a _____________ enfocava a estrutura da organização como chave para a eficiência do empreendimento.
	
	A
	administração científica – teoria clássica
	
	B
	hierarquia – amplitude
	
	C
	abordagem neoclássica – organização
	
	D
	teoria estruturalista – amplitude
Questão 5/10
Os departamentos são áreas ou divisões dentro da organização, os quais possuem um gestor com autoridade para comandar as atividades específicas daquele segmento. Os departamentos por ser classificados por tipos. Um deles é descrito a seguir:  “Os departamentos são definidos conforme os diferentes produtos ou serviços produzidos pela empresa. Ex.: departamento de livros, departamento de papelaria.”  De acordo com o que estudamos, assinale a alternativa que indica, corretamente, o tipo de departamentalização que foi descrito.
	
	A
	Por produtos ou serviços.
	
	B
	Geográfica.
	
	C
	Por clientela.
	
	D
	Funcional.
Questão 6/10
Em 1990, surgiu a Total Quality Environmental Management (TQEM), uma adaptação para o meio ambiente da administração da qualidade total (TQM – Total Quality Management). Esse modelo foi criado pela ONG Global Environmental Managemente Initiative (Gemi), formada pela iniciativa de 21 grandes empresas multinacionais, de acordo com Barbieri, citado por Scatena (2012). O TQEM utiliza como base quais ferramentas da qualidade total? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	PDCA, Diagrama de Ishikawa e benchmarking.
	
	B
	PDCA, brainstorming e Diagrama de Pareto.
	
	C
	Diagrama de Ishikawa, benchmarking e 5s.
	
	D
	Benchmarking, Diagrama de Ishikawa e Swot.
Questão 7/10
De acordo com Scatena (2011, p. 170) “Os sistemas de informação gerencial são ferramentas básicas para a padronização e análise das informações que mostram a situação geral da organização”. Ainda de acordo com a autora, um sistema de informação, quando corretamente utilizado, fornece às empresas oportunidade de obter diversos benefícios. Analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras ou F para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.   (   ) Redução de custos nas operações; facilidades no acesso às informações com a geração de relatórios (precisos e rápidos), melhora na produtividade e nos serviços realizados. (   ) Para a estrutura organizacional os sistemas facilitam o fluxo de informações, mas ainda mantém um elevado grau de centralização de decisões na empresa. (   ) Proporciona agilidade na tomada de decisões, por meio do fornecimento de informações mais rápidas e precisas. (   ) Para a estrutura organizacional os sistemas facilitam o fluxo de informações, proporcionando redução do grau de centralização de decisões na empresa.
Questão 8/10
As estratégias definidasnos planos podem ser diversas e utilizadas simultaneamente. Não existe uma classificação de tipos de estratégias disponíveis, mas alguns autores abordaram e classificaram algumas possíveis estratégias empresariais, dos quais destacamos Ansoff. A matriz de Ansoff classifica as estratégias em quatro categorias: penetração no mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produto e diversificação. Analise a sentença a seguir e assinale a alternativa que indica corretamente a categoria descrita.  
“É a estratégia de explorar mercado tradicional com produto tradicional.”
	
	A
	Desenvolvimento de mercado.
	
	B
	Desenvolvimento de produto.
	
	C
	Diversificação.
	
	D
	Penetração no mercado.
Questão 9/10
A partir da década de 1990, surgiu a organização por equipes com o objetivo de diluir as responsabilidades do topo, delegando-as a outros níveis. É o que conhecemos como empowerment, ou “empoderamento” de equipes. Existem alguns “tipos” de equipes, analise a descrição a seguir e após assinale a alternativa correta.  
“É composta por pessoas de vários departamentos funcionais, as quais resolvem problemas comuns a diversas áreas ou à organização como um todo e cujo líder é um dos seus membros.”
	
	A
	Funcional cruzada.
	
	B
	Permanente.
	
	C
	Adhocracia.
	
	D
	Matricial.
Questão 10/10
Os departamentos são áreas ou divisões dentro da organização, os quais possuem um gestor com autoridade para comandar as atividades específicas daquele segmento. Os departamentos por ser classificados por tipos. Um deles é descrito a seguir:  “Também conhecida como territorial ou regional, acontece quando há diferenciação de departamentos de acordo com a localização da realização da atividade. Ex.: região Sudeste, na qual se realiza atividade de cunho administrativo de uma empresa; região Norte, na qual são realizadas atividades operacionais dessa mesma empresa.”   De acordo com o que estudamos, assinale a alternativa que indica, corretamente, o tipo de departamentalização que foi descrito.
	
	A
	Por produtos ou serviços.
	
	B
	Geográfica.
	
	C
	Por clientela.
	
	D
	Funcional.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes