Buscar

2. QUESTIONÁRIO DE FISIOLOGIA

Prévia do material em texto

Educação Física: NOTURNO
QUESTIONÁRIO DE FISIOLOGIA
Prof. Élio Waichert Júnior
QUESTIONÁRIO DE FISIOLOGIA 2
1- Quanto à regulação da pressão arterial, temos a regulação humoral, na qual é realizada por hormônio. Descreva as funções dos hormônios ADH (vasopressina) e da aldosterona.
ADH (vasopressina) - promove vasoconstrição arteriolar, aumentando a resistência periférica e consequentemente a pressão arterial. Por esse motivo também recebe o nome de vasopressina.  Entretanto, em situações normais, a concentração de vasopressina no sangue está bem abaixo do nível necessário para promover o efeito vasoconstritor. Em casos de hipotensão severa, os níveis de ADH podem elevar-se para valores mais altos, contribuindo mais expressivamente com vasoconstrição periférica e aumento da pressão arterial.
Aldosterona - Sintetizada nas glândulas supra-renais, a aldosterona aumenta a reabsorção de sódio e consequentemente de água pelos rins. Dessa forma, quanto maior a quantidade de líquido e sódio no organismo, maior também será a pressão arterial.
2- Quais hormônios são liberados pelo pâncreas e descreva suas funções? 
Glucagon estimula a conversão de glicogênio hepático em glicose do sangue, favorecendo o aumento da glicose circulante.
Insulina regula o nível de glicose no sangue. Em certas condições, por exemplo, quando se ingere muito açúcar, o nível de glicose no sangue aumenta muito. Então o pâncreas libera insulina no sangue. Esse hormônio aumenta a absorção de glicose nas células. Assim, o excesso de glicose é retirado do sangue e o nível desse açúcar volta ao normal.
3- Descreva como funciona o eixo hipotálamo hipófise.
No eixo hipotálamo hipófise, hormônios estimulantes hipotalâmicos ou ativam ou inibem a secreção de hormônios hipofisários, que por sua vez vão até glândulas alvo e estimulam a secreção do hormônio final. 
As glândulas dependentes do eixo hipotálamo hipófise são: 
- Tireóide;
- Córtex adrenal;
- Glândulas sexuais.
4- Descreva o que é hipertensão arterial e uma forma de controlá-la apenas através da alimentação.
Hipertensão arterial é quando se tem uma pressão arterial sistólica 140mmHg ou diastólica 90mmHg acima ou igual a esses valores e que sejam persistentes ao longo do tempo. 
A hipertensão arterial se dá, na maioria das vezes, em função do aumento da resistência das arteríolas (vasoconstrição) ou um aumento da volemia.
As recomendações dietéticas para controlar a hipertensão arterial são:
- Preferir – Alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados. Temperos naturais, limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha. Verduras, legumes, frutas, grãos e fibras. Peixes e aves preparadas sem pele.
- Limitar – Sal, álcool, gema do ovo no máximo três vezes por semana, crustáceos, margarinas dando preferência às cremosas.
- Evitar – Açúcar e doces, frituras, derivado de leite na forma integral com gordura.
5- O que é diabetes tipo II e descreva a função da insulina. Qual tipo de hormônio a insulina é?
O diabetes tipo 2 é uma doença metabólica crônica que se caracteriza pela dificuldade do corpo em utilizar a insulina, então as pessoas que sofrem desta diabetes têm uma fraca sensibilidade à insulina (hormônio que permite a entrada do açúcar nas células). Dessa forma, o metabolismo de açúcar pelo corpo fica prejudicado.
Não há cura para o diabetes tipo 2 e, quando não tratado adequadamente, pode ocasionar sérias complicações à saúde, sobretudo no sistema cardiovascular.
O “diabetes tipo 2” ocorre geralmente em pessoas adultas e com obesidade. É o tipo mais comum, atingindo 90% dos casos.
Insulina é um hormônio anabólico. 
A insulina regula o nível de glicose no sangue. Em certas condições, por exemplo, quando se ingere muito açúcar, o nível de glicose no sangue aumenta muito. Então o pâncreas libera insulina no sangue. Esse hormônio aumenta a absorção de glicose nas células. Assim, o excesso de glicose é retirado do sangue e o nível desse açúcar volta ao normal.
6- Descreva o que é despolarização, repolarização e hiperpolarização
Despolarização celular: entrada de sódio na célula. Na verdade a despolarização celular é um processo de inversão da polaridade.
Quando uma célula qualquer recebe um estímulo eficaz ocorre um aumento da permeabilidade do íons sódio (abrem-se os portões dos canais de sódio).
Repolarização é o processo pelo qual se reestabelece a polaridade normal da membrana, antes da despolarização, ou seja, o interior da membrana volta a ficar com carga eletronegativa e o exterior com carga eletropositiva.
Hiperpolarização (saída excessiva de potássio da célula) é qualquer mudança no potencial de membrana que torna a membrana celular mais polarizada. Ou seja, é o aumento no valor absoluto do potencial de membrana. Assim sendo, qualquer mudança que afaste o potencial de membrana do valor nulo é considerado uma hiperpolarização.
7- Relacione a anestesia aos canais iônicos
Os agentes usados para induzir a anestesia atuam modificando a função dos canais iônicos dependentes de voltagem nas membranas das células nervosas; o mecanismo exato ainda é discutível.
8- Descreva a função do hormônio peptídeo natriurético atrial
Os peptídeos natriuréticos são parte essencial do sistema de controle do aparelho cardiovascular e da homeostase hidrossalina. O peptídeo atrial natriurético é produzido primariamente pelas células atriais. 
Com potentes efeitos natriuréticos e diuréticos, exercem efeito vasodilatador direto e secundário à ação simpaticolítica e à inibição do sistema renina-angiotensina-aldosterona. 
Estudos recentes têm enfatizado as potencialidades terapêuticas dos peptídeos natriuréticos e de seus análogos, especialmente na insuficiência renal aguda e na insuficiência cardíaca congestiva.
9- Descreva o potencial de ação cardíaca no ventrículo
As principais diferenças entre o músculo esquelético e o cardíaco não estão na bioquímica da contração, e sim nas propriedades do potencial de ação que inicia a contração.
Contrações cardíacas são iniciadas pelas células-marcapasso cardíaca, que se despolarizam espontaneamente até o limiar. As células-marcapasso cardíacas normais estão localizadas no átrio direito, próximo da veia cava, em um local denominado nodo sinoatrial (SA).
As principais diferenças entre o início da contração no músculo cardíaco e no esquelético são as seguintes:
1- A origem dos potenciais de ação da célula muscular - os potenciais de ação são espontâneo no caso do músculo cardíaco, mas dependentes dos potenciais de ação dos neurônios motores no caso do músculo esquelético
2- A propagação dos potenciais de ação - eles se propagam de célula para célula no músculo cardíaco, mas ficam confinados no interior de uma única célula no músculo esquelético
3- O papel do cálcio extracelular - ele contribui diretamente para o início do deslizamento das pontes de actina-miosina no músculo cardíaco e também estimula a liberação de mais cálcio do retículo sarcoplasmático. Na contração do músculo esquelético, o cálcio extracelular desempenha apenas o papel de estimulador
10- Descreva o mecanismo de ação da toxina botulínica
A toxina botulínica atua na placa das terminações neuromusculares colinérgicas pré-sinápticas inibindo a liberação das vesículas de acetilcolina nas terminações pré-sinápticas, com isso, provoca paralisação muscular inibindo a acetilcolina na junção neuromuscular e provocando denervação química.
11- Descreva o que é zona de transporte e zona de condução respiratória
Zona de transporte: O ar inspirado, em seu trajeto pelas vias aéreas superiores, é filtrado, umidificado e aquecido até entrar em equilíbrio com a temperatura corporal. Isto decorre de seu contato com a mucosa úmida que reveste as fossas nasais, faringe e laringe. Nessa região também são filtradas as partículas de maior tamanho em suspensão no ar. As vias aéreas superiores atuam acondicionandoo ar, protegendo do ressecamento, do desequilíbrio térmico e da agressão por partículas poluentes de grande tamanho nas regiões mais internas do sistema. A árvore traqueobrônquica ou zona de transporte aéreo estende-se da traquéia ate os bronquíolos terminais. A remoção de partículas poluentes, não se faz somente nas vias aéreas superiores. A cada bifurcação do sistema de condução, a geração de turbulência, com consequente impactação de partículas. As partículas removidas do ar por esses processos caem sobre a camada de muco que recobre o sistema de condução e, com muco, são removidas em direção a glote pelos batimentos ciliares das células que formam o epitélio dessa região. 
Zonas de Transição e respiratória: A zona de transição se inicia ao nível de bronquíolo respiratório que se diferenciam por apresentarem sacos alveolares e também por se comunicarem diretamente com os alvéolos por meio de pequenos poros em suas paredes, denominados canais de Lambert. A zona respiratória é constituída pelos ductos, sacos alveolares e alvéolos.
12- Quais as principais funções das zonas de condução?
As vias aéreas superiores têm como principais funções o aquecimento, a umidificação e a filtragem do ar inspirado. Os pêlos nasais e o turbilhonamento do fluxo aéreo formam a primeira barreira de defesa do sistema respiratório, retendo partículas com dimensões superiores a 10 micrometros.
Depois de aquecido, umidificado e filtrado, o ar inspirado é conduzido através da laringe, traquéia, brônquios e suas ramificações, até os bronquíolos terminais.
13- Qual a função do surfactante?
O papel do surfactante é diminuir a tensão superficial alveolar, aumentanto a complacência pulmonar e diminuindo o trabalho inspiratório. Outra função do surfactante é manter os alvêolos secos, as forças de tensão superficial, além de tender a colabar o pulmão, também promovem uma sucção do líquido dos capilares para os espaços alveolares. A perda de surfactante produz redução da complacência pulmonar, áreas de atelectasia e alvéolos cheios de transudato.
CONCLUINDO, SUAS FUNÇÕES SÃO:
**Aumenta a complacência pulmonar e consequentemente diminuir o esforço respiratório.
**Evitar atelectasia (colapso do parênquima pulmonar) no fim da respiração.
**Facilitar o recrutamento do parênquima colapsado.
14- Explique o mecanismo de filtração renal
Inicialmente o sangue vem por um vaso chamado arteríola aferente passa pelo glomérulo e sai pela arteríola eferente. 
O sangue é filtrado ao passar pelo glomérulo num processo chamado filtração glomerular. A quantidade de líquido que passa do glomérulo para a Capsula de Bowman (conhecido como filtrado glomerular) é muito grande, cerca de 170 litros por dia, sendo 99% desse total reabsorvidos pelos túbulos renais, resultando em arpoximadamente 1,7 a 2 litros de urina por dia.
O mecanismo de passagem do líquido e sua composição é devido ao equilíbrio entre as forças que tendem a manter o líquido nos vasos e as que tendem a expulsá-lo (Forças de Starling). Os dois principais fatores são a Pressão hidrostática, que favorece a passagem de líquido do sangue para a cápula de Bowman, e a Pressão oncótica, que impede a saída de líquidos do sangue.
Após ser produzido pelo glomérulo, o filtrado glomerular segue para os túbulos renais onde será processado para dar origem à urina. Em cada segmento dos túbulos renais, ocorrem movimentos ativos (com gasto de energia) e passivos (sem gasto de energia) para a reabsorção de água e eletrólitos. Algumas substâncias, como eletrólitos e medicamentos, são secretadas do sangue para o filtrado glomerular pelos túbulos renais. 
O líquido final resultante do processamento tubular é a urina.
Os rins atuam na manutenção do equilíbrio ácido-basico, regulam a concentração de bicarbonato (HCO3), o qual possui a função de tamponamento, excretando ions de hidrogênio e regulam a produção de eritrócitos, através da secreção de eritropoetina, um hormônio que estimula a síntese de eritrócitos.
QUESTIONÁRIO DE FISIOLOGIA 2
Descreva o papel do nodo sino atrial
Ele é o marcapasso do coração, é nele que se origina o potencial de ação, o impulso elétrico que se espalha pelas células musculares do coração ocasionando as contrações cardíacas.
O nódulo sinoatrial atua como um marcapasso, controlando a frequência dos batimentos, é responsável pelo automatismo cardíaco, se localiza no átrio direito e manda impulsos elétricos que percorrem as paredes dos átrios e estimula o nó átrio ventricular, localizado aproximadamente no septo de mesmo nome, sendo responsável pelos impulsos que percorrem as paredes ventriculares. Ocasionando a contração cardíaca, que pode ser aumentada ou diminuída através do controle do sistema nervoso simpático e parassimpático cardíaco.
Defina as principais funções do pâncreas
O pâncreas possui 2 funções principais: A secreção de um liquido que contem enzimas digestivas para o interior do duodeno ( função exócrina ) e a secreção dos hormônios insulina e glucagon, os quais são necessários para metabolizar o açúcar para a corrente sanguínea (função endócrina).
Quais os principais papéis dos neurotransmissores do sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático)
Normalmente as fibras nervosas dos sistemas simpáticos e parassimpáticos secretam dois neurotransmissores principais: noradrenalina e acetilcolina.
As fibras que secretam noradrenalina ativam receptores adrenérgicos e as que secretam acetilcolina ativam receptores colinérgicos.
Ao contrário do que se pode imaginar, não existe uma regra muito precisa de qual das duas substâncias cada sistema emprega; no entanto, podem-se fazer algumas generalizações para melhor compreensão. Podemos assim afirmar que todos os neurônios pré-ganglionares, sejam eles simpáticos ou parassimpáticos, são colinérgicos. Consequentemente, ao se aplicar acetilcolina nos gânglios, os neurônios pós-ganglionares de ambos os sistemas serão ativados.
Em relação aos neurônios pós-ganglionares do sistema simpático, estes, em sua maioria, liberam noradrenalina, a qual excita algumas células, mas inibem outras. No entanto, alguns neurônios pós-ganglionares simpáticos, são colinérgicos, como por exemplo, os que enervam a maioria das células sudoríparas. Outro exemplo são os que enervam alguns vasos que irrigam tecido muscular.
NO CORAÇÃO: Os neurônios simpáticos liberam noradrenalina junto as células do nódulo SA, de forma que a atividade nervosa simpática aumenta a frequencia cardíaca. Os neurônios parassimpáticos liberam acetilcolina junto às células do nódulo SA, de forma que a atividade parassimpática diminui a atividade cardíaca.
Descreva o caminho percorrido pelo sangue na grande e pequena circulação
Na pequena circulação, o sangue venoso do ventrículo direito e bombeado para as artérias pulmonares pela sístole ventricular. Desta maneira, este sangue atinge os capilares dos pulmões onde ocorrem as trocas gasosas. Daí, agora arterial, ele retorna ao coração pelas veias pulmonares, chegando ao átrio esquerdo.
Na grande circulação, o sangue arterial do ventrículo esquerdo é bombeado para a artéria aorta pela sístole ventricular. Desta maneira, este sangue atinge os capilares dos tecidos de todo o organismo, onde ocorrem as trocas gasosas e metabólicas. Daí, agora venoso, ele retorna ao coração pelas veias cavas superiores e inferiores, chegando ao átrio direito.
Explique porque a velocidade de condução em fibras mielinizadas é muito maior em comparação as fibras desmielinizadas
No SNP, o axônio, ao longo de seu comprimento, é envolvido por células de Schwann (em axônios motores e na maioria dos sensitivos, formam-se duas bainhas, a de mielina mais interna e o neurilema mais externamente), que se interrompem em intervalos regulares chamados nódulos de Ranvier (onde se encontram os canais de sódio e potássio), sendo os espaços situados entre eles são denominados internódulos. Na terminação axônica, a bainha de mielina desaparece, porém permanece oneurilema (no SNC não há formação de neurilema). A bainha de mielina funciona como um isolante e, portanto permite a condução mais rápida do impulso nervoso, que em conseqüência dos nódulos de Ranvier, é saltatória. Essa forma de condução saltatória do estímulo é o que faz que a condução seja mais rápida nas fibras mielinizadas.
Defina quais as características importantes para que haja troca de gás nos alvéolos.
É nos alvéolos que será feita a troca de gases entre o ar e o sangue. O sangue rico em gás carbônico (sangue venoso) chega aos alvéolos pulmonares pelos capilares, e entra em contato com o ar que preenche os alvéolos por sua fina camada de células achatadas. Aí ocorrem as trocas gasosas. O sangue libera o gás carbônico (dióxido de carbono) e capta o oxigênio, se transformando de venoso em sangue arterial (rico em oxigênio).
A difusão de gases entre os alvéolos e o sangue obedece às regras da difusão simples.
1. A taxa da difusão através das membranas é diretamente proporcional ao gradiente de pressão parcial (concentração).
  2. A taxa de difusão através das membranas é diretamente proporcional à superfície de área disponível.
  3. A taxa de difusão através das membranas é inversamente proporcional à espessura da membrana.
  4. A difusão é mais rápida em distancias curtas.
Explique porque a falta da ligação da acetilcolina com os receptores nicotínicos podem acarretar distúrbios de contração muscular esquelética
Os receptores nicotínicos se encontram principalmente nas bordas das pregas da junção neuromuscular e nos gânglios pós-sinápticos do sistema parassimpático e se ativa quando a acetilcolina é liberada nas sinapses. 
Os receptores nicotínicos musculares são encontrados nas junções neuromusculares. São receptores ionotrópicos e, portanto, a acetilcolina agirá de forma direta, promovendo a abertura de canais iônicos e uma resposta rápida que ocasiona a contração muscular.
Dessa forma, a falta da ligação da acetilcolina com os receptores nicotínicos pode acarretar distúrbio de contração da musculatura esquelética. Isso ocorre na doença conhecida por Miastenia Gravis.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes