Buscar

Trabalho TGA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Nome: Tassio Juliano F. Moreira 
Professor: Marioalberto
2° Semestre de Administração - UNITEP
Abordagem Estruturalista
Teoria Estruturalista
	Surgiu da tentativa de conciliar as teses propostas pelas Teorias Clássicas e das Relações Humanas, essa teoria também procura ligar as organizações com seu ambiente externo. A Teoria Estruturalista é focada na estrutura e no ambiente, com isso trouxe uma importante quebra com a relação as anteriores, mostrando a organização como sendo um sistema aberto relacionado com o ambiente e as demais organizações. E também representa uma visão extremamente critica da organização formal.
 	Observando que vivemos em uma sociedade repleta de organizações e que dependemos delas por toda nossa vida, tudo que consumimos é fabricado por algum tipo de organização. Os estruturalistas também tinham uma visão dividida da realidade e com isso, entendiam que os indivíduos necessitavam de recompensas materiais e sociais.
	 
A teoria estruturalista envolve:
- Tanto a organização formal como a informal;
- Tanto as recompensas salariais e materiais como as recompensas simbólicas e sociais;
- Todos os diferentes níveis hierárquicos de uma organização;
- Todos os diferentes tipos de organização;
- A análise intra-organizacional e a análise inter-organizacional.
Para os estruturalistas o ambiente é formado pelas outras organizações que formam a sociedade, e também discordam da Teoria Clássica que afirma que haja harmonia de interesse entre funcionário e patrão, e também da Teoria das Relações Humanas que fala que a harmonia deve ser preservada pela administração. Ambos não englobam em suas discussões o problema Conflito, já para o estruturalista os conflitos geram mudanças e desenvolvimento dentro das organizações e significa existência de idéias, sentimentos, atitudes e interesses. 
Teoria Burocrática
	Surgiu após as Teorias Clássicas e das Relações Humanas, com uma abordagem generalista e integrada das organizações anteriores, e sua liderança se dá através das regras escritas e também de uma estrutura hierárquica dependendo do grau de especialidade e competência técnica de cada individuo dessa organização. È uma forma de organização humana baseada na racionalidade e na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, sempre procurando garantir a máxima eficiência possível, e seguindo seus preceitos com rigidez e disciplina para um melhor desenvolvimento de sua organização. 			A Teoria Burocrática desenvolve-se dentro da administração ao redor dos 40 anos, em função, principalmente, dos seguintes aspectos:
- Fragilidade e parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas;
- A necessidade um modelo de organização racional aplicável não somente à fabrica, mas a todas formas de organização, principalmente às fabricas;
- O tamanho e complexidade crescente das empresas;
- O ressurgimento da sociologia da Burocracia.
	Para o sociólogo Max Weber comparar os mecanismos burocráticos com outros tipos de organizações era o mesmo que comparar a produção da maquina com o modos de produção não-mecânicos. Assim as vantagens burocráticas são: 
- Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização;
- Precisão na definição do cargo e na operação;
- Rapidez nas decisões;
- Unicidade de interpretação;
- Uniformidade de rotinas e procedimentos;
- Continuidade da organização através da substituição do pessoal afastado;
- Redução de atrito entre as pessoas;
- Subordinação dos mais novos aos mais antigos;
- Confiabilidade.
Nessas condições, o trabalho é profissionalizado, o nepotismo é evitado, as condições de trabalho favorecem a moralidade econômica e dificulta a corrupção. E o posicionamento das normas burocráticas assegura a cooperação de inúmeras pessoas que cumprem as regras organizacionais.

Outros materiais