Buscar

SIMULADO GESTÃO E MAPEAMENTO DE PROCESSO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SIMULADO – GESTÃO E MAPEAMENTO DE PROCESSO
Questão 1/5
Aprendemos que para proposição de melhorias é necessária uma análise nos processos, que passa obrigatoriamente pela análise dos indicadores. Além das análises básicas apresentadas (custo, tempo, valor agregado e qualidade), existe um outro método de análise fundamentado em gatilhos que geram possíveis soluções. Baseado neste argumento, se em uma posterior análise chega-se a conclusão de que o gatilho seja variabilidade nos indicadores, quais seriam as possíveis soluções?
Questão 2/5
Para se mapear um processo, conforme verificamos nos nossos estudos (o exemplo do processo de fazer pipoca na panela é uma referência), utilizamos uma técnica (ou linguagem) denominada SIPOC. Quais são as etapas (definições) para elaboração desta técnica de mapeamento?
Questão 3/5
Dentre as notações para mapeamento de processos, uma das mais utilizadas é o fluxograma. Conforme sequência de processo abaixo, elabore um mapeamento através de um fluxograma simples.
Início;
Receber Pedido;
Se o cliente está cadastrado, processar o pedido, se não estiver cadastrado efetuar o cadastro para elaboração do pedido;
Se o crédito do cliente está aprovado, retirar o produto no estoque, embalar o produto, enviar para a transportadora, e entregar ao cliente. Se o crédito não estiver aprovado, informar o cliente e encerrar o processo.
Fim.
Questão 4/5
Aprendemos em nossos estudos os termos agregação de valor, lead time e tempo de processamento. Analise o pequeno texto abaixo e responda as perguntas a seguir.
“Amélia verificou entre alguns papéis em sua mesa que tinha uma conta a pagar e que só poderia ser paga em um banco. Como ela não tinha outra opção, ela foi ao banco para pagar esta conta. Do momento em que ela entrou no banco até o início do atendimento percorreram-se 42 minutos. O tempo de atendimento foi de 4 minutos.”
Responda:
 
Qual foi o tempo de lead time?
Qual foi o tempo de processamento?
Qual foi a porcentagem de valor agregado?
Questão 5/5
Um mapeamento de processos foi realizado na empresa “PrintEasy” que executa impressões de publicações a partir de pedidos dos clientes. A priori, as informações foram descritas para posterior elaboração do fluxograma.
Com base nas técnicas de mapeamento de processos, elabore um fluxograma funcional (com raias, aquele que descreve os departamentos) conforme descrição abaixo e no sentido horizontal.
 
O cliente inicia o processo com a requisição do pedido;
O departamento de impressão coleta a informação a ser processada (dados no computador) e efetua a impressão;
O departamento de fechamento encaderna o material;
O departamento de qualidade verifica a gramática;
Se estiver correto, segue para o departamento de envio que processa o preenchimento do pedido e envia ao cliente.
Se não estiver correto, retorna ao processo de impressão.
Em seguida faça uma análise no processo e proponha uma melhoria. 
OBS: Como a questão será corrigida e discutida na aula interativa, faça o fluxograma em papel e responda a parte da análise aqui no AVA. Essa questão não possui gabarito pois é aberta.

Outros materiais