Buscar

Prova Objetiva de políticas Públicas, nota 80

Prévia do material em texto

MARCOS FLAVIO DA SILVA BRAZ - RU: 1116857 
Nota: 80
PROTOCOLO: 201609061116857BA0248
Disciplina(s):
Políticas Públicas
	Data de início:
	06/09/2016 10:52
	Prazo máximo entrega:
	06/09/2016 11:52
	Data de entrega:
	06/09/2016 11:41
Questão 1/10
A história nos mostra que até o início da crise econômica mundial dos anos 1930, prevaleceu nos principais países do mundo um modelo de Estado que era caracterizado por possuir um aparelhamento institucional pequeno e por pouco intervir nas atividades econômicas.
(QUEIROZ, Roosevelt B.. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InteSsaberes, 2012)
Considerando os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, assinale a alternativa correta que apresenta qual modelo de Estado está identificado no texto:
	
	A
	Esse modelo de Estado é geralmente chamado de socialista.
	
	B
	Esse modelo de Estado é geralmente chamado de liberal.
A história nos mostra que até o início da crise econômica mundial dos anos 1930, prevaleceu nos principais países do mundo um modelo de Estado que era caracterizado por possuir um aparelhamento institucional pequeno e por pouco intervir nas atividades econômicas.
Esse modelo de Estado geralmente chamado liberal e que teve como principal ideólogo o filósofo escocês Adam Smith.
Referência: QUEIROZ, Roosevelt B.. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012, pág. 28.
	
	C
	Esse modelo de Estado é geralmente chamado de comunista.
	
	D
	Esse modelo de Estado é geralmente chamado de integralista.
	
	E
	Esse modelo de Estado é geralmente chamado de desinteressado.
Questão 2/10
Em geral, toda política pública apresenta determinadas características que possibilitam diferenciá-la de uma outra. Uma dessas características é sua finalidade em relação às funções que o Estado exerce na sociedade. Tendo em vista essas funções, as políticas públicas podem ser divididas nos seguintes tipos ou categorias, políticas: estabilizadoras, reguladoras, alocativas, distributivas e compensatórias.
QUEIROZ, Roosevelt B.. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012).
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, no que diz respeito às políticas alocativas, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Têm por objetivos otimizar o nível de emprego, buscar a estabilidade de preços e promover o crescimento econômico, o aumento da renda per capita etc.
	
	B
	Têm por objetivo regular a atividade econômica mediante leis e disposições administrativas (estabelecimento de controle de preços, regulação dos mercados, proteção dos consumidores etc.).
	
	C
	Compreendem a maioria das políticas que é objeto das programações dos diferentes governos. Geralmente, disponibilizando diretamente aos beneficiários dos programas determinados bens ou serviços.
Você acertou!
Compreendem a maioria das políticas que é objeto das programações dos diferentes governos. Geralmente, disponibilizando diretamente aos beneficiários dos programas determinados bens ou serviços.
Referência: QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012, pág. 98.
	
	D
	Têm por objetivo a distribuição da renda.
	
	E
	Normalmente, são destinadas aos segmentos mais pobres da população, excluídos ou marginalizados do processo de crescimento econômico e social.
Questão 3/10
A pactuação das políticas públicas com a sociedade os ambientes democráticos atuais é uma condição importante para o seu sucesso, e é fundamental que os partidos políticos e o próprio Poder Legislativo, que são os canais naturais entre povo e governantes, estejam envolvidos também na coordenação do desenho das políticas públicas.
(QUEIROZ, Roosevelt B.. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012).
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, analise as proposições abaixo com V para (Verdadeiro) ou F para (Falso) face aos conteúdos, cabe salientarmos que:
(  ) Ouvir e negociar com os cidadãos não significa necessariamente dar sempre razão a eles.
(  ) Os problemas e as demandas são diversificados, entre outras razões, pelo crescimento dos direitos das minorias, o interesse geral é a síntese de múltiplos interesses.
(   ) O Estado permanece como o responsável por encontrar as soluções que melhor atendam ao interesse geral.
(  ) Nas sociedades atuais o Estado deve deixar de ser autoritário, sem, entretanto, subordinar-se totalmente e passivamente à opinião pública.
	
	A
	V, V, V, V
Você acertou!
Cabe salientar, no entanto, que ouvir e negociar com os cidadãos não significa necessariamente dar sempre razão a eles, pois o que a maioria pensa em determinadas circunstâncias pode não ser a solução mais adequada. Nas sociedades democráticas da atualidade, cada vez mais complexas, nas quais os problemas e as demandas são diversificados, entre outras razões, pelo crescimento dos direitos das minorias, o interesse geral é a síntese de múltiplos interesses, e o Estado permanece como o responsável por encontrar as soluções que melhor atendam ao interesse geral. Assim, nas sociedades atuais o Estado deve deixar de ser autoritário, sem, entretanto, subordinar-se totalmente e passivamente à opinião pública.
 
Referência: QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012, pág. 108.
	
	B
	V, V, F, V
	
	C
	F, V, V, F
	
	D
	V, F, V, V
	
	E
	F, F, V, V
Questão 4/10
A globalização é percebida pela maioria dos principais pensadores da atualidade como um processo inexorável e inevitável e naturalmente decorrente do avanço da ciência e da tecnologia.
(QUEIROZ, Roosevelt B.. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012).
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, analise as proposições abaixo com V (Verdadeiro) ou F (Falso), sobre a globalização e o desenvolvimento local:
(  ) Permite que se dissolvam as barreiras da distância entre países e suas comunidades, fazendo com que a economia do planeta funcione como uma unidade e em tempo real.
(   ) Do ponto de vista das relações econômicas e político-administrativas, o local passa cada vez mais a reproduzir a imagem do próprio sistema econômico global em escala reduzida e, crescentemente, também passa a ser integrado por instâncias próprias de controle, de poder e de estratégia.
(   ) É necessário, entretanto, que o LOCAL disponha da competência necessária para identificar e explorar as oportunidades oferecidas pelo ambiente, pois, no processo de globalização econômica, o local ou território encontra-se submetido a um ambiente externo, que é cada vez mais poderoso, competitivo e complexo.
(   ) Nesse contexto, a capacidade de competir se torna cada vez mais localizada, e o Estado contemporâneo se exercita cada vez mais no “local”.
 
	
	A
	V, F, V, F
	
	B
	F, V, F, F
	
	C
	F, V, V, V
	
	D
	V, V, F, F
	
	E
	V, V, V, V
Permite que se dissolvam as barreiras da distância entre países e suas comunidades, fazendo com que a economia do planeta funcione como uma unidade e em tempo real. Do ponto de vista das relações econômicas e político-administrativas, o local passa cada vez mais a reproduzir a imagem do próprio sistema econômico global em escala reduzida e, crescentemente, também passa a ser integrado por instâncias próprias de controle, de poder e de estratégia. É necessário, entretanto, que o LOCAL disponha da competência necessária para identificar e explorar as oportunidades oferecidas pelo ambiente, pois, no processo de globalização econômica, o local ou território encontra-se submetido a um ambiente externo, que é cada vez mais poderoso, competitivo e complexo. Nesse contexto, a capacidade de competir se torna cada vez mais localizada, e o Estado contemporâneose exercita cada vez mais no “local”.
 Referência: QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012, pág. 81 e 82.
Questão 5/10
O modelo denominado Estado de bem-estar social dos países capitalistas desenvolvidos o modelo socialista no Leste Europeu e o modelo desenvolvimentista, sustentados em regimes militares na América Latina, embora com regimes políticos diferentes, caracterizam-se pelas fortes participação e intervenção dos seus governos.
(QUEIROZ, Roosevelt B.. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012).
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, analise as proposições abaixo com V (Verdadeiro) ou F (Falso), no que diz respeito a conceituação de Estado de Bem Estar Social:
(  ) Modelo de Estado que se configurou após a Segunda Guerra Mundial.
(  ) Tem características centralizadoras e reguladoras.
(   ) É provedor de bens e serviços sociais.
(  ) É um Sistema econômico baseado na livre empresa, mas com acentuada participação do Estado na promoção de benefícios sociais.
 
Após a análise das proposições, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, F, V, V
	
	C
	V, V, F, V
	
	D
	V, V, F, F
	
	E
	V, V, V, V
Você acertou!
Modelo de Estado que se configurou após a Segunda Guerra Mundial. Tem características centralizadoras e reguladoras. É provedor de bens e serviços sociais. É um Sistema econômico baseado na livre empresa, mas com acentuada participação do Estado na promoção de benefícios sociais.
Referência: QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012, pág. 30.
Questão 6/10
Em geral, toda política pública apresenta determinadas características que possibilitam diferenciá-la de uma outra. Uma dessas características é sua finalidade em relação às funções que o Estado exerce na sociedade. Tendo em vista essas funções, as políticas públicas podem ser divididas nos seguintes tipos ou categorias, políticas: estabilizadoras, reguladoras, alocativas, distributivas e compensatórias.
QUEIROZ, Roosevelt B.. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012).
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, no que diz respeito às políticas distributivas, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Têm por objetivos otimizar o nível de emprego, buscar a estabilidade de preços e promover o crescimento econômico, o aumento da renda per capita etc.
	
	B
	Têm por objetivo regular a atividade econômica mediante leis e disposições administrativas (estabelecimento de controle de preços, regulação dos mercados, proteção dos consumidores etc.).
	
	C
	Compreendem a maioria das políticas que é objeto das programações dos diferentes governos. Geralmente, disponibilizando diretamente aos beneficiários dos programas determinados bens ou serviços.
	
	D
	Têm por objetivo a distribuição da renda.
Você acertou!
Têm por objetivo a distribuição da renda.
Referência: QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012, pág. 98.
	
	E
	Normalmente, são destinadas aos segmentos mais pobres da população, excluídos ou marginalizados do processo de crescimento econômico e social.
Questão 7/10
A expressão política pública, a exemplo de outras relacionas a ela, como governo, estado e administração pública, é empregada de várias formas e em contextos diversos.
(QUEIROZ, Roosevelt B.. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012).
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, no que diz respeito ao emprego da política pública, analise as proposições abaixo com V (Verdadeiro) ou F (Falso):
(   ) É empregada como uma área de atividade governamental (ex. política social, política agrícola etc.).
(  ) É empregada como um objetivo ou uma situação desejada (ex. estabilizar a moeda).
(   )  É empregada como uma decisão de governo em uma situação emergencial (ex. decretar uma situação de calamidade pública).
(   )  É empregada como um programa (ex. programa de combate à mortalidade infantil).
Após a análise das proposições, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, F, V, V
	
	C
	V, V, F, V
	
	D
	V, V, F, F
	
	E
	V, V, V, V
Você acertou!
É empregada como uma área de atividade governamental (ex. política social, política agrícola etc.).  É empregada como um objetivo ou uma situação desejada (ex. estabilizar a moeda). É empregada como uma decisão de governo em uma situação emergencial (ex. decretar uma situação de calamidade pública.) É empregada como um programa (ex. programa de combate à mortalidade infantil).
Referência: QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012, pág. 96
Questão 8/10
Leia as asserções a seguir:
I – O terceiro setor possui um importante papel nos processos de descentralização político-administrativa e de desenvolvimento das sociedades atuais.
Pois
II –   Esse terceiro setor compreende um espaço de participação e de experimentação de novos modos de pensar e agir sobre a realidade atual.
(QUEIROZ, Roosevelt B.. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012).
Considerando as asserções acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, assinale a alternativa correta.
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda assertiva complementa a primeira.
Você acertou!
O terceiro setor possui um importante papel nos processos de descentralização político-administrativa e de desenvolvimento das sociedades atuais. Esse setor compreende um espaço de participação e de experimentação de novos modos e pensar e agir sobre a realidade atual. 
Referência: QUEIROZ, Roosevelt B.. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012, pág. 80)
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 9/10
Quanto ao ciclo de uma política pública devemos ver os programas governamentais destinados a solucionar ou a mitigar os problemas sociais como um processo.
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, no que diz respeito ao processo, analise as proposições abaixo com V (Verdadeiro) ou F (Falso):
(   ) Esse processo é permanentemente monitorado e continuamente ajustado, corrigido e aperfeiçoado, com vistas a levar o programa a se aproximar cada vez, mais dos objetivos pretendidos.
(    ) Essa ideia de processo, inerente ao método do Planejamento Estratégico Situacional (PES), está incorporada ao modelo brasileiro de formulação e gestão das políticas governamentais por meio dos instrumentos Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentaria (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), os quais possibilitam que os programas governamentais possam ser geridos na forma de um ciclo permanente.
(   ) Uma política pública é primeiramente concebida no âmbito de um processo deliberatório pelos de decisões, que podem ser mais um menos democrático em função do grau de envolvimento da população que for incorporada à sua prática.
(   ) Os processos acabam por não apresentarem corretamente a sua função, levando em consideração a falta de monitoramento para dar a continuidade correta para atender aos objetivos.
Após a análise das proposições, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F, F, V, V
	
	B
	V, F, V, V
	
	C
	V, F, F, V
	
	D
	V, V, V, F
Você acertou!
Esse processo é permanentemente monitorado e continuamenteajustado, corrigido e aperfeiçoado, com vistas a levar o programa a se aproximar cada vez, mais dos objetivos pretendidos. Essa ideia de processo, inerente ao método do Planejamento Estratégico Situacional (PES), está incorporada ao modelo brasileiro de formulação e gestão das políticas governamentais por meio dos instrumentos Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentaria (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), os quais possibilitam que os programas governamentais possam ser geridos na forma de um ciclo permanente. Uma política pública é primeiramente concebida no âmbito de um processo deliberatório pelos de decisões, que podem ser mais um menos democrático em função do grau de envolvimento da população que for incorporada à sua prática.
Referência: QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012, pág. 118.
	
	E
	V, V, V, V
Questão 10/10
Para que um problema social ou uma demanda da sociedade passe a ser objeto de atenção de uma política pública e seja inserido na agenda de prioridades, é necessário que tenha importância social e que os atores nela interessados tenham poder de barganha política suficiente para isso.
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, no que diz respeito aos atores, analise as proposições abaixo com V (Verdadeiro) ou F (Falso):
(  ) As políticas públicas resultam de trocas complexas entre os atores (pessoas e instituições) envolvidos ao longo do tempo e a sua capacidade em cooperar ao longo da formulação e da execução de uma política.
(   ) A interação entre os atores envolvidos ocorre de forma tranquila em todas as etapas de uma política pública, pois não é necessário atuar de forma intensa, levando em consideração tudo será executado ao seu tempo.
(    ) A interação entre os atores envolvidos ocorre de forma intensa em todas as etapas de uma política pública.
(    ) Algumas das etapas de uma política pública vão desde as gestões políticas para a inclusão na agenda de prioridades de um governo e do problema ou da demanda ser atendida pela política pública em questão, entre outras etapas.
Após a análise das proposições, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F, F, V, V
	
	B
	V, F, V, V
Você acertou!
As políticas públicas resultam de trocas complexas entre os atores (pessoas e instituições) envolvidos ao longo do tempo e a sua capacidade em cooperar ao longo da formulação e da execução de uma política. A interação entre os atores envolvidos ocorre de forma intensa em todas as etapas de uma política pública. Algumas das etapas de uma política pública vão desde as gestões políticas para a inclusão na agenda de prioridades de um governo e do problema ou da demanda ser atendida pela política pública em questão, entre outras etapas.
Referência: QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012, pág. 116 e 117.
	
	C
	V, F, F, V
	
	D
	V, V, F, F
	
	E
	V, V, V, V

Continue navegando