Buscar

prova discursiva Educacao especial e Etica e estetica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Leio o trecho a seguir:
“Um aluno que troca fonemas na fala ou letras na escrita necessita de estratégias que lhe permitam perceber a diferença sonora e gráfica das unidades para superar essa dificuldade; uma criança cega desde o nascimento necessitará aprender um conteúdo diferente das demais para que possa aprender a ler e a escrever a escrita braile, mas isso requer material próprio e apoio especializado; um aluno com deficiência física necessita de cadeira de rodas ou muletas para locomover-se; uma criança que perde seus pais tragicamente em um acidente pode ter problemas emocionais, os quais interferem momentaneamente em sua aprendizagem, necessitando uma atenção individualizada e assim por diante”.
Utilizando partes do trecho acima e com base nos conceitos apresentados no livro-base Fundamentos para Educação Especial, diferencie uma necessidade especial educativa permanente de uma temporária.
Resposta:Necessidade especial educativa permanente: acompanha o aluno em toda sua vida inclusive no contexto escolar;Necessidade especial educativa temporária: suprida em determinado período de tempo. Uma criança cega desde o nascimento ira necessitar aprender um conteúdo diferente dos demais para que possa aprender e ser capaz de ler e escrever a escrita braile, mas isso requer um material apropriado e um apoio especializado; em caso de perda dos pais tragicamente podem ter problemas emocionais, os quais interferem momentaneamente no aprendizado necessitando uma atenção mais individualizada exigindo uma mudança na organização escolar permanente ou temporária. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: Ibpex, 
2011. p. 138.
Necessidades especiais educacionais temporárias: supridas em determinado período de tempo. Um aluno que trocafonemas na fala ou nas letras da escrita necessita de estratégias que lhe permitam perceber a diferença sonora e gráficadas unidades para superar essa dificuldade; uma criança que perde seus pais tragicamente em um acidente pode terproblemas emocionais (p. 139).
Necessidades especiais educacionais permanente: acompanha o aluno em toda sua vida inclusive no contexto escolar (p.139).
Uma criança cega desde o nascimento necessitará aprender um conteúdo diferente das demais para que possa aprender aler e a escrever a escrita braile, mas isso requer material próprio e apoio especializado; um aluno com deficiência físicanecessita de cadeira de rodas ou muletas para locomover-se.
AVA UNIVIRTUS http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/web/#/a...
1 de 4 19/09/2016 20:47
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Não existem fenômenos morais, apenas uma interpretação moral dos fenômenos”.
Tendo como base o livro Ética empresarial na prática, analise a citação acima, explicando a ideia de como a moralidade é assimilada pelos indivíduos
Resposta:A moralidade é sempre assumida pela consciência individual, as normas morais são incorporadas pelo indivíduo por adesão intima. Já que as normas morais tem sua sanção estabelecida a partir de uma pressão social difusa e pode variar de sociedade para sociedade. Quase todas as ações humanas desde o andar, o dormir e o alimentar-se, não são atividades puramente naturais, pois são marcadas pelas soluções dadas pela cultura em que o homem vive. A estrutura da personalidade de cada indivíduo, que orientará suas ações e seu comportamento, é sempre influenciada pelos valores essenciais da cultura que pertence. Esses valores lhes são transmitidos pelo seu meio cultural e de alguma forma assimilados e internalizados por ele.
Leia a citação abaixo:
“O bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem”.
Com base na teoria de Vygotsky apresentada no livro-base Fundamentos para Educação Especial, conceitue Zona de Desenvolvimento Proximal.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NIETZSCHE, F. Para Além do Bem e do Mal. São Paulo: Martin Claret, 
2003. p. 92.
A moralidade é assumida pela consciência individual (autônoma), ou seja, as normas morais são incorporadas pelosindivíduos por adesão íntima, conforme os padrões da sociedade em que vive e foi educado. Assim, os fenômenos moraissão interpretados conforme a realidade cultural de cada indivíduo (ALENCASTRO, p. 46).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://novaescola.org.br/formacao/formacao-continuada/vygotsky-conceito-
zona-desenvolvimento-proximal-629243.shtml?page=3>. Acesso em: 03 ago. 2016.
AVA UNIVIRTUS http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/web/#/a...
2 de 4 19/09/2016 20:47
Resposta:O conceito de zona de desenvolvimento proximal ou potencial (ZDP) é um conceito poderoso, que vem dar suporte a noção de aprendizagem gerando desenvolvimento. Representa a distancia entre o nível de desenvolvimento potencial, ou a que o sujeito consegue realizar com a ajuda de outros, nível de desenvolvimento real, ou o que ele pode realizar sozinho e que já possui em termo de desenvolvimento. Há muitar ZDPs em cada um de nós, as quais são relativas as diferentes áreas do nosso conhecimento.
Leia o excerto a seguir
“Eu teria procurado um país no qual o direito de legislação fosse comum a todos os cidadãos; porque, quem melhor do que eles pode saber sob que condições lhes convém viver juntos em uma mesma sociedade?”
As Leis e a Moral surgiram da necessidade de organizar a vida em sociedade. De acordo com o livro-base Ética empresarial na prática e o excerto acima, responda à seguinte questão: como podemos diferenciar a Lei e a Moral?
Resposta:Lei: Hábitos e costumes relativos a conteúdos julgados fundamentais, indispensáveis para os indivíduos, são consignados na norma de lei. Moral: A atividade humana, pratica e teórica, que se estabelece e permanece, aqueles seus aspectos considerados validos para a complementação do projeto humano.Lei e moral sao ambas instrumentos de justiça; são humanas, pois originam-se das necessidades humanas; são históricas; são sociais; são questionáveis e dependem de instituições sociais que cuidem de sua preservação.A moral é um instrumento informal de justiça, a lei é formal, escrito e promulgado; a moral é indicada como conteudo bom e mau a ser escolhido pelo individuo, a lei é imposta para o cumprimento obrigatorio de todos 
“Falar sobre formação continuada de professores é sempre um desafio. Embora existam opiniões divergentes sobre como ela deve acontecer, uma coisa é certa: a formação superior não é suficiente para preparar um professor, pois essa construção se faz na prática e na reflexão sobre a prática, como nos alerta Paulo Freire. Esse profissional, como todos os outros, precisa de atualização constante ao longo de sua carreira. Os cursos são importantes e necessários, pois, de 
: “Zona de Desenvolvimento Proximal refere-se à distância entre o nível de desenvolvimento real, o que se sabe,determinado pela capacidade de resolver independente um problema, e o nível de desenvolvimento próximo, o que se podechegar a saber, determinado por meio da resolução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração comoutra criança mais capaz” (p. 171).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROUSSEAU, J. Discurso sobre a Origem da desigualdade. São Paulo, 
Cenatur Edições, 2013. p. 17.
espera-se que o aluno saiba discorrer sobre as diferenças entre lei e moral, destacando que ambas são instrumentos dejustiça, ambas se originam das necessidades humanas, ambas são históricas, sociais e questionáveis, ambas dependem deinstituições que as preservem. Todavia, mesmo tendo várias semelhanças, eles são diferentes no que tange as ideias deque a moral é um instrumento informal de justiça, enquanto que a leié um instrumento formal, escrita e promulgada; a moralpossui variações dentro de um grupo, já a lei possui um sistema jurídico único aplicável a todos do grupo; a moral quandorejeitada provoca rejeição do grupo, já a lei quando rejeitada gera punição; a moral é indicada como boa e/ou má, a lei éimposta como obrigatória (p. 47-48).
AVA UNIVIRTUS http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/web/#/a...
3 de 4 19/09/2016 20:47
certa forma, suprem as deficiências da formação inicial e permitem que os professores troquem experiências com outros educadores, desenvolvendo, assim, a aprendizagem ao longo da vida de forma colaborativa”.
Com base nas informações do trecho acima e no conceito de formação continuada apresentado no livro-base Fundamentos para Educação Especial, explique o que é formação continuada.
Resposta:Refere-se à orientação do profissional que já atua na docência educação infantil, no ensino fundamental e médio e que participa de eventos promovidos pro instituições de ensino superior, secretarias de educação e órgãos da comunidade, com a finalidade de aperfeiçoamento teórico-prático ou mesmo conhecimentos específicos necessários a novas demandas na sala de aula. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://gladislsantosbr.wordpress.com/2012/12/28/formacao-continuada-
docente-relato-de-uma-experiencia/>. Acesso em: 03 ago. 2016.
Formação continuada: “refere-se à situação do profissional que já atua na docência na educação infantil, no ensinofundamental e médio e que participa de eventos promovidos por instituições de ensino superior, secretarias de educação ouórgãos da comunidade, com o intuito de aperfeiçoamento teórico-prático ou mesmo conhecimentos específicos necessáriosa novas demandas na sala de aula” (p.198).
AVA UNIVIRTUS http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/web/#/a...
4 de 4 19/09/2016 20:47

Outros materiais