Buscar

Opinião publica -

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Conceito e estrutura da opinião publica
	Define-se opinião como “ um juízo formado a respeito de certa ideia, de certa pessoa ou de certo fato”. Quando esta opinião for compartilhada por grande número de componentes de grupo social, quando qualquer membro ao compartilhar uma ideia, haja um consenso de concordância entre os cidadãos-membros. 
	O mecanismo que impulsiona a divulgação e o compartilhamento de opinião é a publicidade, por vez, ela não é capaz de deixar que tudo seja uniforme sem que tenha divergências de opiniões, devido à quantidade de pessoas de variadas experiências. Portanto, devido a pluralidade de opiniões, existe o debate gerando discussão.
	Como já abordado, essas divergências de opiniões é fruto de fatores sociais distintos. Ainda neste mesmo raciocínio, existem três tipos de zonas, profunda, media e a superficial. A primeira, trata da opinião milenar, de crença, habito, tradições, cultura etc. A opinião media, tem influência de participação de grupos, juízos coletivos, diferente da opinião profunda ela não é profunda nem estável, ela mantem viva por um tempo, mas logo caem. Por último, a opinião superficial, forma-se no dia-a-dia, pelas opiniões que se integram e desintegram ao redor de pessoas e fatos, mas que são opiniões que não se concretizam e cai no esquecimento. 
	A opinião pública na forma de influência ascendente, para que ela se torne de grau efetivo ou pelos menos que busque, precisa que ela seja profunda e concreta, desta forma evita que caia no esquecimento, esses são fatores que essenciais. 
	Por oposição, a influência descendente, é construída com base nos preceitos daquelas pessoas mais velhas, e que por muitas vezes os mais novos acabam formando sua opinião devido à grandeza de suas experiências.
	Formação da opinião publica
	Quando estamos diretamente ligados a uma sociedade, e nesta mesma, existem diversos grupos, assim como opiniões, estamos sujeitos a formar uma opinião, em relação de influencias seja ela próximas ou não. Há ainda uma classificação para tal, a educação familiar e religiosa e a classe social ou o meio profissional influem nas atitudes básicas. Política, economia, preocupações intelectuais, os espetáculos, a propaganda ideológica, se interligam em uma zona média. Os meios de informação, imprensa, rádio, televisão, cinejornais estão presentes na formação de opiniões cotidianas, podendo contar um enredo ou o contexto em prol daqueles que estão no poder (em regra, agindo contra a lei e todos cidadãos), e transpassam informação errônea à população.
	Devido a essas informações errôneas, o senso crítico e a opinião pública ficam afetadas, por não existir veracidade nas informações passadas, sendo assim, os cidadãos são influenciados a formar uma opinião com base na inverdade. É preocupante que colocam sua ideologia para atingir a opinião e posteriormente o voto, para que mantenham os mesmos no poder. Para que o ser seja racional e busque conhecimento, ele deve pegar fontes para o enriquecimento intelectual, mas devido às fontes já estarem corrompida, muitas vezes agem pelo sentimento, o que é perigoso e arriscado. E é dessa forma em que se formam a massa, sendo vítimas fáceis daqueles que querem a sua dominação e ter grupo em um cabresto, guiando e dizendo o que deve fazer, desta forma evita com que tenha tomada de decisões políticas.
Expressão da opinião pública.
Como se exprime a Opinião Pública? Dizem, que é pela imprensa periódica, mas não é exatamente essa resposta. Trata-se de publicações advindas de alguns fatos e de modo sucinto. E ainda se sabe que não publicam a verdade real do fato, assim como o advogado irá contar a sua versão do fato o escritor também irá, de forma que comova e faça com que o mesmo crie a sua opinião baseada no fato publicado. 
	Devido a forma como relata os fatos e acontecimentos políticos, nem sempre o que a impressa diz é uma verdade absoluta, e para provar, vem as pesquisas da opinião pública, feita por institutos em que coletam informações de muitos cidadãos, servindo de dados informativos da coletividade.
	Funções politicas da opinião pública.
“A opinião pública, todavia, só influirá no governo de um país quando possa eficazmente exprimir-se, seja através do sufrágio eleitoral ou de um referedum, seja mediante o aparecimento de líderes que saibam capta-la e traduzi-la”. 
	De modo pratico, a função da opinião pública está ligada a ideia de interferência pública no exercício do mandato. Devido, à cobrança por parte desses, cria-se movimentos para que ganhem força, e assim levarem as ideias e críticas para o governo. Cito aqui, o artigo 1º Parágrafo Único da nossa Constituição Federal “ todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos [...]”
	Correntes políticas da Opinião Pública.
Entre o meio da opinião, há posições diferentes em relação a economia, desta forma, onde á o Socialismo e o Capitalismo. 
	O Capitalismo tem uma forte característica em defender a liberdade individual, onde envolve a livre iniciativa, deixando que ele mesmo plante e colha do seu próprio trabalho, isso favorece o crescimento das grandes empresas privadas, onde gira muito capital. 
	Por oposição, o Socialismo, coloca a sociedade acima do indivíduo. Onde o que é produzido pertence a sociedade, excluindo então a meritocracia que existe na livre iniciativa e ainda nesse mesmo sentido, deixa de ter a competição nos comércios afim de baixar os custos de produtos, existindo desta forma somente as empresas públicas. Aqui, não estimula o cidadão a trabalhar garantindo que este terá ganhos mediante sua prestação de serviço, no socialismo trata de trazer benefícios sem qualquer mero esforço afim de fazer uma distribuição igualitária a todos, repetindo, ignorando totalmente a meritocracia.
	Nesse mesmo entendimento, existe as atitudes conservadoras e a radical. O conservador é aquele sistema onde preserva-se o que já tem, ou seja, está ligada a manter e fazer manutenções. Em regra, os conservadores geralmente são capitalistas, mas, não é uma regra absoluta, pois existe socialistas-conservadores, que está em prol de manter aquele tipo de regime sem que possa buscar mudanças profundas. O radicalismo, não se preserva, quer mudanças rápidas, tudo para conseguir alcançar condições sociais melhores. Assim como o conservador, não há uma regra para o radical, sendo assim, existe o radicalismo capitalista, em prol da livre iniciativa e livre mercado, pedindo por mudanças e construindo um neocapitalismo. E ainda há um radicalismo socialista, que veta tudo que liga com o capitalismo e luta por igualar as classes sócias assim como a distribuição de renda, bem como, busca implementar o comunismo e o anarquismo.
 Os Partidos políticos 
“O partido político é uma associação de cidadão que pretendem, mediante ação concertada junto da opinião pública, obter o exercício e os benefícios do poder”. A comissão eleitoral bem como associação cívica, se diferem, a comissão por exemplo se difere por causa transitória com intuito de apoiar os candidatos e encerra-se com o fim das eleições. Já, a associação cívica, é composta por cidadãos que visam os princípios políticos que juntos da opinião pública busca colocar todos os ideais em pratica. Sua diferença do partido político é que não tem intenção de exercer poder político como meio de realização de objetivos pessoais.
	Vantagens e Inconvenientes dos partidos políticos. 
Os partidos políticos têm como uma das suas funções, aproximar os cidadãos para ouvir suas propostas e sua forma de governo. São responsáveis por envolver a população para a atividade democrática na política, desta forma, ouve-se as críticas, as ideias e faz a reunião daquilo que foi falado pelos cidadãos para que chegue ao conhecimento do executivo e legislativo para coloca-las em práticas. 
“Se o regime é pluripartidário e se torna necessário constituir governos de coligação, isto é, com a participação de vários partidos, resultam daí acordos precários de que cada partido pretende extrair o máximo de proveitocomo mínimo de responsabilidades para não comprometer as suas probabilidades de um dia governar sozinho”. Acredito eu que, esse tipo de junções de partidos pode ser viável por ganhar mais força política, porém me oponho contra, pelo fato de cada um querer colocar a sua proposta, sua ideologia, na frente do senso comum e da opinião pública. Posso estar equivocado, mas ambos partidos estão absurdamente com fome de poder e são capazes de se apunhalarem e sair da teoria que indica ser coligação.
	Partidos democráticas e partidos unitários 
Em suma, os partidos democráticos estão envolvidos no pluripartidarismo, onde existe vários partidos que concorrem ao cargo político, e os unitários estão ligados somente a dois partidos que se revezam no poder.

Outros materiais