Buscar

FILOSOFIA DO DIREITO- Hannah Arendt

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FILOSOFIA DO DIREITO
HANNAH ARENDT- PODER, LIBERDADE E DIREITOS HUMANOS
Justifique: “a convivência entre os homens é o fator que propicia a ação conjunta e é esta ação que é geradora de poder”
O único fator indispensável para a geração do poder é a convivência entre os homens . Todo aquele que , por algum motivo se isola e não participa dessa convivência , renuncia ao poder e torna e torna-se impotente , por maior que seja sua força e por mais valido seja suas razoes . O poder exige a convivência entre os homens. O poder pertence a um grupo e permanece existindo apenas enquanto o grupo conserva-se unido.
Qual a definição de poder para Hannah Arendt?
Hannah Arendt , concebe o poder como a faculdade de alcançar um acordo quanto à ação comum , no contexto da comunicação livre de violência .A convivência pacifica entre os homens é o fator que propicia a ação conjunta e é esta que é a geradora do poder .
Qual o conceito de liberdade para Hannah Arendt?
Liberdade para ela , não equivale ao livre arbítrio . Homens e mulheres , tornam-se livres ao exercitarem a ação e decidirem em conjunto o seu futuro comum. 
Qual a relação entre o espaço público a liberdade?
Para manter a possibilidade da prática de liberdade , os seres humanos devem preservar o espaço publico . Esse espaço , para ser preservado , requer a manutençãode um direito mínimo , a cidadania , que Hannah Arendt chamou de “direito a ter direitos” . O exercício da cidadania é o “meio criador” do espaço publico que torna possível a liberdade .

Outros materiais