APOL Educação Especial e Inclusiva UNINTER
14 pág.

APOL Educação Especial e Inclusiva UNINTER


DisciplinaPedagogia72.342 materiais554.323 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cConhecer o continuum de serviços que compõe a educação especial é muito importante, mas é preciso lembrar que a rede de serviços pode variar de um país para outro e até no mesmo país, ao longo do tempo\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 112.
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial e com os conhecimentos adquiridos, sabemos que existe a possibilidade de transformar em prática os discursos que propõem educação para todos, sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas
I. ( ) É necessário um currículo que reflita as necessidades diferenciadas de todos os alunos;
II. ( ) Na escola inclusiva, pressupõe-se uma concepção cuja práxis tenha como princípio o compromisso com a qualidade de uma formação integral do aluno.
III. ( ) Contribuir para a consolidação de uma sociedade que traz a igualdade na escola mesmo com pouca reflexão crítica.
IV. ( ) A escola deve oferecer conhecimentos que favoreçam a análise e a reflexão crítica.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	
	B
	V \u2013 V \u2013 V \u2013 F
	
	C
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 V
Você acertou!
as alternativas I, II, IV são verdadeiras, pois os discursos necessitam entrar em ação para garantir a superação das desigualdades sociais A alternativa IV é falsa, pois só se alcança a igualdade com muita reflexão crítica (livro-base, p. 158,159).
	
	D
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 F
	
	E
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
Questão 2/10
Leia o texto a seguir.
\u201cAs doutrinas éticas fundamentais nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e sociedades como respostas aos problemas básicos apresentados pelas relações entre os homens, e, em particular, pelo seu comportamento moral efetivo. Por isto, existe uma estreita vinculação entre os conceitos morais e a realidade humana, social, sujeita historicamente à mudança. Por conseguinte, as doutrinas éticas não podem ser consideradas isoladamente, mas dentro de um processo de mudança e de sucessão\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VAZQUEZ, A. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. p. 269. 
Considerando as ideias apresentadas, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. As teorias éticas são formulações que buscam entender, refletir e interferir nos comportamentos morais de uma sociedade.
Porque:
II. A moral muda conforme a época e lugar e o seu estudo deve acompanhar essa mudança e dar novas respostas a problemas antigos, conforme a realidade vivida.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	As assertivas I e II são proposições complementares.
Você acertou!
As teorias éticas são respostas aos comportamentos morais de determinada sociedade e época. Elas buscam dar sentidos novos a questões antigas como o direito a vida, ou a relação entre lei e moral, ou o certo e errado. Assim cada época vai criar uma teoria ética em conformidade com suas aspirações. (ALENCASTRO, p. 33)
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As assertivas I e II são proposições falsas.
	
	D
	A assertiva II explica a ideia expressa na assertiva I.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cO problema da relação entre moral e política se põe do seguinte modo: é constatação comum, feita por quem quer que saiba um pouco de história, que nas esferas políticas são realizadas continuamente ações que a moral considera ilícitas ou, ao contrário, são permitidas ações que a moral considera imperiosas. Dessas constatação chegou-se à convicção de que a política obedece a um código de regras diferente da moral.\u201d 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOBBIO, N. Elogio da Serenidade e outros escritos morais. São Paulo: Editora UNESP, 2002. p. 88.
Bobbio, nesse trecho, cita política como sinônimo de direito. Com base no trecho lido e no livro-base Ética empresarial na prática, quais relações podemos estabelecer entre direito, moral e ética? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	O direito tem um caráter mais global do que a ética e a moral.
	
	B
	A moral e o direito são sinônimos, o que os diferencia é a ética.
	
	C
	A ética é a reflexão teórica e crítica sobre a moral e o direito.
Você acertou!
A ética é a instância geral e teórica capaz de promover a reflexão crítica em relação às ações humanas. Como teoria normativa pode influenciar as normas jurídicas e as ações políticas. (ALENCASTRO, p. 47)
	
	D
	A diferença entre moral e direito está na origem divina do direito.
	
	E
	Moral e política obedecem ao mesmo código de regras.
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cNo que diz respeito mais especificamente aos benefícios para os pais, eles podem aprender maneiras novas e mais eficazes de disciplinar seus filhos, entender as intervenções realizadas na escola, contribuir com a realização destas e diminuir a tensão sobre a criação dos filhos.\u201d
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 153. 
Em nosso livro-base Fundamentos da Educação Especial, vimos que a Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (Res. Nº 4/2009) aponta para a reorganização da estrutura escolar em relação aos recursos e apoios especializados a serem ofertados. Enumere na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos grupos. 
Alunos com deficiência \u2013 surdo
Alunos com deficiência visual
Alunos com deficiência intelectual
Alunos com transtornos globais de desenvolvimento
Alunos com altas habilidades/superdotação 
(   ) Educação bilíngue.
(   ) Adequação de objetivos, conteúdos e metodologias.
(   ) Atividades de vida autônoma.
(   ) Desenvolvimento dos processos mentais superiores.
(   ) Atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de escolas públicas de ensino regular .
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	3 \u2013 2 \u2013 5 \u2013 1 \u2013 4
	
	B
	4 \u2013 3 \u2013 2 \u2013 1 \u2013 5
	
	C
	5 \u2013 4 \u2013 3 \u2013 2 \u2013 1
	
	D
	1 \u2013 4 \u2013 2 \u2013 3 \u2013 5
Você acertou!
Necessidades especiais implicam suprimir barreiras arquitetônicas, reorganizar e adaptar ambientes, contar com o apoio de profissionais especializados e a flexibilização de currículos, entre tantas outras possibilidades buscadas na modificação do contexto regular de ensino para acolher o aluno e suas singularidades (livro-base, p. 147,148).        
	
	E
	1 \u2013 5 \u2013 3 \u2013 2 \u2013 4
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cO período da história da educação especial no Brasil conhecido como período de institucionalização foi caracterizado, segundo Aranha (2005, p. 14), \u2018pela retirada das pessoas com deficiência de suas comunidades de origem e pela manutenção delas em instituições residenciais segregadas ou escolas especiais, frequentemente situadas em localidades distantes de suas famílias\u2019\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: IBPEX, 2010. p. 32. 
Considerando o livro-base Fundamentos da Educação Especial, a terminologia necessidades educacionais especiais recebe muitas críticas. Análise as afirmativas a seguir e verifique quais contemplam as críticas mais contundentes:
I. Termo muito abrangente, que se refere a alunos com e sem deficiência, incluindo as que que apresentam dificuldades de aprendizagem ou, até mesmo, superdotação.
II. Expressão muito vaga, que necessita
Adriana
Adriana fez um comentário
preciso da prova da uninter educaçao especial e inclusiva 2
0 aprovações
Jaine
Jaine fez um comentário
Ainda Nao :/
1 aprovações
ACSA
ACSA fez um comentário
Alguém fez a prova objetiva de Exame da disciplina de : Fundamentos da educação especial? me ajudem!
1 aprovações
Carregar mais