Buscar

simulado 3 ludicidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/2
Leia o seguinte trecho retirado de um texto jornalístico:
“A legislação brasileira reconhece explicitamente o direito de brincar, tanto na Constituição Federal (1988), artigo 227, quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente — ECA (1990), artigos 4º e 16, mas ainda não oferece as condições para que esse direito seja exercido plenamente por todas as crianças.  Outros direitos e princípios do ECA guardam direta relação com o brincar, dentre os quais destacamos, direito ao lazer (art. 4º), direito à liberdade e à participação (art. 16), peculiar condição de pessoa em desenvolvimento (art. 71)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.diplomatique.org.br/acervo.php?id=3132>. Acesso em: 16 ago. 2016.
O Estatuto da Criança e do Adolescente — ECA (1990) é um Documento de extrema importância para o país. Sobre o direto à brincadeira, segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, analise as afirmativas a seguir:
I. A criança pode ter momentos de brincadeiras livres na escola, independente da mediação do professor.
II. A utilização do lúdico como recurso pedagógico é uma forma de garantir o direito das crianças ao ensino e à aprendizagem.
III. A experiência escolar é a primeira experiência de socialização da criança.
IV. O pátio e os corredores da escola precisam ter livre passagem para todos, reservando as brincadeiras para a sala de aula.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II.
	
	B
	I, II e III.
	
	C
	II e III.
	
	D
	I e IV.
	
	E
	III e IV.
Questão 2/2
Leia a seguinte afirmação:
“Na condição de atividade natural e espontânea da criança, o lúdico expressa aquilo que é próprio da natureza infantil: sua condição irracional e impulsiva e sua necessidade de fantasiar”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, M. L. (Org.). (Im)pertinências da educação: o trabalho educativo em pesquisa [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 62.
O livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica aponta para a fantasia como inerente à infância, quando destaca que:
	
	A
	Um mundo fantasioso criado pela criança é um risco para o seu desenvolvimento.
	
	B
	Um contexto real que é transposto para uma fantasia irracional traz complicações para uma ação pedagógica efetiva.
	
	C
	As fantasias criadas pelas crianças são formas de negar sua relação com o mundo adulto.
	
	D
	A criança precisa de tempo e de espaço para identificar e construir sua identidade e realidade própria e isso é feito através da fantasia.
	
	E
	A fantasia é um processo que começa aos 3 anos e termina aos 4 anos, ou seja, ao mesmo tempo em que a criança aprende a falar.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes