Buscar

simulado 1 literatura infanto juvenil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - O texto literário mais do que suas estruturas discursivas, ele extrapola esse universo concreto para adentrar-se nas construções do imaginário de cada leitor, realizado no poético que é da ordem do ontológico. Portanto,o elo que estabelece com a realidade é a possibilidade de sentido que a escritura proporciona”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura infantil e juvenil: Dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002. p. 13.
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre os elementos que compõem a linguagem literária e as relações que se estabelecem entre arte e realidade, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	A linguagem literária é constituída obrigatoriamente pela norma culta padrão, uma vez que privilegia a correção linguística e um vocabulário pouco usual como forma de se destacar da linguagem cotidiana. A relação que estabelece com o real é de distanciamento, já que a ficção é algo criado e não verdadeiro.
	
	B
	A linguagem literária se compõe das relações que articula com o inconsciente do leitor, com a reprodução do real e com a palavra em estado de arte. É por meio desses elementos que a literatura proporciona ao leitor o entendimento da realidade de forma prazerosa, em função da descoberta de recursos linguísticos inovadores.
	
	C
	A linguagem literária se caracteriza pela utilização das rimas, uma vez que é somente por meio delas que o leitor consegue identificar a diferença entre um texto literário e um texto comum. Esse recurso é utilizado pelos escritores para, ao abordarem a realidade, torná-la mais agradável aos olhos do leitor.
	
	D
	A linguagem literária se constitui da relação que estabelece com o consciente do leitor, estimulando-o a uma percepção racional da realidade por meio de um texto objetivo, claro e bem escrito.
	
	E
	A linguagem literária se caracteriza pela aproximação com a linguagem comum e cotidiana, pois os escritores contemporâneos, em função do pouco número de leitores, buscaram com esse recurso conquistar um novo público, abordando a realidade de forma mais objetiva e clara.
	
	
	
	
	Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O conceito de leitura do passado (e sabemos que não é tão passado assim!) tinha como princípio a organização da subjetividade do leitor em formação. Essa ideia comungava com uma visão reducionista de um ensino que acreditava no processo de aprendizagem como uma sequência de repetições”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOIS, L. Teoria e prática da formação do leitor: Leitura e literatura na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 17.
Levando em consideração a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil no que diz respeito ao encaminhamento de práticas de leitura para crianças ainda iletradas, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) O professor mediador deve ler e contar em voz alta textos da tradição literária e textos contemporâneos.
II. ( ) Os livros apenas de imagens são um ótimo exercício para o treinamento do olhar e da imaginação, trabalho esse que prepara para a leitura a ser realizada futuramente. Nessa fase, os livros com texto devem ser evitados para que não frustrem a criança iletrada e possam traumatizá-la em relação ao seu processo de alfabetização.
III. ( ) A diversificação de atividades e de gêneros literários e temas é de suma importância para a formação do leitor criança, mesmo antes de sua alfabetização. Para essa fase do leitor, as narrativas curtas são mais propícias, bem como os poemas, as fábulas e as parlendas.
IV. ( ) Por se tratarem ainda de crianças não alfabetizadas, a leitura silenciosa deve ser evitada, pois essa atividade pode causar desinteresse e levar a criança a, posteriormente, relacionar a atividade de leitura a algo cansativo e entediante.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	F – F – V – V

Outros materiais