Buscar

Sistema de Ensino e Legislação Educacional e História da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

De acordo com o livrobaseda disciplina, o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Basica), objetiva odimensionamento do desempenho escolar dos brasileiros, e, para tanto, aplica testes aos estudantes da educaçãobásica. Pensando no assunto, relacione corretamente os tipos de avaliação às suas características:
1 – Enem
2 – Encceja
3 – Aneb
4 – Anresc
5 – Prova Brasil
( ) Certificação destinada à estudantes que são provenientes dos diversos programas de educação de jovens e adultos.
( ) Avaliação institucional que busca conhecer os dados advindos das redes públicas de educação básica.
( ) Prova aplicada aos estudantes do ensino médio, que tem finalidades diversas, como, por exemplo, o ingresso emcursos superiores.
( ) Aplicada a cada dois anos, busca conhecer as habilidades dos estudantes no que concerne à Língua Portuguesa eMatemática.
( ) Combinação dos dados provenientes do rendimento estudantil e os fluxos escolares, avaliando as unidades escolares.
Agora assinale a sequência correta:
D 2 – 3 – 1 – 5 – 4.
Você acertou!1 – Enem: O Enem consiste em prova aplicada aos educandos do ensino médio, com o tempo passou a servir paraoutras finalidades, inclusive como base dc acesso a programas seletivos de instituições de educação superior e maisrecentemente ao Programa Universidade para todos (ProUni). (p. 255)
2 – Enceja: O Encceja foi implementado em 2002 como instrumento de certificação dos educandos advindos dosdiversos programas de educação de jovens e adultos. (p. 255)
3 – Aneb: A Aneb tem por foco a avaliação das redes públicas de educação [...] (p. 256)
4 – Anresc: [...] enquanto a produz a avaliação das unidades escolares, combinando os dados dc rendimentoestudantil (pela Prova Brasil) com os dc fluxo escolar (com base em dados do Educacenso). (p. 256)
5 – Prova Brasil: A Prova Brasil é formulada com base na Matriz Curricular dc Referência, articulando tanto o domíniode saberes como de operações mentais, baseando-seno modelo de habilidades e competências. Foi instituída em2005 e é aplicada a cada dois anos (sempre em anos ímpares). O objetivo da Prova Brasil e a avaliação dashabilidades em língua portuguesa (como foco na capacidade de leitura) e em matemática (como foco em resoluçãode problemas). São avaliados os estudantes do unto e nono anos do ensino fundamental. (p. 256)

Outros materiais