Buscar

Prova Discursiva RSE e Sociologia Organizacional

Prévia do material em texto

Disciplina(s): Prova Discursiva
Responsabilidade Social e Empresarial
Sociologia Organizacional
	Data de início:
	15/09/2016 18:55
	Prazo máximo entrega:
	15/09/2016 19:55
	Data de entrega:
	15/09/2016 19:52
Questão 1/5
A situação industrial do trabalho na sociedade moderna gerou transformações objetivas na sociedade. Apresente e explique ao menos duas dessas transformações.
1) o trabalhador moderno não é proprietário dos utensílios de trabalho;
2) é empregado da pessoa ou organização que possui as máquinas;
3) a intensidade e a qualidade do trabalho, a duração de sua jornada e o lugar da ocupação são determinados por exigências econômicas e técnicas;
4) mediante a mecanização, o número de trabalhadores e suas qualificações são reduzidas;
5) não há nenhum caráter autônomo no processo produtivo;
6) a máquina se situa entre o produto e a atividade.
Questão 2/5
A Revolução Francesa significou o fim dos privilégios da nobreza, a destruição do Antigo Regime e a ascensão da burguesia ao poder. A Revolução também afetou o poder eclesiástico, confiscando terras e transferindo para o Estado as funções tradicionalmente controladas pela Igreja, como a educação e a organização da cultura.
A Revolução Francesa foi estabelecida com base em qual lema?
O lema da revolução Francesa foi “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” (p. 27).
Questão 3/5
Para Marx, o capitalismo é um modo de produção que contrasta com os demais modos de produção da história. Marx defendia que na sociedade capitalista as relações de produção são definidas em dois grandes grupos.
Quem são esses grupos?
segundo Marx, na sociedade capitalista as relações de produção são definidas em dois grandes grupos: de um lado os capitalistas, donos dos meios de produção necessários para transformar a natureza e produzir mercadorias; do outro, os trabalhadores, ou proletariado, que possuem como propriedade apenas a sua força de trabalho. (p. 94)
Questão 4/5
Segundo Milton Friedman, a responsabilidade social desvirtuava as empresas por várias razões: A principal era que os donos (acionistas), são os que devem decidir como usar o dinheiro das empresa, e não os gestores, estes fazem caridade com o dinheiro dos outros. Além do mais as empresas não são especialistas em gestão social e poderiam estar sendo ineficientes na utilização dos recursos para o social.
 
Artigo publicado originalmente no The New York Times Magazine, em 13 de Setembro de 1970. // Tradução por Felipe Alessandro. Revisão por Matheus Pacini. | Artigo original.
 
Considerando que o texto de Milton Friedman tem um caráter provocador, redija um texto dissertativo, contemplando os seguintes aspectos:
a) Conceito de Responsabilidade Social.
b) Três argumenos que usariam os seguidores de Friedman e os que defendem as ações de RSE.
c) Ações que fomentem a RSE no Brasil.
Resposta esperada: 
a) RSE é o compromisso empresarial de contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável, trabalhando em conjunto com os empregados, suas famílias, a comunidade local e a sociedade em geral para melhorar sua qualidade de vida, de maneira que sejam boas tanto para as empresas como para o desenvolvimento. (BANCO MUNDIAL, 2002).
Resposta esperada (várias possíveis): 
b) As discussões sobre RSE nas empresas pela leveza analítica e falta de rigor. Apenas as pessoas podem ter responsabilidades. A responsabilidade da empresa é a de conduzi-la ao lucro máximo. Os gerentes em sua capacidade como executivos, são os agentes dos acionistas e sua principal responsabilidade é com eles. O executivo que pratica a RS na empresa, estaria gastando o dinheiro o dinheiro dos acionistas. A única RS das empresas é a de usar os recursos e se dedicr as atividades destinadas a aumentar seus lucros.
Resposta esperada. (várias possíveis): 
c) não é mais admissível buscar o lucro a qualquer custo. É preciso respeitar conceitos como a sustentabilidade do planeta e ter preocupação com valores universais. As empresas não têm que escolher entre lucros e princípios. O sucesso econômico de longo prazo depende de melhorias no desempenho financeiro, ambiental e social. A qualidade de relacionamento entre uma empresa e as comunidades com as quais interage deve ser fator preponderante de sucesso nos negócios. O resultado é a mudança na essência da dinâmica entre empresas e comunidades. A RSE abre uma possibilidade para que as empresas tenham vantagem competitiva.
Questão 5/5
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
 
Tendo em conta esta definição e também a opinião de Leonardo Boff, que explica a sustentabilidade a partir de uma visão holística, veja cada  título escolha dois e registre o que cada um deles significa.
a) Sustentar todas as condições necessárias para o surgimento dos seres. 
b) Sustentar especialmente a Terra viva.
c) Sustentar também a comunidade de vida.
d) Sustentar a vida humana.
e) Sustentar a continuidade do processo evolutivo.
f) Sustentar o atendimento das necessidades humanas. 
g) Sustentar a nossa geração e aquelas que seguirão à nossa.
R: a) Sustentar todas as condições necessárias para o surgimento dos seres. 
Resposta esperada: Os seres só existem a partir da conjugação das energias, dos elementos físico-químicos e informacionais que, combinados entre, si dão origem a tudo.
b) Sustentar especialmente a Terra viva. 
Resposta esperada: A Terra é mais que uma coisa sem inteligência ou um mero meio de produção. Ela não contém vida. Ela mesma é viva, se autoregula, se regenera e evolui. Se não garantirmos a sustentabilidade da Terra viva, chamada Gaia, tiramos a base para todas as demais formas de sustentabilidade.
c) Sustentar também a comunidade de vida. 
Resposta esperada:  não existe, o meio ambiente, como algo secundário e periférico. Nós não existimos: coexistimos e somos todos interdependentes. Todos os seres vivos são portadores do mesmo alfabeto genético básico. Formam a rede de vida, incluindo os microorganismos. Esta rede cria os biomas e a biodiversidade e é necessária para a subsistência de nossa vida neste planeta.
d) Sustentar a vida humana.
 Resposta esperada: somos um elo singular da rede da vida, o ser mais complexo de nosso sistema solar e a ponta avançada do processo evolutivo por nós conhecido, pois somos portadores de consciência, de sensibilidade e de inteligência. Sentimos que somos chamados a cuidar e guardar a Mãe Terra, garantir a continuidade da civilização e vigiar também sobre nossa capacidade destrutiva.
e) Sustentar a continuidade do processo evolutivo.  
Resposta esperada:  os seres são conservados e suportados pela Energia de Fundo ou a Fonte Originária de todo o Ser. O universo possui um fim em si mesmo, pelo simples fato de existir, de continuar se expandindo e se autocriando.
f) Sustentar o atendimento das necessidades humanas.
    Resposta esperada:  fazemo-lo através do uso racional e cuidadoso dos bens e serviços que o cosmos e a Terra nos oferecem sem o que sucumbiríamos.
g) Sustentar a nossa geração e aquelas que seguirão à nossa. 
 Resposta esperada: a Terra é suficiente para cada geração desde que esta estabeleça uma relação de sinergia e de cooperação com ela e distribua os bens e serviços com equidade. O uso desses bens deve se reger pela solidariedade generacional. As futuras gerações tem o direito de herdarem uma Terra e uma natureza preservadas.
 
 Disponível em: https://leonardoboff.wordpress.com/2012/01/15/sustentabilidade-tentativa-de-definicao/

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes