Buscar

Atividades Praticas Supervisionadas Fisiopatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No artigo Influência da técnica de pressão expiratória positiva oscilante (PEPO) e da técnica de expiração forçada (TEF) na contagem de células e quantidade de escarro induzido em portadores de asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) os autores vêm abordar sobre a investigação, através de ensaio clínico prospectivo e randomizado, se determinadas técnicas fisioterápicas influenciam na contagem de células e quantidade de escarro em pacientes com asma ou DPOC. 
Os autores introduzem o tema da pesquisa discorrendo sobre doenças inflamatórias crônicas caracterizadas por comprometimento do fluxo aéreo, hiper-responsividade brônquica e consequente inflamação, com sintomatologia típica: tosse, dispneia, chiado. 
Em seguida, discutem métodos de avaliação de doenças das vias aéreas, para, então, focalizarem a fisioterapia respiratória, sobretudo as manobras e ou técnicas conhecidas como PEPO ou TEF, as quais podem contribuir para mobilização e eliminação de secreção em pacientes com hipersecreção de vias aéreas.
Após relatarem a metodologia e protocolos utilizados, apresentam graficamente, através de tabelas e gráficos, eles nos mostram os resultados que encontraram, os quais evidenciam que, tanto a PEPO como a TEF, são eficientes para a coleta induzida de escarro, com aumento estatisticamente significativo do número absoluto de células no escarro, tanto no grupo de asmáticos como no grupo de DPOC. 
Os autores concluem que as referidas técnicas fisioterápicas são eficazes para alcançar os objetivos propostos no estudo e evidenciam a necessidade de ampliar as pesquisas relativas à associação entre as técnicas e o aumento do número absoluto de células em protocolos de indução do escarro, a fim de obter protocolos mais adequados para cada grupo de pacientes portadores de doenças das vias aéreas, visando o aprimoramento das técnicas.
Em relação ao artigo substâncias de origem vegetal potencialmente útil na terapia da asma, as autoras vem abordar a realização de pesquisas com foco em substâncias de origem vegetal consideradas potencialmente úteis no tratamento de pacientes com asma.
Sendo uma doença inflamatória crônica, a asma configura um relevante problema de saúde pública, com alta morbidade e custos impactantes para os sistemas de saúde públicos e privados.
Os fármacos indicados para o tratamento da asma são, geralmente, anti-inflamatórios e broncodilatadores, que são apenas paliativos e acarretam efeitos colaterais. Embora uma nova classe de substancias também venha sendo estudada para o tratamento como a enzima fosfodiesteraze 4 apresentam como os outros atividades antiflamatorias e broncodilatadoras ao mesmo tempo, mas causam também efeitos colaterais.
Assim, a pesquisa centraliza na busca de produtos naturais que possam beneficiar os pacientes asmáticos sendo importante e promissora. 
O trabalho das autoras investiga fármacos derivados de plantas que possuem ação contra asma, a exemplo da atropina, teofilina e cromona que já são largamente utilizados.
As autoras apontam a dificuldade predominante quando se trata do desenvolvimento de novos agentes terapêuticos para o tratamento da asma, não apenas devido à baixa eficácia clínica absoluta demonstrada em pesquisas, mas também, devido aos efeitos colaterais.
Com base nesse segmento, apresentam um estudo de algumas substâncias que poderiam agregar valor a novos medicamentos, seja pelo barateamento do custo, seja pela redução da sintomatologia dos efeitos colaterais.
Nessa direção, discutem os alcaloides, os flavonoides, as cumarinas, saponinas e triterpenos, pontuando os benefícios e problemas vinculados a essas substâncias.
Na conclusão, reconhecem a ineficácia das terapias tradicionais e enfatizam que, no Brasil, o acesso aos medicamentos com alto poder de eficácia é muito limitado, devido à questão dos custos, portanto é fundamental investir em pesquisas que facultem a descoberta de novos fármacos que ajam na prevenção e tratamento de doenças respiratórias.
Em relação ao conceito dos artigos com nossa profissão, os artigos nos mostram que muito foi descoberto, mas ainda a muito a se pesquisar como, a associação das técnicas fisioterápicas e as substâncias de origem vegetal poderiam ser utilizadas juntamente no caso das doenças respiratórias.
No caso das técnicas fisioterápicas elas foram eficazes em pacientes com asma e doença pulmonar obstrutiva, embora haja a necessidade de se aprimorar as técnicas.
No caso das plantas medicinais além de serem utilizadas há séculos, tem propiciado não só avanços importantes para as várias patologias como também tem fornecido ferramentas extremamente úteis para o estudo de novos fármacos a partir de plantas medicinais, representando dentro da área de pesquisa com plantas um grande valor, os avanços nessa área são enormes, embora ainda não muito explorado, o futuro das descobertas de novos medicamentos com plantas medicinais assim como os fármacos sintetizados passa obrigatoriamente por nossa área podemos dizer que é uma fonte inesgotável de estudos e conhecimentos que nos permite de forma racional a busca pela cura para inúmeras doenças, há ainda muito a se fazer para novas descobertas, com pesquisas para obtenção de novos fármacos sejam eles sintetizados ou de plantas medicinais o mais importante em nossa área são as descobertas de terapias que possam nos ajudar na cura para diversas doenças até mesmo associadas a outras técnicas como no caso das técnicas fisioterápicas apresentadas acima e as substâncias de origem vegetal para tratamento de pessoas portadora de asma, com isso proporcionando uma qualidade de vida melhor para a população em geral, através de estudos e pesquisas a um vasto campo ainda a ser explorado, por isso devemos nos especializar cada vez mais em busca de novas terapias a fim de ajudar com novas descobertas seja ela com produtos sintéticos ou plantas naturais.
Sendo que é em nossa área que passamos a estudar e pesquisar novas formas de medicamentos, por isso somos tão importantes quanto qualquer outro profissional ou mais, como profissionais dessa área devemos e temos obrigação de estarmos sempre nos atualizando e pesquisando sobre o assunto mesmo que juntamente com outros profissionais, pois vidas dependem disso.

Outros materiais