Buscar

aula SEMANA 02 pratica simulada III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá- Cabo Frio/RJ.
Aula Prática II
Aula 2 – Semana 2
EXECELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE NITERÓI.
 PEDRO, nacionalidade, estado civil, engenheiro, portador da carteira de identidade..., e inscrito no CPF sob o nº...., residente e domiciliado na rua ..., Niterói, CEP nº...., vem por seu advogado e Procurador que a esta subscreve conforme Procuração com poderes especiais em anexo, em conformidade com o artigo 44 do Código de Processo Penal (CPP), com endereço profissional na rua ..., vem perante Vossa Excelência, com fundamento no artigo 41, do CPP, oferecer:
QUEIXA CRIME
em face de HELENA, nacionalidade, estado civil, profissão. Portadora da Carteira de identidade..., inscrita no CPF sob o nº..., residente e domiciliada em Praia de Icaraí, Niterói, CEP nº..., pela prática, motivos de fatos e direito a seguir:
I – DOS FATOS: 
 No dia 19/04/2014, sábado, Pedro comemora aniversário e planeja para a ocasião, uma reunião à noite com parentes e amigos para festejar a data em uma famosa churrascaria da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Na manhã de seu aniversário, resolveu então enviar o convite por meio da rede social, publicando postagem alusiva à comemoração em seu perfil pessoal, para todos os seus contatos. Pedro utiliza constantemente as ferramentas da internet para contatos profissionais e lazer, como o fazem milhares de pessoas no mundo contemporâneo.
 Helena, vizinha e ex-namorada de Pedro, que também possui perfil na referida rede social e está adicionada nos contatos de seu ex-namorado, soube assim da festa e do motivo da comemoração. Então, de seu computador pessoal instalado em sua residência, um prédio na Praia de Icaraí, em Niterói, publicou na rede social uma mensagem no perfil pessoal de Pedro.
 Naquele momento, a ré, com o intuito de ofender o ex-namorado, publicou o seguinte comentário:”...não sei o motivo de um bêbado, idiota, porco irresponsável e sem vergonha...”, e como propósito de prejudicar Pedro perante seus colegas de trabalho e denegrir sua reputação acrescentou ainda:”...ele trabalha todo dia embriagado e vestindo saia! No dia 10 do mês passado, ele cambaleava bêbado pelas ruas do Rio, inclusive, estava no horário do expediente que a empresa em que trabalha teve que chamar um ambulância para socorrê-lo...”
 Imediatamente, Pedro, que estava em seu apartamento e conectado à rede social por meio de ao seu tablet, recebeu a mensagem e visualizou a publicação com os comentários ofensivos de Helena em seu perfil pessoal. Pedro, mortificado, não sabia o que dizer aos amigos, em especial a Marcos, Miguel e Manuel, que estavam ao seu lado naquele instante. Muito envergonhado, Pedro tentou disfarçar o constrangimento sofrido, mas perdeu todo o entusiasmo e a festa comemorativa deixou de ser realizada.
II- DO DIREITO
 Conforme os fatos narrados ficam claros a ofensa do Querelado ao Querelante, com o crime de DIFAMAÇÃO, por ofender a honra objetiva, imputando o fato que tem por fim ofender a dignidade do Querelante perante terceiros. Certo é que, observando a conduta da Querelada, praticando o crime de INJÚRIA, conforme preceitua o artigo do 140 do Código Penal(CP) e de acordo com os fatos citados, fica claro a ofensa a honra subjetiva, não restando dúvida. Vale ressaltar que foram praticados 2 (dois) crimes em uma única conduta, o que caracteriza uma única conduta: o concurso Formal imperfeito, sendo a conduta praticada de forma a facilitar a divulgação da difamação e da injúria conforme artigo 141,III do CP.
III – DOS PEDIDOS
Diante do exposto, requer a designação de audiência preliminar (ou Conciliação) nos termos do artigo 72 da Lei 9.099/95;
Caso não seja feito acordo, requer o recebimento da presente QUEIXA;
Requer a citação da 	Querelada, para querendo, defender-se;
Requer a oitiva das testemunhas arroladas;
Requer a Condenação da Querelada, pelo crime de Injúria, conforme artigo 140 CP e Difamação, artigo 139 CP com a causa de aumento de Pena nos termos do artigo 141, III do CP, em concurso formal, artigo 70 do CP;
Requer, bem como, a fixação do valor mínimo de indenização nos Termos do artigo 387, IV, do CPP.
Nestes termos,
Pede Deferimento.
Data, Niterói 
Advogado/OAB.
Rol de Testemunhas
1 - Marcos, qualificação, endereço;
2 - Miguel, qualificação, endereço;
3 - Manoel, qualificação, endereço.

Outros materiais