Buscar

Tema.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: Discurso de ódio: Intolerância ou liberdade de expressão 
A mídia como espelho social.
Temos a liberdade de expressão como direito irrevogável e garantido a nos por constituição, através dela, temos a autonomia de questionar, dialogar e descordar de ideias ou palavras que nos forem apresentadas ; porém, as pessoas são formadoras de um corpo social que molda a nação brasileira, onde, liberdade de expressão é um pensamento atual que não se delimita respeito e empatia ao próximo.
A mídia mundial transmite conjeturas que grupos de toda a parte dos continentes compactuam, grupos específicos, repassando ideias e pontos de visões nada abrangentes. Tendo conhecimento da extrema raridade de um representante deste meio ser totalmente imparcial, podemos levar em consideração que grande parte dos espectadores, dependendo do nível critico, vai ou não adotar o ponto de vista como discurso a ser reproduzido.
A internet como meio mais aparente de mídia mostra sua visão unilateral, que por muitas vezes potencializa o discurso opressor pelas pessoas que consideram o direito de expressão como uma constante garantia de falar o que quiser independente de ferir ou desrespeitar os direitos do próximo; como diria o sociólogo Frances Pierre Levy “A cibercultura e propagada por um movimento social muito amplo que anuncia e acarreta uma evolução profunda da civilização”, ou seja, a influência que temos desse meio, transpassa algo tangível, tendo influência direta na vida cotidiana de pessoas comuns a este meio.
A “aversão” e uma ideia que nos é pregada desde a época da Grécia Antiga, onde apenas homens, com idade superior a vinte e um anos, e livres eram considerados cidadãos. Temos o caso da Alemanha nazista que tem influência sobre pessoas ate os dias atuais, como os grupos “skinheads”. E também a xenofobia exacerbada nos Estados Unidos e na Europa. Discursos de ódios que são transmitidos por gerações e por ideais de caráter separativista.
Diante do exposto, tem de se considerar que a liberdade de expressão e um bem inextimável a sociedade mundial, porém seria de irrevogável direito, os integrantes do meio social reavaliarem seus direitos e deveres como constituinte de uma sociedade democrática e perceberem que possuem o direito de serem livres, mas primordialmente de avaliar o outro como tendo direitos equivalentes aos seus.

Outros materiais