Buscar

Resumo Laranja Mecanica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo
Laranja Mecânica conta a história de um garoto de 15 anos chamado Alex, ele e mais três amigos fazem perversidades sem se importar com nada em volta de ambos, os quatro possuem uma mente absolutamente levada pela "ultraviolência" e saem à noite em busca de uma nova diversão, que para eles seria roubar, espancar ou até mesmo estuprar. Eles vivem em uma época comandada por um governo que não liga muito em fazer o bem e sim o que for de maior conveniência para eles.
No auge da moda, é uma época marcada por gangues querendo demarcar território. Alex é o líder entre seus amigos, embora algumas atitudes do mesmo foi fazendo com que gerasse uma certa dúvida, eles que se reuniam para invadir casas, destruir tudo e espancar os moradores humildes que nunca fizeram mal a ninguém. Em uma noite, de "tudo dando certo" foi para "caos total", em uma de suas paradas para sua cínica diversão perversa, uma seção de espancamento em uma senhora foi longe demais, e como se não bastasse Alex foi traído por seus amigos de "confiança" para ser jogado brutalmente na cadeia. Após sua prisão, que para ele pensou ser "injustiçada", descobre que a Senhora cuja havia espancado teria morrido, com isso o garoto foi condenado a 14 anos de prisão por assassinato. Mesmo por ter matado alguém, Alex nunca se arrependeu de um ato maldoso, ao contrário ele só pensava em cometer mais. Depois de dois anos na cadeia, foi escolhido para uma técnica experimental do governo, onde previam mudanças no comportamento dele, no jeito de agir e de falar, o mesmo não pensou duas vezes para aceitar, pois sabia que com isso teria uma oportunidade de sair mais cedo de lá.
 Embora tenha gostado da ideia no começo, Alex foi percebendo que isso não era tão bom para ele. Todo dia era preso em uma cadeira e colocavam um capacete nele, o qual não o deixava fechar os olhos, obrigando o mesmo a assistir filmes que retratavam violências que Alex já estava acostumado a cometer. Ao decorrer de 15 dias que colocaram para ele, toda vez que via um filme, se sentia enjoado, passava mal com uma dor insuportável, o fazendo implorar para que tirassem. Após esse tempo quando já o consideraram totalmente "curado" fizeram um teste para comprovar o experimento, ele apanhou, se humilhou e passou vergonha, não conseguia reagir a nenhum ato de violência praticado contra ele, Alex era impulsionado a fazer outra coisa que não tinha coerência com o que estava pensando, ele queria bater, xingar, zombar e cometer atos obscenos mas ao invés disso ele era obrigado a ser educado aceitar que o batessem e ficar calado, pois cada vez que pensava em algo de ruim que pudera ser feito a sensação ruim de mal-estar voltava.
De volta a sua vida normal fora da cadeia, ficou desolado por não ter mais onde morar e ser rejeitado pelos pais, ele que queria só começar de novo, não conseguiu, já fez tanto mal as pessoas que era impossível passar despercebido, era espancado brutalmente inclusive por seus antigos amigos e inimigos. Sem ter para onde ir e totalmente machucado, encontra um lar e pessoas solidarias, mas para o azar dele a pessoa cujo o tivera ajudado tanto naquele momento era alguém que o mesmo tinha cometido várias atrocidades e ainda tirado alguém de extrema importância para o indivíduo, Alex fez de tudo para não ser reconhecido mas não durou muito, a pessoa que estava disposta a ajudar o pequeno Alex, tinha tudo contra o governo, e o garoto que tinha saído da cadeia como uma laranja mecânica era o álibi perfeito para sua ganancia, o rapaz com sua mente poluída pelo poder que queria, prendeu ele em um quarto com ajuda de amigos que queriam o mesmo, para que ele tentasse suicídio, e deu certo, o jovem pulou de uma janela que ficava em um quarto bem alto, mas para sorte ele não morreu, foi para um hospital. O governo que percebeu o mal que as pessoas queriam para a "laranja mecânica" deles, reverteram o processo do tratamento, fazendo com que Alex voltasse ao normal e tivesse seu livre arbítrio de volta e isso gerou um novo acordo. O garoto assim que recuperou sua mente maldosa, perversa, diabólica e maliciosa, voltou a fazer aquilo que o satisfazia antes, suas atrocidades com inocentes, arranjou novos amigos e claro voltou ao prazer da liderança. 
Mas esse auge de gangue novamente não durou muito, com 18 anos a cabeça dele já estava amadurecendo e ele só queria ficar sozinho, isso fez com que ele perdesse seu novo grupo de amigos mais uma vez, sua mente já não é mais a mesma, a única coisa que se tornou seu desejo foi encontrar uma moça de bom coração para que assim formassem uma família.
Resenha crítica
O título do livro "A Clockwork Orange” não significa somente sua tradução "Laranja Mecânica", por pesquisas realizadas pelo grupo, encontramos as seguintes informações:
Orange, além de significar laranja, também significa "homem”, então por um trocadilho feito com a semelhança fonética de Orange com orangutan (orangotango), primata "parente" do homem, resultou em “Homem Mecânico”, o que se torna Alex, após o condicionamento, pois perde seu livre arbítrio. 
Autor inspirou-se quando estava na Malásia, referenciando a gangs. Atualmente temos gangs também, observando que nada se faz quando se está sozinho. Percebe-se que Alex tem sua violência potencializada pelo grupo.
A linguagem (gíria) utilizada pelo grupo é uma mistura das línguas russa e inglesa.
Usando o leite como disfarce para ingerir drogas, o grupo faz uso de substancias alucinógenas que alteram o comportamento antes de matar, roubar, estuprar e agredir.
Alex estuda pela manhã e diz aos pais que trabalha à noite, mas os mesmos não sabem onde. Momento em que se reúne com seu grupo para cometerem seus delitos. Não tem responsabilidades nem esboça sentimentos em relação aos atos que comete. Com a mente maldosa, é perverso, frio, violento, dissimulado, cínico, mas tem seu lado culto, educado, líder, gosta de música clássica e age conforme lhe convém. Tem sua essência "negativa" reforçada pela ausência de afetividade dos pais, optando por assim dizer ressaltar seu lado maldoso.
Após ser preso por seus delitos, cumpriu uma pena parcial de dois anos e tendo cometido um assassinato na prisão virou alvo do governo para ser submetido ao tratamento Ludovico, o que já era de sua vontade, então passa por experimentos (condicionamento), recebendo doses de substâncias desconhecidas que o fazem sentir mal-estar (náuseas), quando via cenas de crimes.
Observando o parágrafo acima, podemos citar o trabalho do condicionamento por teóricos como Pavlov (cachorro) e John Watson (pequeno Albert), reação sobre estímulos.
Podemos dizer que atualmente continuamos com violência, que é tão do nosso cotidiano que passamos a enxergar como "normal", na época de Alex ele era observado por seu tutor que tinha ciência de seus delitos, mas nada fazia.
Quando retorna da prisão para casa, é literalmente colocado para fora por seus pais que já o haviam substituído por outro provedor de renda. Em nossa sociedade atual observamos vários casos como o de Alex, pessoas que buscam a reintegração social e são rejeitadas. De volta a sociedade "como uma Laranja Mecânica" é agredido por aqueles que o deviam proteger (policias), hoje não está diferente, vemos constantemente notícias sobre cidadãos inocentes que apanham, são mortos, presos ou expostos injustamente por esses profissionais que deveriam oferecer o contrário à sociedade. Por uma disputa política de poder, Alex é submetido a extrema pressão psicológica (preso em um quarto, perturbado pela música) o que o leva a tentativa de suicídio, demonstrando assim que o experimento não foi eficaz. Vemos ao redor do mundo disputas políticas que pouco consideram o bem-estar social visando apenas o poder pelo poder. 
Com o amadurecimento Alex já com 18 anos, teve alterações em seus comportamentos em sua forma de agir e pensar, dava importância em formar uma família e preocupava-se que os filhos não tivessem a mesma "sorte" que ele. Trabalhava e valorizava o dinheiro que ganhava. 
Desejava ardentementeum futuro diferente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes